O USO DA NANOTECNOLOGIA NA INDÚSTRIA TÊXTIL PARA INOVAR NA MODA GESTANTE | THE USE OF NANOTECHNOLOGY IN THE TEXTILE INDUSTRY TO INNOVATE IN MATERNITY FASHION
Palavras-chave:
Inovação, Nanotecnologia, Moda, Gestante.Resumo
A indústria têxtil tem procurado oferecer produtos cada vez mais diferenciados para atender seus clientes. Este estudo teve por objetivo entender a forma como o uso da nanotecnologia associada à moda ajudou uma empresa do setor têxtil a inovar e atender uma demanda dos consumidores. Para tanto foram realizadas análise documental, bem como entrevistas semi-estruturadas com o diretor da Megadose, e também responsável pelo marketing da empresa, além de entrevistas com lojistas proprietárias e revendedoras de produtos da Megadose. Os dados obtidos mostraram que o uso da inovação incremental, por meio da nanotecnologia aplicada aos fios, possibilitou o desenvolvimento de um tecido que contém citronela na sua composição, o que ajuda os consumidores das roupas feitas com este tecido a se protegerem da contaminação por picada de mosquitos que provocam Zika vírus, Febre Amarela e Dengue. Esta pesquisa contribui com o avanço da teoria de inovação incremental por: 1) expor a importância das relações entre empresa-fornecedores e empresa-clientes na aplicabilidade de uma inovação; 2) por demonstrar que mesmo no segmento de moda, no qual o design é um dos principais responsáveis pela inovação dos produtos, o uso da nanotecnologia pode resultar em inovação dos produtos. Como contribuição gerencial pode-se destacar que o uso da nanotecnologia na indústria têxtil pode: 1) ampliar a funcionalidade dos seus produtos, no presente caso além da roupa servir para agasalhar o corpo ela passou a protegê-lo de doenças; 2) criar um diferencial competitivo para empresas deste setor; 3) aumentar vendas de produtos de moda.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.