COCRIAÇÃO DE VALOR NA SALA DE AULA: UM ESTUDO DAS RELAÇÕES INTERATIVAS ENTRE PROFESSOR E ALUNO | VALUE CO-CREATION IN THE CLASSROOM: A STUDY OF INTERACTIVE RELATIONS BETWEEN TEACHER AND STUDENT
Resumo
A importância do tema cocriação de valor para o mercado educacional, mais precisamente para as instituições de ensino superior, torna-se manifesto, a partir do momento que a cocriação estimula pensar o ambiete de sala de aula em um curso de pós-graduação em Administração como um espaço de reflexão e troca de experiências entre professor e aluno, gerando ganho de valor para ambas as partes, e criando um ambinte mais interativo, tonando as aulas mais atrativas para os alunos. Então, objetivo desse estudo é analisar a cocriação de valor para o mercado educacional, mais precisamente para as instituições de ensino superior, sendo possível pensar a sala de aula em um curso de pós-graduação em Administração como um espaço de reflexão e troca de experiências entre professor e aluno. Metodologicamente a pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso, de caráter qualitativo e exploratório. Já a coleta de dados foi realizada através da aplicação de questionário semiestruturado, contendo (9) perguntas, tendo como participes (5) professores e (5) alunos. Os resultados apontam que os professores esperam que os discentes (alunos) sejam agentes proativos na construção do conhecimento. Por outro lado, os alunos caracterizam o docente (professor) como suporte para o desenvolvimento e não como fonte do saber. O papel de cada um, professor e aluno, é inerente e tido como esperado. Além disso, a interação possibilita um alinhamento de interesses entre professores e alunos, gerando valor no processo de construção do conhecimento. Dessa forma a cocriação de valor, a partir da troca de experiências no ambiente de sala de aula, amplia e fortalece as relações estabelecidas entre professor e aluno.
DOI: 10.18226/23190639.v8n1.02
Luis Carlos Alves da Silva*, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Brasil.
E-mail: luiscarlosalves0207@gmail.com
Flávio Brambilla, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Brasil.
E-mail: flaviobr@unisc.br
Maicon Silva, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Brasil.
E-mail: maicon213@bol.com.br
Lavinia Mello, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Brasil.
E-mail: lavinia97lopes@hotmail.com
Submetido: Setembro 2019
Aceito: Outubro 2019
*Contato para Correspondência
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