“Teatrão comercial”: análises da recepção e da crítica de Gota d’água, de Chico Buarque e Paulo Pontes

Authors

Keywords:

Gota d’água, Recepção, Crítica, Teatro comercial, Ditadura militar brasileira.

Abstract

Apesar de ter grande sucesso com o público, a peça teatral Gota d’água, de 1975, contabilizou um número considerável de críticas negativas, que a estabeleceram como um teatro de apelo comercial, e, portanto, capitalista  conformado com o autoritarismo da ditadura militar. Dessa forma, o objetivo deste artigo é fundamentar um paralelo entre o triunfo da audiência do espetáculo e as reflexões sobre as perspectivas da arte no mercado e do teatro de responsabilidade sociopolítica de acordo com os intelectuais – não apenas dos anos 70 do século XX no Brasil como também aqueles que demarcaram essas concepções ao longo do tempo e dentro da historiografia do teatro nacional.

Author Biography

Dolores Puga, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Professora Adjunta do curso de História da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus de Três Lagoas. Doutora em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHC/UFRJ).

Published

2023-05-13

How to Cite

Puga, D. (2023). “Teatrão comercial”: análises da recepção e da crítica de Gota d’água, de Chico Buarque e Paulo Pontes. ANTARES: Letras E Humanidades, 15(35). Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/10943

Issue

Section

SEÇÃO GERAL