Competências Empreendedoras para Cargos Técnicos Administrativos em Educação em ambientes de inovação: um estudo de caso do Núcleo de Inovação Tecnológica da Universidade de Brasília.

A CASE STUDY OF THE TECHNOLOGY TRANSFER OFFICE OF THE UNIVERSITY OF BRASÍLIA

Autores

  • Frederico Ribeiro Universidade de Brasília
  • Sônia Marise Salles Carvalho
  • Tiago Magalhães Machado
  • Tânia Cristina da Silva Cruz

Palavras-chave:

Competências empreendedoras, NITs, PCCTAE, Inovação universitária, gestão da inovação

Resumo

Objetivo: Este estudo analisa as competências empreendedoras exigidas dos servidores técnico-administrativos que atuam nos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) de universidades públicas federais, verificando sua aderência às atividades de inovação, propriedade intelectual e transferência de tecnologia, conforme o Marco Legal da Inovação e o Plano de Carreira dos Cargos Técnicos Administrativos em Educação (PCCTAE).

Método/Abordagem: Trata-se de um estudo qualitativo e exploratório, baseado na análise documental de legislações, normativas institucionais e dados do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT), NIT da Universidade de Brasília (UnB). Estudo de caso.

Originalidade/Relevância: A pesquisa contribui para o debate sobre o papel dos servidores técnico-administrativos na inovação universitária, evidenciando a necessidade de alinhar suas competências às demandas dos NITs.

Principais Resultados/Conclusões: Os resultados indicam que, apesar da recente inclusão da inovação como eixo estratégico dos servidores técnico-administrativos das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), ainda há desafios quanto à capacitação e valorização desses profissionais na gestão da inovação universitária.

Contribuições/Implicações Teóricas/Metodológicas: O estudo reforça a importância de compreender as competências empreendedoras no contexto da administração pública, contribuindo para futuras pesquisas sobre inovação e gestão de NITs.

Contribuições Sociais/Gerenciais: A pesquisa sugere a necessidade de políticas institucionais para capacitação e fortalecimento dos servidores técnico-administrativos nos NITs, promovendo maior eficiência na gestão da inovação e no desenvolvimento tecnológico das universidades.

 

Referências

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Publicado

2025-11-12

Como Citar

Ribeiro, F., Carvalho, S. M. S., Machado, T. M., & Cruz, T. C. da S. (2025). Competências Empreendedoras para Cargos Técnicos Administrativos em Educação em ambientes de inovação: um estudo de caso do Núcleo de Inovação Tecnológica da Universidade de Brasília.: A CASE STUDY OF THE TECHNOLOGY TRANSFER OFFICE OF THE UNIVERSITY OF BRASÍLIA. Revista Brasileira De Gestão E Inovação (Brazilian Journal of Management and Innovation), 12(3). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/13659

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