MARKETING SENSORIAL NA COMUNICAÇÃO DE MARCA: UM ENSAIO TEÓRICO

Autores

  • Dr. Aléssio Bessa Sarquis Universidade do Sul de Santa Caparina
  • Ana Karina Glavam Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Jacir Casagrande Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Aline Silva Autran de Morais Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Mara Cristine Kich Universidade do Sul de Santa Catarina

Palavras-chave:

Estratégia de Marketing, Marketing Sensorial, Comunicação Sensorial, Comunicação de Marca.

Resumo

O marketing sensorial compreende o uso de estímulos sensoriais na experiência ao cliente para criar uma identidade e imagem que atenda ao propósito da marca. Este ensaio discute o uso de estratégias de marketing sensorial na comunicação de marca e apresenta uma proposta de modelo conceitual de aplicação do marketing sensorial no processo de construção da identidade de marca. Para tanto, um levantamento da produção científica sobre o tema foi realizado em âmbito nacional e internacional até o ano 2014, nas bases de dados Ebsco, Spell, Scielo, Domínio Público, Scopus e ISI Web of Knowlodge, contendo a palavra Marketing Sensorial no título, resumo ou palavra-chave do estudo. Os resultados mostram que há ainda poucos estudos acadêmicos sobre o tema, principalmente no âmbito do processo de comunicação da marca, e que pedominam estudos na área da psicologia/comportamento do consumidor e que os estudos analisam a influencia de aspectos sensoriais na atitude e comportamento do consumidor, e envolvem a aplicação de estratégias de marketing sensorial em produtos, marcas e ambientes de varejo. O estudo contribuiu para ampliar o conhecimento sobre o tema, para identificar direcionamentos para futuros estudos acadêmicos e para a proposição de um modelo conceitual sobre a aplicação do marketing sensorial no processo de construção da identidade de marca.

DOI: 10.18226/23190639.v2n3.01

Biografia do Autor

Dr. Aléssio Bessa Sarquis, Universidade do Sul de Santa Caparina

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (FEA/USP) e professor do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração da Universidade do Sul de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina - Brasil.

Ana Karina Glavam, Universidade do Sul de Santa Catarina

Mestranda do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração da Universidade do Sul de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina - Brasil.

Jacir Casagrande, Universidade do Sul de Santa Catarina

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina e professor do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração da Universidade do Sul de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina - Brasil

Aline Silva Autran de Morais, Universidade do Sul de Santa Catarina

Mestranda do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração da Universidade do Sul de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina - Brasil.  

Mara Cristine Kich, Universidade do Sul de Santa Catarina

Mestre em Administração do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração da Universidade do Sul de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina - Brasil.

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Publicado

2015-08-18

Como Citar

Sarquis, D. A. B., Glavam, A. K., Casagrande, J., de Morais, A. S. A., & Kich, M. C. (2015). MARKETING SENSORIAL NA COMUNICAÇÃO DE MARCA: UM ENSAIO TEÓRICO. Revista Brasileira De Gestão E Inovação (Brazilian Journal of Management and Innovation), 2(3), 1–21. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/3614

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