A Quitanda como protagonista de festival gastronômico em Congonhas, Minas Gerais [Brasil]

Autores

  • Monica Dias Universidade Anhembi Morumbi
  • Sênia Bastos Universidade Anhembi Morumbi

Palavras-chave:

Turismo, Hospitalidade, Festival gastronômico, Quitanda, Congonhas MG

Resumo

Este artigo buscou discutir, sob a abordagem da hospitalidade, a importância cultural da Quitanda, iguaria servida tanto na merenda [ambiente doméstico] quanto no Festival da Quitanda de Congonhas, Minas Gerais [ambiente público]. A abordagem teórica discorreu sobre estudos que tratam da origem e características da alimentação mineira, festivais gastronômicos e hospitalidade. Para a pesquisa exploratória e qualitativa, foram utilizadas pesquisa bibliográfica, documental e entrevista. Observou-se que a cidade ou região onde ocorre o festival busca um elemento gastronômico que reflita as características culturais de seu povo. Tal destaque, além de fortalecer tradições, também tem como função cooperar com o crescimento econômico, cultural e social da região onde os festivais gastronômicos ocorrem.

Biografia do Autor

Monica Dias, Universidade Anhembi Morumbi

Monica Dias é mestra em Hospitalidade pela Universidade Anhembi Morumbi (2022); dissertação: Hospitalidade e saberes locais nos nos festivais gastronômicos de Minas Gerais. Pós-graduada em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (2008) e graduada nos cursos de Gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi (2018) e de Publicidade e Propaganda pela Universidade Metodista de São Paulo (2000).  Professora de Gastronomia, Eventos e Marketing, conteudista e revisora de materiais instrucionais das mesmas áreas, com passagem por estabelecimentos de A&B e instituições de ensino. Membro do grupo de pesquisa Dimensões e Contextos da Hospitalidade. Participante do grupo de pesquisa Turismo e Legado Étnico na Cidade de São Paulo (SP). Artigos apresentados nos congressos SemeAd, Anptur e CIIPC. 

Sênia Bastos, Universidade Anhembi Morumbi

Sênia Bastos é bacharel (1990), mestre (1997) e doutora (2001) em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Bolsista de Produtividade em Pesquisa (nível 1 D - CNPq), atualmente é professora do Programa de Pós Graduação em Hospitalidade (Mestrado e Doutorado) da Universidade Anhembi Morumbi e editora da Revista Hospitalidade. Líder do Grupo de Pesquisa Dimensões e Contextos da Hospitalidade (UAM), integra a rede de investigadores Remessas Rede Emigração Europa do Sul / América do Sul (CEPESE) e é membro do Comitê Científico Nacional sobre Turismo Cultural do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (Icomos). Foi diretora científica da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação e Pesquisa em Turismo - ANPTUR (2005 a 2009), editora da Revista Brasileira de Turismo - RBTur (2007 a 2009), integrou a equipe do projeto temático Observatório das migrações em São Paulo, sediado no NEPO/Unicamp, (2009-2014) e coordenou o projeto de pesquisa Turismo e Legado Étnico (Edital Universal CNPq 2016). Na Prefeitura Municipal de São Paulo (1989 a 2000) foi diretora de pesquisa do Centro Cultural São Paulo e pesquisadora do Departamento do Patrimônio Histórico. Apresenta experiência em pesquisa na área de história, hospitalidade e turismo, cujas temáticas se relacionam à história do turismo, gastronomia, imigração e patrimônio cultural.

Downloads

Publicado

2023-01-29