MAPEANDO A PRODUÇÃO CIENTÍFICA INTERNACIONAL SOBRE INOVAÇÃO ABERTA | MAPPING THE INTERNATIONAL SCIENTIFIC PRODUCTION ABOUT OPEN INNOVATION
Palavras-chave:
Estudo bibliométrico, Coautoria, Co-citação, VOSviewerResumo
Esta pesquisa pretendeu mapear as características da produção científica internacional sobre inovação aberta. A partir de uma amostra de 1.468 artigos e reviews extraídos da base de conhecimento Scopus, foram realizadas análises dos indicadores bibliométricos e sociométricos (redes de coautoria, co-citação, acoplamento bibliográfico e co-ocorrência de palavras-chave). Os resultados indicam que (i) a pesquisa sobre open innovation é bastante dispersa e passa por um momento de estabilização, aspectos que sugerem o seu amadurecimento, ao passo que abrem oportunidade de novas correntes de pesquisa; (ii) a maioria dos autores prolíficos são vinculados a instituições de pesquisa europeias, principalmente na Itália; (iii) as abordagens proeminentes são os aspectos econômicos da inovação aberta pela perspectiva das empresas, a colaboração com usuários e comunidades e a consolidação teórico-conceitual da open innovation. Algumas limitações da pesquisa e oportunidades para novos estudos são discutidas.
DOI: 10.18226/23190639.v5n2.08
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.