PRÁTICAS DE INOVAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE EM EMPRESAS DE SANTA MARIA-RS | INNOVATION PRACTICES FOR SUSTAINABILITY IN COMPANIES SANTA MARIA-RS
Resumo
O crescimento dos problemas socioambientais decorrentes de uma maior utilização dos recursos naturais tem colocado a inovação e a sustentabilidade no centro da agenda dos negócios, o que faz com que as empresas busquem alternativas para uma melhor utilização dos recursos por meio de novos produtos, processos e novas práticas que contemplem de forma conjunta aspectos econômicos, sociais e ambientais. Este trabalho teve como objetivo analisar a adoção de práticas de inovação para a sustentabilidade em empresas da cidade de Santa Maria – RS. Para análise das práticas foram considerados os estágios para a inovação sustentável propostos por Nidumolu, Prahalad e Rangaswani (2009). A pesquisa possui abordagem qualitativa e natureza exploratória, os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas em três empresas, uma prestadora de serviços e duas industriais, que foram selecionadas considerando o fato de apresentarem investimentos em inovação e/ou sustentabilidade. O presente estudo evidenciou que as empresas estão buscando inovações para a sustentabilidade na sua estratégia de negócio independente do ramo em que atuam, para obter um melhor desempenho empresarial e juntamente trazer benefícios para toda a sociedade.
DOI: 10.18226/23190639.v5n3.04
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.