Modelo Terra-Lua-Sol: Uma Atividade Interdisciplinar
DOI:
https://doi.org/10.18226/23185279.v6iss1p16Keywords:
Construcionismo, Interdisciplinaridade, Robótica EducacionalAbstract
O seguinte artigo descreve uma proposta de atividade interdisciplinar e a avaliação de uma aplicação desta com uma turma de quinto ano do Ensino Fundamental. Esta atividade acontece durante uma aula no laboratório de robótica e envolve as áreas da geografia, ciências, língua portuguesa e robótica. Com o intuito de construir conhecimento escolar e habilidades, durante esta aula os estudantes participam de atividades envolvendo um modelo robótico que simula os movimentos da Terra e da Lua, aqui chamado de Modelo Terra-Lua-Sol. Para tal proposta, que é baseada em conceitos de interdisciplinaridade e na teoria construcionista de aprendizagem de Seymour Papert, exploramos na introdução o conceito de interdisciplinaridade e seu significado no contexto das atividades de ensino e aprendizagem. No referencial teórico propõe-se uma relação entre a interdisciplinaridade e o Construcionismo e como essa teoria fundamenta a atividade. A avaliação da atividade considerou indicadores como a elaboração de esquemas mentais, a redação de uma carta, a promoção do trabalho em grupo e construção de uma entidade pública. A análise dos dados obtidos indicou que atividade interdisciplinar proporcionou aos estudantes o desenvolvimento do conhecimento e de habilidades.
Earth-Moon-Sun Model: An Interdisciplinary Activity
The following article describes an interdisciplinary activity suggestion, as well as the evaluation of an application of this activity, intended for a fifth grade class of elementary school. This activity takes place at a robotics lab, and it involves the subjects of geography, sciences, portuguese language and robotics. In order to build academic knowledge and abilities, during this class the students will take part in activities that involves a robotics model that simulates the movements of the Earth and the Moon, hereby called the Earth-Moon-Sun Model. For such a suggestion, which is based in interdisciplinarity concepts and the construcionism learning theory of Seymour Papert, on the introduction we explore the concept of interdisciplinarity and its meaning on teaching and learning context. On the theoretical reference we propose a relation between interdisciplinarity and Construcionism and how this theory grounds the activity. The evaluation of the activity considered indicators such as the elaboration of mental schemes, the writing of a letter, the promotion of group work and the construction of a public entity. The data analysis indicated that interdisciplinary activity provided students with the development of knowledge and skills.