Proposição de Fatores que influenciam o uso de Criptomoedas para Pagamento de Serviços Turísticos:

Uma Revisão Sistemática da Literatura e Bibliometria

Autores

  • Gislainy Silva UFRN
  • Luiz Mendes Filho UFRN

Palavras-chave:

Turismo, Tecnologias, Criptomoedas, Bitcoin, Revisão Sistemática da Literatura

Resumo

O setor do turismo vem sendo impactado devido às novas inovações tecnológicas. As criptomoedas, por exemplo, definidas como uma moeda virtual, mais comumente conhecida no mundo pela moeda Bitcoin, passaram a ser uma alternativa de forma de pagamento dos turistas que estão começando a descobrir que elas oferecem diversas oportunidades. No entanto, ainda há uma carência de conhecimento sobre os fatores e mecanismos que afetam a inclinação dos turistas para adotar criptomoedas para o consumo relacionado a viagens. Este trabalho tem como objetivo propor um conjunto de fatores que podem influenciar o uso de criptomoedas como forma de pagamento de serviços turísticos baseado em uma revisão sistemática da literatura, somada a uma revisão bibliométrica da produção acadêmica encontrada, visando aprofundar este campo de discussão no contexto do turismo. Como estratégia metodológica, realizou-se a revisão sistemática sobre o tema “Criptomoedas”, mais especificamente “Adoção de Criptomoedas”. A partir disso, foram analisados 47 artigos científicos. Por meio da compilação e entendimento dos estudos analisados a revisão sistemática contribuiu para a proposição de um conjunto de fatores: utilidade percebida, facilidade de uso, atitude, diversidade de recursos de transação, segurança percebida, suporte regulatório, inovação pessoal e influência social, que podem interferir na intenção de um usuário de criptomoedas utilizá-las para pagar seus serviços turísticos, o qual será testado em futuras pesquisas. O conjunto de fatores propostos é projetado para considerar características das criptomoedas que permitem que pesquisadores e profissionais obtenham insights sobre os fatores que influenciam a aceitação e a intenção de usar criptomoedas.

Biografia do Autor

Gislainy Silva, UFRN

Gislainy Silva – Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Turismo. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil. http://lattes.cnpq.br/7866626284860436. E- mail: gislainylaise@hotmail.com

Luiz Mendes Filho, UFRN

Luiz Mendes Filho – Doutor. Professor Associado no Programa de Pós-Graduação em Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil. http://lattes.cnpq.br/7785924812425468. E- mail: luiz.mendes@ufrn.br

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Publicado

2024-03-27