Introdução:

Reflexão e Desenvolvimento dos Tópicos de Gestão de Destinos e Destinos Inteligentes

Autores

Palavras-chave:

Turismo, Gestão, Destinos Inteligentes, Turquia, Brasil

Resumo

A evolução da atividade turística coloca-se em interação com a inovação, a gestão do conhecimento, as tecnologias da informação e da comunicação e com a sociedade mediatizada. Tal cenário permite uma percepção mais profunda da destinação turística pelo consumidor, além de indicar caminhos para vantagens competitivas para as destinações e outros organismos interessados na demanda. Tal interatividade demonstra outro fator de grande relevância para os estudos: comportamento do turista, os quais alimentam e permitem a gestão inteligente da destinação, promovendo melhores serviços, qualidade de vida para residentes e a possibilidade de melhores dividendos para a localidade. Dessa maneira, informação, especialmente através do big data e de networks se tornam indispensáveis nesse processo e para todos aqueles envolvidos no contexto social. Demonstrando que são pesquisas de ponta de qualidade, realizadas fora de centros norte-americanos e/ou europeus, e que necessitam de espaços de publicação de seus resultados. Sob este ponto de vista, acreditamos que fizemos um bom trabalho na criação desse espaço para autores de regiões localizadas fora dos centros
hegemônicos globais, com o apoio da equipe da Rosa dos Ventos – Turismo e Hospitalidade.

Biografia do Autor

André Riani Costa Perinotto, Universidade Federal do Delta do Parnaíba

Doutor em Ciências da Comunicação (UNISINOS-RS). Professor do Curso de Bacharelado em Turismo na Universidade Federal do Delta do Parnaíba - UFDPar. Professor Permanente no Mestrado em Turismo na Universidade Federal do Paraná. Professor Permanente do Mestrado em Gestão de Negócios Turísticos da UECE. Diretor da ABRATUR - International Academy for the Development of Tourism Research in Brazil.

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Publicado

2022-08-31

Edição

Seção

Sambas e Turismos em Perspectiva Transdisciplinar