ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DA CULTURA DE COWORKINGS NA CULTURA ORGANIZACIONAL DE CLIENTES RESIDENTES | ANALYSIS OF THE INFLUENCE OF THE CULTURE OF COWORKINGS ON THE ORGANIZATIONAL CULTURE OF RESIDENT CLIENTS
Resumo
Os coworkings são espaços compartilhados em ambientes colaborativos, com uma cultura organizacional caracterizada principalmente pelos princípios de compartilhamento, colaboração e comunidade. Este artigo tem como objetivo analisar como os coworkings influenciam a cultura de clientes residentes em seus espaços em Manaus. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, com apoio de dados quantitativos. Apresenta abordagem exploratória, com estratégia de estudo de caso nos dois coworkings com maior tempo de atividade em Manaus. A coleta dos dados é composta por uma etapa qualitativa, por meio de entrevistas aos membros administrativos e clientes dos coworkings; e uma etapa quantitativa, pelo uso do Instrumento de Avaliação da Cultura Organizacional (OCAI). A análise dos dados foi realizada a partir das características do OCAI percebidos nas realidades observadas. Os resultados evidenciam a semelhança no perfil dos coworkings estudados, vista na predominâcia da Cultura do Clã, com aspectos, como: ambiente familiar, liderança como tutoria e compartilhamento. Tais características geram inúmeros benefícios para as empresas residentes, como maior interatividade, produtividade, criação de parcerias, dentre outros.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.