Ensino da geometria por meio da tecnologia e da arte
DOI:
https://doi.org/10.18226/23185279.e231207Keywords:
Geomatria, Mandala, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Momentos interdisciplinaresAbstract
O presente artigo descreve a construção de um momento interdisciplinar integrando a Matemática, Arte e Informática no Ensino Fundamental II. A ação interdisciplinar busca promover a aprendizagem do estudante por meio da inserção tecnológica, conhecimentos elementares de matemática e aplicação artística na construção de mandalas. Inicialmente, os estudantes relembram conceitos básicos sobre a Geometria Plana, por meio da linguagem visual Scratch. Tais conceitos incluem conhecimentos sobre os lados, vértices, arestas, ângulos internos, diagonais e cálculos de áreas. Posteriormente, os estudantes realizam construções de polígonos regulares por meio da utilização do software Geogebra, que servirão de moldes da mandala. A construção da mandala é descrita na forma de etapas, como uma sequencia didática interdisciplinar, que integra conceitos e práticas de diferentes áreas do conhecimento que se complementam na ação proposta. Planejar matemática e executar artisticamente são etapas que se complementam na ação interdisplinar. De fato, a construção das mandalas explora conhecimentos variados e ricos que permitem dar dando forma e “vida” às mandalas. Para culminar, integrando-se a arte com a matemática, permite aos aprendizes refletir sobre construções, padrões, arquitetura e transpor a matemática para cenários fora da sala de aula.
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Copyright (c) 2023 Senair Antunes Marques, Genilson Guenze, Naiane Ferreira Portela Erthal, Carine Geltrudes Webber (Author)
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