A EVOLUÇÃO DO CAMPO DE ESTUDOS DE REDES INTERORGANIZACIONAIS: UMA ANÁLISE DE PUBLICAÇÕES INTERNACIONAIS DAS RELAÇÕES ENTRE EMPRESAS
Palavras-chave:
Relações interorganizacionais, Redes interorganizacionais, Relações empresariaisResumo
O presente artigo apresenta uma análise da configuração conceitual dos estudos das relações interorganizacionais publicadas em periódicos internacionais entre 1997 e 2007, objetivando observar os avanços e fazer um balanço do campo de estudos de redes interorganizacionais. Assim como encontrar o estado da arte do estudo do campo, através da identificação das metodologias mais utilizadas e sob quais teorias este campo está preferencialmente sendo observado. Na comparação da situação atual com trabalho o realizado por Oliver e Ebers (1998), que faz uma análise das publicações entre 1980 e 1996, é possível observar a alteração na forma de análise do tema redes interorganizacionais nos últimos 20 anos. Apesar deste trabalho indicar que o estudo sobre redes interorganizacionais continua um campo fragmentado e que as abordagens teóricas da evolução, estruturação, agência, organização industrial, ecologia das populações, política e poder e dependência de recursos não aumentaram sua importância, de estratégia, institucional, custos de transação, contingência e decisão aumentaram sua representatividade, especialmente a abordagem teórica de redes sociais. Para estas análises, as técnicas quantitativas foram as mais utilizadas.
DOI: 10.18226/23190639.v1n3.04
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.