Proposição de Fatores que influenciam o uso de Criptomoedas para Pagamento de Serviços Turísticos:
Uma Revisão Sistemática da Literatura e Bibliometria
Palavras-chave:
Turismo, Tecnologias, Criptomoedas, Bitcoin, Revisão Sistemática da LiteraturaResumo
O setor do turismo vem sendo impactado devido às novas inovações tecnológicas. As criptomoedas, por exemplo, definidas como uma moeda virtual, mais comumente conhecida no mundo pela moeda Bitcoin, passaram a ser uma alternativa de forma de pagamento dos turistas que estão começando a descobrir que elas oferecem diversas oportunidades. No entanto, ainda há uma carência de conhecimento sobre os fatores e mecanismos que afetam a inclinação dos turistas para adotar criptomoedas para o consumo relacionado a viagens. Este trabalho tem como objetivo propor um conjunto de fatores que podem influenciar o uso de criptomoedas como forma de pagamento de serviços turísticos baseado em uma revisão sistemática da literatura, somada a uma revisão bibliométrica da produção acadêmica encontrada, visando aprofundar este campo de discussão no contexto do turismo. Como estratégia metodológica, realizou-se a revisão sistemática sobre o tema “Criptomoedas”, mais especificamente “Adoção de Criptomoedas”. A partir disso, foram analisados 47 artigos científicos. Por meio da compilação e entendimento dos estudos analisados a revisão sistemática contribuiu para a proposição de um conjunto de fatores: utilidade percebida, facilidade de uso, atitude, diversidade de recursos de transação, segurança percebida, suporte regulatório, inovação pessoal e influência social, que podem interferir na intenção de um usuário de criptomoedas utilizá-las para pagar seus serviços turísticos, o qual será testado em futuras pesquisas. O conjunto de fatores propostos é projetado para considerar características das criptomoedas que permitem que pesquisadores e profissionais obtenham insights sobre os fatores que influenciam a aceitação e a intenção de usar criptomoedas.
Referências
Abbasi, G.A., Tiew, L.Y., Tang, J., Goh, Y.-N. & Thurasamy, R. (2021). The adoption of cryptocurrency as a disruptive force: Deep learning-based dual stage structural equation modelling and artificial neural network analysis. PLoS ONE, 16(3), e0247582. Link
Ajzen, I. (1989). Attitude, structure, and behavior. In: A. R. Pratkanis, S. J. Breckler, & A. G. Greenwald (Eds.), Attitude Structure and Function (pp. 241-274). Lawrence Erlbaum Associates, Hillsdale, NJ. Link
Albayati, H., Kim, S. K., & Rho, J. (2020) Accepting financial transactions using blockchain technology and cryptocurrency: A customer perspective approach. Technology in Society 62, 101320. Link
Alharbi, A., & Sohaib, O. (2021). Technology Readiness and Cryptocurrency Adoption: PLS-SEM and Deep Learning Neural Network Analysis. IEEE Access, 9. Link
Alzahrani, S., & Daim, T. U. (2019). Analysis of the Cryptocurrency Adoption Decision: Literature Review. Portland International Conference on Management of Engineering and Technology (PICMET) (pp. 1-11). IEEE. Link
Arias-Oliva, M., Pelegrín-Borondo, J., & Matías-Clavero, G. (2019). Variables Influencing Cryptocurrency Use: A Technology Acceptance Model in Spain. Frontiers in Psychology, 10, 475. Link
Clarke, M., & Oxman, A. D. (2001). Introduction. Cochrane Reviewers’ Handbook 4.1 [updated March; Section 1. In: Review Manager [Computer program]. Version 4.1. Oxford. England: The Cochrane Collaboration. Link
Costa, A. B., & Zoltowski, A.P.C. (2014). Como escrever um artigo de revisão sistemática. In: Koller, S. H., Couto, M. C. P. de P., & Hohendorff, J. V. (organizadores), Manual de Produção Científica. Porto Alegre: Penso. Link
Daryaei, M., Jassbi, J., Radfar, R., & Khamseh, A. (2020). Bitcoin Adoption as a New Technology for Payment Mechanism in a Tourism Collaborative Network. IFIP Advances in Information and Communication Technology, 598, 167-176. Link
Davis, F. D. (1989). Perceived usefulness, perceived ease of use, and user acceptance of information technology. MIS Quarterly, 13, 319-339. Link
Davis, F. D., Bagozzi, R. P., & Warshaw, P. R. (1989) User Acceptance of Computer Technology: A Comparison of two theoretical models. Management Science, 35(8), 982-1003. Link
Gil-Cordero, E., Cabrera-Sánchez, J. P., & Arrás-Cortés, M. J. (2020). Cryptocurrencies as a Financial Tool: Acceptance Factors. Mathematics, 8(11), 1974. Link
Gupta, S., Gupta, S., Mathew, M., & Sama, H. R. (2020) Prioritizing intentions behind investment in cryptocurrency: a fuzzy analytical framework. Journal of Economic Studies, 48(8), 1442-1459. Link
Jankeeparsad, R. W., & Tewari, D. (2018). End-User Adoption of Bitcoin in South Africa. Journal of economics and behavioral studies, 10(5), 230-243. Link
Jumde, A., & Cho, B. Y. (2020). Can cryptocurrencies overtake the fiat money? International Journal of Business Performance Management, 21(1-2), 6-20. Link
Kazerani, A., Rosati, D., & Lesser, B. (2017). Determining the usability of Bitcoin for beginners using ChangeTip and Coinbase. SIGDOC 2017 - 35th ACM International Conference on the Design of Communication. Link
Khazaei, H. (2020). Integrating cognitive antecedents to utaut model to explain adoption of blockchain technology among malaysian smes. International Journal on Informatics Visualization, 4(2), 85-90. Link
Kwok, A. O., & Koh, S. G. (2019). Is blockchain technology a watershed for tourism development? Current Issues in Tourism, 22(20), 2447-2452. Link
Lee, W.-J., Hong, S.-T. & Min, T. (2019). Bitcoin distribution in the age of digital transformation: Dual-path approach. Journal of Distribution Science, 16(12), 47-56. Link
Mendes Filho, L., Jorge, V. A., & Sena Júnior, O. B. (2016). Percepção do uso de sites de compras coletivas ao adquirir cupons de serviços turísticos. Revista Brasileira em Pesquisa de Turismo, 10(3), 574-593. Link
Mendoza-Tello, J. C., Mora, H., Pujol-López, F. A., & Lytras, M. D. (2019). Disruptive innovation of cryptocurrencies in consumer acceptance and trust. Information Systems and e-Business Management, 17(2), 195-222. Link
Murko, A., & Vrhovec, S. L. R. (2019). Bitcoin adoption: Scams and anonymity may not matter but trust into Bitcoin security does. PervasiveHealth: Pervasive Computing Technologies for Healthcare a15, November 14–15. Link
Nadeem, M. A., Liu, Z., Pitafi, A. H., Younis, A., & Xu, Y. (2021). Investigating the Adoption Factors of Cryptocurrencies - A Case of Bitcoin: Empirical Evidence From China. SAGE Open, 11, 1–15. Link
Nam, K., Dutt, C. S., Chathoth, P., & Khan, M. S. (2021). Blockchain technology for smart city and smart tourism: latest trends and challenges. Asia Pacific Journal of Tourism Research, 26(4), 454-468. Link
National Health Service Dissemination. Centre for Reviews and Dissemination (2001). Undertaking Systematic Reviews of Research on Effectiveness. CRD’s Guidance for those Carrying Out or Commissioning Reviews. CRD Report Number 4 (2nd Edition). New York. Link
Nuryyev, G., Wang, Y. P., Achyldurdyyeva, J., Jaw, B. S., Yeh, Y. S., Lin, H. T., & Wu, L. F. (2020). Blockchain Technology Adoption Behavior and Sustainability of the Business in Tourism and Hospitality SMEs: An Empirical Study. Sustainability, 12, 1256. Link
Ozdemir, A. I., Ar, I. M., & Erol, I. (2019). Assessment of blockchain applications in travel and tourism industry. Quality & Quantity, 54(5), 1549-1563. Link
Palos-Sanchez, P; Saura, J. R. & Ayestaran, R. (2021). An Exploratory Approach to the Adoption Process of Bitcoin by Business Executives. Mathematics, 9(4), 355. Link
Pickert, L. (2021, 03 mar.). As 8 maiores empresas que investem e aceitam pagamentos por Bitcoin. AAA innovation. Link
Roussou, I., Stiakakis, E., & Sifaleras, A. (2019). An empirical study on the commercial adoption of digital currencies. Information Systems and e-Business Management, 17(2), 223–259. Link
Sallaberry, J. D., Hammes Junior, D. D., Silva, R. O., & Flach, L. (2019). Benefício e risco percebidos como determinantes do uso de criptomoedas em tecnologia Blockchain. Contabilidad y Negocios, 14(27), 118-137. Link
Schaupp, L. C. & Festa, M. (2018). Cryptocurrency Adoption and the Road to Regulation. Association for Computing Machinery. ACM. Link
Shahzad, F., Xiu, G., Wang, J. & Shahbaz, M. (2018). An empirical investigation on the adoption of cryptocurrencies among the people of mainland China. Technology in Society, 55, 33-40. Link
Silva, M. M., & Mendes Filho, L. (2014) Intenção de uso de comentários de viagem online na escolha de um meio de hospedagem: Fatores influenciadores. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 8(3), 419-434. Link
Sobhanifard, Y., & Sadatfarizani, S. (2019). Consumer-based modeling and ranking of the consumption factors of cryptocurrencies. Physica A: Statistical Mechanics and its Applications, 528, 121263. Link
Sohaib, O., Hussain, W., Asif, M., Ahmad, M., & Mazzara, M. (2019). A PLS-SEM neural network approach for understanding cryptocurrency adoption. IEEE Access, 8, 13138-13150. Link
Souza, E., & Medeiros, M. L. (2020). Criptomoedas e suas aplicações no mercado turístico. Marketing & Tourism Review, 5(1). Link
Ter Ji-Xi, J., Salamzadeh, Y., & Teoh, A.P. (2021). Behavioral intention to use cryptocurrency in Malaysia: an empirical study. Bottom Line, 34(2), 170-197. Link
Tranfield, D., Denyer, D., & Smart, P. (2003). Towards a methodology for developing evidence‐informed management knowledge by means of systematic review. British journal of management, 14(3), 207-222. Link
Tredinnick, L. (2019). Cryptocurrencies and the blockchain. Business Information Review, 36(1), 39-44. Link
Treiblmaier, H., Leung, D., Kwok, A. O. J., & Tham, A. (2020). Cryptocurrency adoption in travel and tourism – an exploratory study of Asia Pacific travelers. Current Issues in Tourism, 1-17. Link
Venkatesh, V., Thong, J. Y. & Xu, X. (2012). Consumer acceptance and use of information technology: extending the unified theory of acceptance and use of technology. MIS quarterly, 157-178. Link
Walton, A., & Johnston, K. (2018). Exploring perceptions of bitcoin adoption: The South African virtual community perspective. Interdisciplinary Journal of Information, Knowledge, and Management, 13. Link
Yeong, Y. C., Kalid, K. S., & Sugathan, S. K. (2019). Cryptocurrency Acceptance: A Case of Malaysia. International conference on Recents Advancements in Engineering and Technology (ICRAET-18), 15th and 16th March, Siddhartha Institute of Technology & Sciences, Telangana, India. Link