CONTRIBUIÇÕES DE UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA UMA EMPRESA DE MÉDIO PORTE PRODUTORA DE SUCOS CONCENTRADOS

Autores

  • Rodrigo Marques de Almeida Guerra Universidade de Caxias do Sul
  • Geli Marmentini Universidade de Caxias do Sul

Palavras-chave:

Planejamento estratégico, Sucos Concentrados, Empresa de médio porte.

Resumo

O planejamento estratégico é uma ferramenta eficaz que possibilita o direcionamento para a empresa no longo prazo, tendo em vista atingir os objetivos traçados. O presente artigo tem como objetivo geral identificar as principais contribuições da aplicação de um modelo de planejamento estratégico em uma empresa de médio porte produtora de sucos concentrados localizada na Serra Gaúcha/RS. O estudo é uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, tendo sido aplicado o método de pesquisa estudo de caso. O modelo aplicado foi adaptado de Oliveira (2002), tendo sido desenvolvido com sucesso por ser uma ferramenta de fácil aplicação e entendimento. Os resultados mostraram que a empresa estudada não possui planejamento estratégico formal, é uma empresa familiar, não estabelece prioridade de ações, possui baixa diversificação do mix de produtos, concentra as vendas em poucos clientes, necessitando, assim, redefinir suas ações visando retenção de clientes rentáveis no longo prazo.

 

DOI: 10.18226/23190639.v1n2.06


Downloads

Publicado

2014-02-23

Como Citar

Guerra, R. M. de A., & Marmentini, G. (2014). CONTRIBUIÇÕES DE UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA UMA EMPRESA DE MÉDIO PORTE PRODUTORA DE SUCOS CONCENTRADOS. Revista Brasileira De Gestão E Inovação (Brazilian Journal of Management and Innovation), 1(2). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/2459

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.