CONTEXTO DA INOVAÇÃO NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS NA PERSPECTIVA DE INDICADORES DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA | CONTEXT OF INNOVATION IN FEDERAL BRAZILIAN UNIVERSITIES IN SCIENCE AND TECHNOLOGY INDICATORS PERSPECTIVE
Palavras-chave:
Capital Científico, Capital Tecnológico, Universidades Federais BrasileirasResumo
Os sistemas de inovação no âmbito brasileiro estão sendo estimulados por diversas ações governamentais, visando a sua consolidação. Diante disso, dado os recentes incentivos para legitimação da estrutura da inovação nas universidades federais e o potencial inerente a essas instituições para o desenvolvimento de pesquisa, este artigo objetivou analisar o potencial de produção científica e tecnológica das universidades federais brasileiras, delineando as instituições que se destacam e se há uma relação entre as dimensões científica e tecnológica. Adotou-se uma abordagem quantitativa, com coleta de dados secundários em sites governamentais e nos sítios eletrônicos de todas as 63 universidades federais brasileiras. Os resultados, subsidiados pela Análise Fatorial e pela Regressão Linear Simples, demonstraram que três universidades, sendo elas a UFRJ, a UFMG e a UFRGS, apresentaram um desempenho superior às demais instituições analisadas, refletindo as carências estruturais do Brasil, em termos de sua política científico-tecnológica. Ademais, constatou-se que o potencial científico influencia positivamente o potencial tecnológico, reiterando que ao atingir o seu fim último, de cunho científico, a universidade constrói uma base para o avanço tecnológico. Por fim, como contribuições, ressalta-se a ampliação do conhecimento sobre a relação científico-tecnológico no escopo das universidades empreendedoras e dos sistemas de inovação em uma economia emergente.
DOI: 10.18226/23190639.v4n1.05
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.