FATORES DETERMINANTES PARA O ENTENDIMENTO DO MARKETING PÚBLICO NO SERVIÇO DE CONTROLE DE ATIVIDADES URBANAS NUMA PREFEITURA MUNICIPAL
Resumo
O serviço de controle de atividades urbanas vem sendo alvo de questionamento pela sociedade quando ao seu desempenho. As ferramentas do marketing público podem ser utilizadas como instrumento para auxiliar na melhoria do desempenho, sendo os 4Ps a base teórica adotada para identificação destas ferramentas. Logo, identificar os fatores determinantes para o entendimento do marketing no serviço público ganha importância. Através de um questionário validado é possível, com num número menor de variáveis, ter um entendimento das percepções do servidor público com relação ao marketing público, permitindo ao gestor diagnosticar o cenário atual e adequar o ambiente para implantação destas ferramentas. Partindo do quadro proposto por Kaplan e Haenlein (2009), estruturou-se uma pesquisa quantitativa, descritiva e de corte transversal. A pesquisa foi feita na Prefeitura de Vitória, ES, através de questionários impressos, obtendo-se uma amostra com 104 respondentes. Após a caracterização dos respondentes e validação da amostra foi feita uma análise fatorial. Obteve-se como resultado que o Fator Interação (F1) compreende o fator mais determinante, na percepção do marketing no serviço público pelos servidores da SEDEC, que atuam no serviço de controle de atividades urbanas, seguido do Fator Custo-Benefício (F2), do Fator Condições de Pagamento (F3) e do Fator Disponibilidade (F4). Esta pesquisa teve como principal contribuição acadêmica propor um método para medir o entendimento do marketing no setor público, algo raro na literatura. Como contribuição secundária, propõe um novo campo de interesse aos pesquisadores, para uma área carente de estudos, que é o serviço de controle de atividades urbanas.
DOI: 10.18226/23190639.v3n1.04
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