CIDADES INTELIGENTES: UMA VISÃO SOBRE A AGENDA DE PESQUISAS EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO | SMART CITIES: AN OVERVIEW ON THE RESEARCH AGENDA IN INFORMATION TECHNOLOGY
Palavras-chave:
Cidades inteligentes, Pesquisa em cidades inteligentes, TIC para gestão pública, TIC para cidades inteligentesResumo
Cidades inteligentes é um tema onde a academia tem um papel de grande significância para a determinação de novas tecnologias em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) para se enfrentar os desafios da dinâmica urbana, provendo inovações e soluções tecnológicas que incrementem a gestão das cidades e que promovam melhorias na vida das pessoas e nas condições de operações das organizações. Esse trabalho tem por objetivo apresentar e discutir a agenda de pesquisas em TIC aplicáveis ao campo da gestão urbana com vistas à materialização das cidades inteligentes. Trata-se de uma pesquisa qualitativa baseada em levantamento realizado com 84 pesquisadores brasileiros e estrangeiros que atenderam à São Paulo School of Advanced Science on Smart Cities, em agosto de 2017. Os resultados mostraram que a agenda global de pesquisas está focada nas dimensões urbanas de mobilidade e serviços sociais por meio do emprego de tecnologias como big data, internet das coisas e inteligência artificial.
-----
DOI: 10.18226/23190639.v6n3.08
Marcos Cesar Weiss*, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Brasil.
E-mail: mw@marcosweiss.com.br
Submetido: Maio 2018
Aceito: Outubro 2018
*Contato para Correspondência
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.