Brinquedotecas na Saúde e na Educação Desafios Contemporâneos
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Resumo
As brinquedotecas, sejam na saúde ou na educação, ainda carecem de esclarecimentos acerca da sua função e seu potencial para o processo de desenvolvimento humano, em especial na fase da infância. No hospital o desafio está no reconhecimento desse espaço como promotor de saúde e por consequência na organização, sobretudo na permanência desse espaço no hospital. Na educação o desafio está na ausência do direito de brincar como parte das experiências infantis, bem como o seu potencial para a aprendizagem e desenvolvimento, mas o foco da ausência do brincar na escola está muito conectado a ausência do reconhecimento da brinquedoteca no processo de formação do Pedagogo. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo discutir os desafios contemporâneos que a brinquedoteca ainda precisa vencer na saúde e na educação. Assim, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, compreendida como um ensaio de um levantamento bibliográfico. A partir do levantamento foram analisadas as seguintes categorias: 1. Brinquedoteca; 2. Brinquedoteca Hospitalar e 3. Brinquedoteca na Escola, das quais, com base em critérios de inclusão (Conceito de brinquedoteca e desafios atuais na saúde e educação) foram selecionados quatorze referenciais teóricos sobre brinquedoteca; brinquedoteca hospitalar e brinquedoteca na escola. Sobre brinquedoteca, verificamos que há uma diversidade de tipificação que pode ser organizada a partir do contexto, da faixa etária e do funcionamento. Na brinquedoteca hospitalar, a partir da Lei Federal 11.104/2005, os resultados apontam a necessidade de considerar a importância do brincar como meio de humanização e assistência à saúde, bem como a busca constante de equilíbrio saudável e prevenção ao estresse causado pela hospitalização. Já na brinquedoteca nos espaços de educação, há necessidade de favorecer o brincar na educação básica, mas conforme os dados dos referenciais teóricos levantados, merece destaque considerar a brinquedoteca como um critério de qualidade na formação de Pedagogo, para que na prática pedagógica possa favorecer as experiências do brincar no cotidiano da escola.
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