Avaliação de Critérios da Comunicação Paradoxal na Gestão de Destino:
Um Estudo sobre Gestores Hoteleiros
Palavras-chave:
Destination Management, Paradoxical Communication, AHP, HotelsResumo
Relevante em todos os campos, a comunicação também desempenha um papel importante na gestão dos destinos turísticos. A sustentabilidade dos destinos turísticos, assim como de todos os estabelecimentos do setor, depende de uma comunicação clara e eficiente entre tomadores de decisões e gestores. Por outro lado, a <comunicação paradoxal> emerge de problemas nos canais de comunicação dentro das organizações. O objetivo deste estudo é determinar qual dos critérios da comunicação paradoxal os gerentes de hotéis dão mais importância em termos degestão de destinos. Ordenar esses critérios pelo seu grau de importância é uma fonte de informação eficaz para aumentar a eficiência dos estabelecimentos e, portanto, a eficiência dos destinos. O Processo de Hierárquico Analítico (AHP) foi utilizado neste contexto para classificar os critérios da comunicação paradoxal segundo as suas importâncias. Os resultados obtidos a partir da análise dos dados determinaram que o critério de comunicação paradoxal mais importante é o "sistema", e os critérios de "confiança, escuta, distribuição do trabalho, amizade,
auto-expressão, ansiedade, estresse no trabalho e objetivos no local de trabalho" também são importantes para os gerentes de hotelaria na gestão de destinos, respectivamente. Com a gestão eficaz de critérios da comunicação paradoxal, será possível prover uma estrutura sustentável no comprometimento de funcionários de hotel com os estabelecimentos e, portanto, na demanda turística nos destinos.