Diretrizes Éticas da RBGI

As diretrizes éticas da RBGI são baseadas nas diretrizes estabelecidas pelo Committee on Publication Ethics (COPE) e abrangem um requerido alto grau de princípios e comportamento ético de todas as partes envolvidas no fluxo editorial: autores, editores e corpo editorial, revisores e editora.

 

Responsabilidades e Deveres dos(as) Autores(as):

Dos aspectos éticos e legais: autores devem submeter trabalhos que tenham sido desenvolvimentos de forma ética e responsável, e que cumpram toda legislação pertinente, bem como autorização do Comitê de Ética em Pesquisa, quando aplicável pela natureza do estudo.

Da autoria do artigo: são considerados autores(as) do artigos todo individuo que realizou contribuição significativa, da concepção, referencial teórico, método, análises e conclusões, participando ativamente da pesquisa ou da redação da publicação. Todos aqueles que fizeram contribuições significativas se caracterizam como coautores, e são responsáveis pelos resultados apresentados. Outros que tenham colaborado com elementos secundários, tais como revisão textual, acesso à coleta de dados, podem ser reconhecidos via agradecimentos no próprio artigo.

Da originalidade e plágio: todos os manuscritos devem ser o trabalho original dos autores e não apresentar qualquer tipo plágio, incluindo autoplágio, utilizando o mesmo trecho em diferentes mídias. A RBGI utiliza detectores de plágio nos artigos.

Do reconhecimento das fontes: caso os autores tenham utilizado trabalhos e/ou palavras de terceiros, as publicações devem ser devidamente citadas e referenciadas de forma direta ou indireta.

Da publicação múltipla, redundante ou concorrente: autores (as) não devem submeter o mesmo manuscrito a mais de um periódico ao mesmo tempo, bem como 'fragmentar' trabalhos em artigos menores ('salami science') com um único propósito de aumentar o número de publicações e citações.

Da divulgação, conflitos de interesse e suporte Financeiro: autores devem, no ato da submissão, divulgar qualquer conflito de interesse, financeiro ou de outra espécie que possa influenciar os resultados ou a interpretação de seu manuscrito. Os autores também devem reconhecer indivíduos ou organizações que forneceram apoio financeiro para a realização da pesquisa.

Do acesso e retenção de dados: autores podem ser solicitados pela RBGI em qualquer tempo a fornecer os dados brutos relacionados aos manuscritos para revisão editorial e devem estar preparados para fornecer acesso público a esses dados, se possível.

Das correções/retratações:quando um autor descobre um erro significativo ou imprecisão em seu próprio trabalho publicado, é obrigação do autor notificar imediatamente o editor ou editora da revista e cooperar com o editor para retratar ou corrigir o artigo.

 

Responsabilidades e Deveres dos Avaliadores(as):

Da divulgação, conflito de interesses e uso de propriedade intelectual dos autores: materiais inéditos divulgados em um manuscrito submetido não devem ser usados ​​na pesquisa de um Avaliador sem o consentimento expresso por escrito do autor. Ademais toda informação privilegiada ou ideias obtidas por meio de revisão por pares devem ser mantidas em sigilo e não utilizadas para qualquer tipo de vantagem, pois se caracterizam como propriedade intelectual dos autores.

Da avaliação duplo-cega: avaliadores centrarão seus esforços na avaliação do manuscrito em si, e não buscarão investigar, por outros meios, a identidade dos autores(as), primando pela avaliação com base no mérito científico da pesquisa.

Da cordialidade e avaliação construtiva: avaliadores não utilizarão argumentos ofensivos e que agridam a moral e integridade dos autores, podendo serem desqualificados na base de avaliação da revista, caso seja identificado tal comportamento.

 

Responsabilidades/Deveres do Editor e do Conselho Editorial:

Decisões editoriais: O editor-chefe e o editor correspondente são responsáveis ​​por decidir quais dos artigos submetidos à revista devem ser publicados. A decisão deve ser orientada pelas políticas do Conselho Editorial da revista e deve ser baseada exclusivamente no mérito acadêmico e na decisão apoiada pelos revisores. A revisão por pares ajuda o editor a tomar decisões editoriais e, por meio de comunicações editoriais com o autor, também visa ajudar o autor a melhorar o manuscrito.

Fair play: um editor deve avaliar os manuscritos por seu conteúdo intelectual, sem considerar raça, gênero, orientação sexual, crença religiosa, interesses pessoais, origem étnica, cidadania ou filosofia política dos autores em sua avaliação.

Confidencialidade: O Editor correspondente e qualquer membro da equipe editorial não devem divulgar nenhuma informação sobre um manuscrito submetido a ninguém que não seja o autor correspondente, revisores, revisores em potencial e outros consultores editoriais, conforme apropriado.

Da divulgação, conflito de interesses e uso de propriedade intelectual dos autores: materiais inéditos divulgados em um manuscrito submetido não devem ser usados ​​na pesquisa de um editor sem o consentimento expresso por escrito do autor. Ademais toda informação privilegiada ou ideias obtidas por meio de revisão por pares devem ser mantidas em sigilo e não utilizadas para qualquer tipo de vantagem, pois se caracterizam como propriedade intelectual dos autores.

 

 

Toda e qualquer evidência de plágio e/ou publicações redundantes serão avaliadas pelo Conselho Editorial da RBGI e EDUCS. A Revista pode solicitar uma investigação por parte da instituição de origem do trabalho e outros órgãos competentes. Todo ato relatado de comportamento antiético poderá ser investigado, mesmo que seja descoberto anos após a publicação, em consonância com as políticas da Crossmark.

A RBGI, empanhada em defender a integridade científica poderá publicar Erratas, Expressões de Preocupações ou Avisos de Retração dependentes da situação e em conformidade com a COPE. A RBGI está em processo de avaliação do crossmark.

"O Crossmark é uma iniciativa multi-editora da Crossref para fornecer uma maneira padrão para os leitores localizarem a versão atual de um conteúdo. Aplicando o logotipo da Crossmark, o Periódico está se comprometendo a manter o conteúdo que publica e alertar os leitores sobre as alterações se e quando elas ocorrerem. Clicar no logotipo do Crossmark lhe dirá o status atual de um documento e também poderá lhe dar informações adicionais de registro de publicação sobre o documento." (CROSSREF, 2020).

 

RBGI is signatary of DORA

RBGI is commited with RRBM

Referência

Comitê de Ética em Publicações (Committee on Publication Ethics - COPE). (7 de março de 2011). Código de Conduta e Diretrizes de Melhores Práticas para Editores de Periódicos. Disponível em: http://publicationethics.org/files/Code_of_conduct_for_journal_editors_Mar11.pdf