Best Destinations for Women:

Uma análise das 100 primeiras listas de indicações de destinos para mulheres na plataforma Google

Autores

  • Ivaneli Schreinert dos Santos Universidade de São Paulo
  • Dianine Censon Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins

Palavras-chave:

Mulheres viajantes, Viagens femininas, Gênero, Solo travelers, Typical Text Segment

Resumo

Ainda que sejam maioria no setor do turismo, observa-se que, ao viajar, mulheres de todo o mundo compartilham inseguranças e constrangimentos. Também, sabe-se que a comunicação virtual pode tornar-se uma aliada no processo de fortalecimento da autonomia da viajante. Partindo dessas reflexões, o objetivo deste estudo foi explorar as indicações e informações disponíveis nos sites mais visíveis encontrados na plataforma Google®, quando se busca sobre ‘melhores destinos para as mulheres’, a fim de compreender essa comunicação e seu possível processo de fortalecimento da autonomia feminina em viagens, traçando uma analogia com o conceito de Conteúdo Gerado pelo Usuário [CGU]. Foram codificados os textos contidos em 100 listas de destinos para mulheres, disponíveis online; realizou-se a Classificação Hierárquica Descendente [CHD]; e procedeu-se à análise interpretativa dos resultados. Quatro classes representavam aquilo que estava sendo apresentado nos sites: Turismo de natureza: aventura e sol e praia; Turismo urbano e seus atrativos; Segurança e a viagem solo; Segurança e espaços públicos. Retomando o conceito de CGU, apreende-se que os relatos e indicações, por terem sido produzidos por mulheres viajantes comuns, são permeados de confiabilidade e segurança. Com isso, foi possível perceber que a maior parte das indicações não é baseada em dados que tornam de fato os destinos citados as melhores opções para o público feminino. Por outro lado, foi possível encontrar motivações, interesses, dicas, relatos, escolhas de construção textual, contradições, pressupostos, e aquilo que compunha os relatos das autoras das listas. Sugere-se análises que se aprofundem na inter-relação do papel da mídia, a mulher como parcela representativa dos viajantes, os relatos pessoais, e os destinos turísticos.

Biografia do Autor

Ivaneli Schreinert dos Santos, Universidade de São Paulo

Doutoranda em Turismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil. http://lattes.cnpq.br/1132878051768997. E- mail: ivaneli@usp.br

Dianine Censon, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins

Doutora em Sociologia. Professora da área de Turismo, Hospitalidade e Lazer, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins, Palmas, Tocantins, Brasil. http://lattes.cnpq.br/5825500531620402. E- mail: dianinecenson@gmail.com

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Publicado

2023-08-29