Os efeitos do valor percebido dos ícones na intenção comportamental:
O caso da Capadócia
Palavras-chave:
Ícones, Valor Percebido, Intenção Comportamental, CapadóciaResumo
Os ícones são elementos religiosos importantes para o cristianismo, assim como elementos de atração para as viagens turísticas, especialmente nos roteiros culturais e nos roteiros relligiosos. Esses atrativos, herdados de séculos anteriores, também são objeto de pesquisas científicas. Embora as questões de ícones sejam frequentemente discutidas no campo da história da arte, tem-se observado que os mesmos não têm maior atenção nos estudos de turismo. Ao contrário de seus congêneres, o tema dos ícones é tratado neste estudo com o paradigma do turismo, o que revela a importância do estudo. No contexto de buscar determinar os efeitos do valor percebido em relação aos ícones, associados as intenções comportamentais dos turistas, foi desenhada a pesquisa empírica, utilizando-se métodos de pesquisa quantitativa. Os dados foram coletados com o auxílio de uma escala desenvolvida com base na literatura. Os dados primários foram obtidos através da aplicação do questionário a 507 turistas nacionais e 525 estrangeiros, que acabavam de visitar o Museu ao Ar Livre de Göreme (Cappadocia, Turquia). Os dados obtidos foram analisados com o auxílio do programa estatístico SPSS. A análise de regressão foi utilizada para determinar o valor explicativo do valor percebido dos ícones, como variável independente da pesquisa, e sobre as intenções comportamentais, como variáveis dependentes. De acordo com os resultados obtidos na pesquisa, determinou-se que o valor dos ícones, percebido pelos turistas, contribui significativamente para explicar a intenção comportamental. Várias sugestões foram apresentadas dependendo dos resultados da pesquisa. Espera-se que este estudo contribua para preencher uma lacuna importante na literatura, e abra caminho para estudos futuros semelhantes.