Avaliação de Critérios da Comunicação Paradoxal na Gestão de Destino:

Um Estudo sobre Gestores Hoteleiros

Autores

Palavras-chave:

Destination Management, Paradoxical Communication, AHP, Hotels

Resumo

Relevante em todos os campos, a comunicação também desempenha um papel importante na gestão dos destinos turísticos. A sustentabilidade dos destinos turísticos, assim como de todos os estabelecimentos do setor, depende de uma comunicação clara e eficiente entre tomadores de decisões e gestores. Por outro lado, a <comunicação paradoxal> emerge de problemas nos canais de comunicação dentro das organizações. O objetivo deste estudo é determinar qual dos critérios da comunicação paradoxal os gerentes de hotéis dão mais importância em termos degestão de destinos. Ordenar esses critérios pelo seu grau de importância é uma fonte de informação eficaz para aumentar a eficiência dos estabelecimentos e, portanto, a eficiência dos destinos. O Processo de Hierárquico Analítico (AHP) foi utilizado neste contexto para classificar os critérios da comunicação paradoxal segundo as suas importâncias. Os resultados obtidos a partir da análise dos dados determinaram que o critério de comunicação paradoxal mais importante é o "sistema", e os critérios de "confiança, escuta, distribuição do trabalho, amizade,
auto-expressão, ansiedade, estresse no trabalho e objetivos no local de trabalho" também são importantes para os gerentes de hotelaria na gestão de destinos, respectivamente. Com a gestão eficaz de critérios da comunicação paradoxal, será possível prover uma estrutura sustentável no comprometimento de funcionários de hotel com os estabelecimentos e, portanto, na demanda turística nos destinos.

Biografia do Autor

Hakan Akyurt, Giresun University

Tourism Management

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Publicado

2022-08-31

Edição

Seção

Sambas e Turismos em Perspectiva Transdisciplinar