Estilo Doom: a polêmica dos videogames violentos

Authors

Keywords:

Artefatos culturais. Jogos eletrônicos. Tecnologia. Violência. Informação

Abstract

Este artigo discute, sob a lente dos estudos culturais, a forma com que a imprensa brasileira construiu diferentes narrativas a respeito dos jogos eletrônicos, dos seus jogadores e da relação destes com determinadas práticas de violência. Aborda as transformações ocorridas neste universo e a sua popularização em meio a um novo modelo de informação/educação midiática, resultado do desenvolvimento de novas tecnologias que, a partir da década de 1990, passaram a reorientar aspectos da cultura em nível global, contribuindo na formação de novas subjetividades. Ao término do estudo demonstramos serem equivocadas as análises que buscam reduzir determinados episódios da violência aos artefatos da cultura e suas práticas.

Author Biography

Rodrigo Lemos Simões, Universidade Luterana do Brasil

Licenciado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Licenciado em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). É Professor Adjunto da Universidade Luterana do Brasil, atuando no Curso de Graduação em História e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU/ULBRA). Tem experiência na área de História e educação, com ênfase em Estudos Culturais, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo e pedagogias culturais, construção e manipulação da memória, educação patrimonial, história da educação, formação de professores e identidade docente.

Published

2020-12-22

How to Cite

Simões, R. L. (2020). Estilo Doom: a polêmica dos videogames violentos. ANTARES: Letras E Humanidades, 12(28), 248–269. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/9204

Issue

Section

ESTUDOS CRÍTICOS EM VIDEOGAME