A SUBVENÇÃO ECONÔMICA COMO INSTRUMENTO DE FOMENTO À INOVAÇÃO: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DE EMPRESAS DE TIC DA GRANDE FLORIANÓPOLIS
Palavras-chave:
Inovação, Subvenção Econômica, Fomento.Resumo
O reconhecimento da importância das atividades de inovação para promover a competitividade e o desenvolvimento econômico leva governos em todo o mundo a conceder uma variedade de instrumentos de apoio a essa finalidade. No Brasil, nota-se que os instrumentos existentes não têm sido suficientes para que as atividades de P,D&I assumam a relevância esperada no setor empresarial, constituindo esta uma das lacunas no espectro de esforços do país para promover a inovação. Estudar em profundidade experiências de empresas que têm utilizado estes instrumentos constitui uma forma de identificar elementos que possam contribuir para seu refinamento e para maior efetividade das políticas públicas. Este trabalho, de natureza qualitativa, tem foco na Subvenção Econômica, um instrumento recente, que carece de estudos específicos. O objetivo da pesquisa foi mapear os projetos aprovados para o setor de TIC na Grande Florianópolis desde o início da vigência do programa e estudar a experiência de empresas contempladas nos diferentes editais. Foram estudadas três empresas, cujos projetos aprovados permitiram contemplar na amostra experiências vivenciadas em todos os editais executados pela FINEP. O resultado confirmou o baixo alcance da subvenção no contexto pesquisado. As empresas contempladas consideram pertinente a natureza do instrumento e adequada a forma de acesso por meio de edital. Por outro lado, apontam como fatores críticos: condições que desconsideram peculiaridades associadas ao porte das empresas; periodicidade dos editais e prazo para submissão; características da equipe avaliadora e critérios de avaliação; restrições à comercialização dentre as atividades financiadas; experiência da empresa em gestão de projetos.
DOI: 10.18226/23190639.v5n1.03
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.