Gestão de Destinos através da Gastrodiplomacia no Enoturismo
Uma Abordagem Fenomenológica
Palavras-chave:
Turismo, Gestão de Destinos, Enoturismo, Gastrodiplomacia, CapadóciaResumo
O objetivo desta pesquisa é o de descrever a relação entre as atividades de enoturismo na Capadócia [Turquia] e a gastrodiplomacia. Neste contexto, os conceitos de enoturismo e gastrodiplomacia são discutidos no estudo, do ponto de vista fenomenológico. O modelo de pesquisa fenomenológica é usado como um dos padrões de pesquisa qualitativa. Para construção da amostra, utilizou-se o método de amostragem intencional, sendo a amostragem por bola de neve o preferido. Para obtenção de dados qualitativo foram selecionados 10 participantes, para entrevista. Os arquivos de áudio obtidos como resultado das entrevistas presenciais foram decifrados e identificados no MAXQDA, software de análise de dados qualitativos. Como método de análise de dados, foi aplicada análise de conteúdo e nuvem de palavras; estatísticas de abas de subcódigos foram usadas para visualizar os dados. O processamento dos dados foi realizado usando uma combinação de métodos indutivos. Nesse contexto, foram obtidos cinco temas principais e quinze subtemas de acordo com a literatura e os dados. Como resultado das análises realizadas com base nos principais temas e subtemas, verificou-se que o enoturismo não tem sido desenvolvido, embora existam muitas vinhas e produção de vinho na região. Embora as práticas de gastrodiplomacia para o enoturismo sejam conhecidas, considera-se ser necessário que outros estudos sejam realizados.