Rede Turismo Rural Consciente no Brasil e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030
Palavras-chave:
Turismo Rural; Agenda 2030; Objetivos de Desenvolvimento Sustentável., Rede Turismo Rural Consciente.Resumo
O presente relato de experiência é resultado de um estudo de caso, realizado através de investigação junto aos membros da Rede TRC (Turismo Rural Consciente) ao enfrentar os desafios trazidos pela Pandemia de Covid-19 e discutindo os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). Os ODS têm o papel de orientar a resolução de conflitos socioeconômicos, políticos e ambientais da atualidade, abrangendo também o turismo como atividade determinante para transformações no espaço e na sociedade. Cada um deles tem desdobramentos que convergem entre si. O trabalho destaca especificamente o Objetivo 12, que se refere a “Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis”. Turismo Rural Consciente é um coletivo de empreendedores, com representantes de todas as regiões brasileiras, agindo com responsabilidade, sustentabilidade, incentivando a acessibilidade e a inclusão. Os principais resultados indicam que as experiências em Turismo Rural devem ser prazerosas, privilegiando o convívio entre visitantes e visitados, semeando tranquilidade, caminhando para implementação de novos paradigmas que envolvam as comunidades e região, procurando a sustentabilidade. A criação da Rede TRC é recente e ainda exige maior articulação entre seus membros e ampliação de suas ações, para que realmente seja legitimada enquanto iniciativa coletiva. Este documento mostra um panorama inicial e atual das articulações dos envolvidos, frente ao atendimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Referências
Assis, H. R, de. (2021). Reformular o Turismo para o Combate a Poluição Plástica. Link.
Brasil. (2003). Diretrizes para o Desenvolvimento do Turismo Rural. Brasília: Ministério do Turismo. Link
Buhalis, D. (2003). E-tourism: information technology for strategic tourism management. London: Prentice Hall.
Carvalho, T. L. G. (2016). O turismo no Morro da Babilônia (RJ): do reflorestamento ao Ecoturismo. RBEcotur, 9(1), 11-28. Link.
Confederação Nacional dos Municípios - CNM. (2016). Guia para Localização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nos Municípios Brasileiros: o que os gestores municipais precisam saber. Brasília: CNM. Link
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. (2010). Censo demográfico de 2010. Link.
Janesick, V. J. (1994). The dance of qualitative design. In: N. K. Denzin & Y. S. Lincoln (eds.), Handbook of Qualitative Research. pp. 209-219. Sage.
Lane, B. (2014). Turismo rural de segunda geração: prioridades e questões de pesquisa. In: A. Cristóvão, A., X. Pereiro, M. Souza & I. Elesbão (Org..), Turismo Rural em Tempos de Novas Ruralidades. pp. 15-48. Porto Alegre: UFRGS. Link
Organização Mundial do Turismo - OMT. (2019). Turismo e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: como o turismo pode contribuir para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Link.
Organização das Nações Unidas - ONU. (2017). Articulando os Programas de Governo com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: orientações para organizações políticas e a cidadania. Link.
Organização das Nações Unidas - ONU. (2022) Sobre o nosso trabalho para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil. Link.
Rede Turismo Rural Consciente - TRC. (2020). Pacto Empreendedores Turismo Rural Consciente: juntos pelo turismo. Link.
Rodrigues, A. B. (2000). Turismo rural no Brasil - ensaio de uma tipologia. In: J. A. Almeida & M. Rield (Orgs.), Turismo Rural: ecologia, lazer e desenvolvimento, pp. 51-68. Florianópolis: Edusc.
Roque, A. M. (2000). O reconhecimento das atividades turísticas no espaço rural de Minas Gerais. In II Congresso Internacional de Turismo Rural e Desenvolvimento Sustentável. (pp. ).
Silva, P. V. da. (2015). A importância da água para a percepção turística na bacia do rio formoso em Bonito-MS. Tese, Doutorado em Geografia, Universidade Estadual Paulista, Brasil. Link.
Volchek, K.; Liu, A.; Haiyan, C. & Buhalis, D. (2018). Forecasting tourist arrivals at attractions: Search engine empowered methodologies. Tourism Economics, 25(3), 1-23. Link.
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. (1988). Carta de Santa Maria. Link.