COOPERAÇÃO TECNOLÓGICA DO PROGRAMA RIO DE LEITE: EFEITOS NO CAPITAL CIENTÍFICO E HUMANO TÉCNICO | THE PROGRAM RIO DE LEITE FOR TECHNOLOGY COOPERATION: EFFECTS ON SCIENTIFIC AND TECHNICAL HUMAN CAPITAL
Palavras-chave:
Programa Rio de Leite, transferência de tecnologia, Universidades, capital humano técnico e científicoResumo
A cooperação tecnológica entre universidades e organizações, com processos de Transferência de Tecnologia [TT], tem sido crescentemente utilizada como fonte de inovação para o fortalecimento organizacional e propulsora de desenvolvimento sócio-econômico. O Modelo de Eficácia Contingente (Bozeman, 2000) possibilita a descrição de TTs e seus efeitos, como no capital científico e humano técnico. Sabendo-se da existência do renomado Programa Rio de Leite [PRL], envolvendo diretamente a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul [UEMS] e, mais recentemente, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul [UFMS], ambas em Aquidauana-MS, a pesquisa objetivou verificar quais e como são os efeitos decorrentes do processo de TT do PRL, abrangendo o capital científico e humano técnico. Com estudo de caso assentado em entrevistas de representantes do programa e das Universidades, bem como em documentos e material amplamente divulgado na mídia, foi possível evidenciar efeitos positivos em todas as categorias: maior participação em redes de colaboração e em grupos de trabalho e mais pessoas disponíveis, maior qualificação, maior produção científica com avanço tecnológico, sendo um grande destaque a rede de relacionamentos profícua estabelecida com o PRL. Tais evidências ressaltam importância do PRL na atual conjuntura de Mato Grosso do Sul para o necessário fortalecimento da sua produção leiteira. Ao final, apresentam-se sugestões para futuras pesquisas, considerando especialmente o capital científico e humano técnico.
DOI: 10.18226/23190639.v7n3.01
Daniela Althoff Philippi*, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Brasil.
E-mail: daniela.philippi@ufms.br
Thais Emanuelly Soares Lima, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Brasil.
E-mail: emanuelly.lima@hotmail.com
Yara Soares da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Brasil.
E-mail: yara-agropec@hotmail.com
Helena Pereira Fialho de Goes, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Brasil.
E-mail: heleninhafialho35@gmail.com
Submetido: Dezembro 2018
Aceito: Maio 2019
*Contato para Correspondência
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.