ELEMENTOS PARA ESTÍMULO DA CULTURA DE INOVAÇÃO: MAPEAMENTO DAS DIRETRIZES ADOTADAS POR EMPRESAS DE DESTAQUE BRASILEIRAS | ELEMENTS FOR STIMULATING INNOVATION CULTURE: MAPPING OF THE GUIDELINES ADOPTED BY HIGHLIGHT BRAZILIAN COMPANIES

Autores

  • Frederico Giffoni Dutra Universidade Federal de Minas Gerais Companhia Energética de Minas Gerais http://orcid.org/0000-0002-8666-0354
  • Fernanda Gomes Almeida Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

O artigo discorre sobre os fatores que afetam a capacidade de inovação de uma organização, sendo a cultura de inovação determinante para criação e manutenção de uma organização inovadora. A pesquisa teve como objetivo identificar a partir de revisão de literatura, sites institucionais e relatórios na web, quais são os elementos para estímulo da cultura de inovação adotados pelas empresas destaque em inovação no Brasil, extraídas do ranking Valor Inovação Brasil 2016. Os critérios a serem analisados foram obtidos por meio de um agrupamento de 17 autores, no período de 1986 a 2017, a respeito das principais diretrizes para construção e/ou sobrevivência de uma cultura de inovação. Verificou-se que as empresas pesquisadas, oriundas de diversos setores econômicos, apresentam consenso quanto à maioria dos elementos importantes para a criação e manutenção de uma cultura de inovação bem sucedida e que esses elementos possuem elevada importância para a cultura de inovação numa organização. Os resultados encontrados na pesquisa vão de encontro ao referencial teórico apresentado. Além dos elementos pesquisados percebeu-se que as empresas destaque em inovação apresentam ainda investimento em pesquisa e desenvolvimento (P&D); parceria/colaboração com empresas, universidades e parceiros; incentivo à geração e compartilhamento de conhecimento; práticas de sustentabilidade; responsabilidade social; modelo de gestão voltado à inovação de forma sistemática e presença em redes sociais. Contudo, é válido ressaltar que alguns elementos, apesar de terem sido citados por grande parte dos autores do referencial, foram pouco mencionados pelas empresas pesquisadas, o que configura um contraponto ao processo de inovação.

DOI: 10.18226/23190639.v5n3.05a

Biografia do Autor

Frederico Giffoni Dutra, Universidade Federal de Minas Gerais Companhia Energética de Minas Gerais

Doutorando em Gestão & Organização do Conhecimento pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão & Organização do Conhecimento da UFMG. Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFMG. Professor universitário, pesquisador e administrador na Companhia Energética de Minas Gerais - CEMIG.

Fernanda Gomes Almeida, Universidade Federal de Minas Gerais

Biblioteca Universitária da UFMG

Bibliotecária

Av. Antônio Carlos, 6627 – Campus Pampulha

Belo Horizonte – Minas Gerais - Brasil

Downloads

Publicado

2018-04-27

Como Citar

Dutra, F. G., & Almeida, F. G. (2018). ELEMENTOS PARA ESTÍMULO DA CULTURA DE INOVAÇÃO: MAPEAMENTO DAS DIRETRIZES ADOTADAS POR EMPRESAS DE DESTAQUE BRASILEIRAS | ELEMENTS FOR STIMULATING INNOVATION CULTURE: MAPPING OF THE GUIDELINES ADOPTED BY HIGHLIGHT BRAZILIAN COMPANIES. Revista Brasileira De Gestão E Inovação (Brazilian Journal of Management and Innovation), 5(3), 95–120. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/5642

Edição

Seção

Artigos