PROBLEMAS E OBSTÁCULOS PARA A REALIZAÇÃO DE INOVAÇÃO EM EMPRESAS BRASILEIRAS
Palavras-chave:
Economia da Inovação, Política de Inovação, Problemas e Obstáculos para Inovar, Barreiras à Inovação.Resumo
Em um mercado competitivo entre firmas, uma saída para a diferenciação de produtos e serviços é a realização de inovações, seja em produto, processo, organizacional ou de marketing. Um importante aspecto, que pode servir para o alinhamento das estratégias e incentivos para a inovação, é a identificação dos principais problemas e obstáculos para a realização das inovações pelas empresas. Considerando a inovação como importante componente para a evolução das empresas, este trabalho analisa os problemas e obstáculos apontados pelas empresas brasileiras para a realização de inovação. Realizou-se pesquisa documental na literatura recente; utilizou-se como procedimento técnico o levantamento, das empresas inovadoras, na base de dados da Pesquisa de Inovação [PINTEC], produzida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística [IBGE], das edições de 2000, 2003, 2005 e 2008, identificando-se os problemas e obstáculos apontados pelas empresas, considerando seu grau de importância, e os resultados foram apresentados de forma descritiva. Os principais resultados identificaram que os problemas e obstáculos que se destacaram, como de grau “alto e médio”, foram a “escassez de fontes apropriadas de financiamento”, “elevados custos da inovação” e “riscos econômicos excessivos”. Pretende-se que os resultados desta pesquisa possam colaborar para minimizar as dificuldades para inovar pelas empresas brasileiras, estimulando os atores das políticas de inovação, na busca de alternativas suplantar essas dificuldades, bem como aos seus gestores, a oportunidade de considerar a utilização dos problemas e obstáculos apresentados neste estudo como fontes de informação para a elaboração das estratégias a serem adotadas.
DOI: 10.18226/23190639.v3n1.05
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