Turismo e Big Data:

Um olhar para o Sírio à luz das Teorias de Destinos Turísticos Inteligente

Autores

  • Thyago Velozo de Albuquerque Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN https://orcid.org/0000-0002-0810-6163
  • Ralyson Soares Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN
  • Luiz Mendes Filho Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN

Palavras-chave:

Destinos Turísticos Inteligentes, Big Data, Sistemas de Inteligência, Inteligência Turística

Resumo

As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) apresentam-se como importantes instrumentos de contribuição para a viabilização das cidades e Destinos Turísticos Inteligentes (DTI), através de sistemas de informação como Big Data, que possibilitam gerar informações atualizadas para auxiliar na tomada de decisão nos destinos. O objetivo deste estudo é compreender as discussões sobre Big Data no contexto dos Destinos Turísticos Inteligentes, assim como analisar a aderência do Sistema de Inteligência Turística do Rio Grande do Norte (Sírio) à tais discussões. Tal pesquisa caracteriza-se como um estudo exploratório-descritivo e como estratégia metodológica optou-se pelo estudo de caso, visto que examinar-se-á o sistema em questão pautando-se na teoria e nos modelos de desenvolvimento de DTIs. Como resultado conclui-se que os dados disponibilizados no Sírio são importantes para a gestão turística do destino, uma vez que possibilitam gerar informações e insights para os atores envolvidos na cadeia turística como um todo; busca compreender o perfil do visitante do estado e os seus fluxos turísticos, bem como também pode proporcionar algum grau de inteligência competitiva para o destino, em virtude de incorporar informações validadas de fontes externas que contribuem para análise de dados e interpretações que podem gerar valor e competitividade para o destino. Destarte, o Sírio apresenta-se como uma iniciativa relevante de inteligência para a localidade, com aderência ao preconizado pelos modelos de desenvolvimento de DTI.

Biografia do Autor

Thyago Velozo de Albuquerque, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Mestre. Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasi

Ralyson Soares, Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN

Bacharel em Turismo. Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Turismo (PPGTUR - UFRN)

Luiz Mendes Filho , Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN

PhD em Administração na Auckland University of Technology. Professor no Programa de Pós Graduação em Turismo  (PPGTUR - UFRN).

Downloads

Publicado

2022-08-31

Edição

Seção

Sambas e Turismos em Perspectiva Transdisciplinar