INFÂNCIAS DO SUL GLOBAL: EXPERIÊNCIAS, DESAFIOS, TENSÕES

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Yeison Arcadio Meneses Copete
Flavio Santiago
Daniela Carolina Ernst

Abstract

Os estudos referentes à infância têm sido historicamente marcados por diferentes concepções e representações acerca do conceito de criança. Ao longo do tempo, essas concepções foram sendo modificadas      a partir de demandas econômicas e sociais da sociedade eurocentrada. Dessa maneira, inspirados em LARROSA (2004), ensejamos compartilhar neste texto, de maneira ensaística,      nossas reflexões sobre os estudos de infância a partir da perspectiva do sul      global. Entendemos que a infância não é mais uma experiência universal, ela é construída      exprimindo as diferenças –      as individuais relativas à inserção de gênero, classe, etnia, raça e      às coletivas      a partir dos limites estruturais      materializados nos padrões de poder, de trabalho, de renda, de controle da terra, do espaço, da justiça e      da política. Acreditamos que distintas culturas, tempos e      localizações geográficas, bem como as histórias individuais dessas crianças, tecem teias e constroem diferentes mundos das infâncias. Inicia-se o debate a partir de reflexões sobre a infância a partir da diversidade. Trazemos também ponderações de como, culturalmente, ainda tem se pensado uma criança e uma infância marcada por características eurocêntricas, bem como tem se desenvolvido uma invisibilização em relação às crianças negras e indígenas. Outro ponto abordado no ensaio é a crítica da história institucionalizada e hegemônica da infância, que tem reproduzido uma perspectiva que não contempla a diversidade e diferenças das vivências das crianças em suas infâncias. Neste sentido, o presente ensaio visa ampliar o campo dos estudos acerca da infância do sul global, bem como dos estudos decoloniais, que têm estruturado a produção do conhecimento a partir de interlocuções locais e saberes descentrados.

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Come citare
Arcadio Meneses Copete, Y. ., Santiago, F., & Carolina Ernst, D. (2024). INFÂNCIAS DO SUL GLOBAL: EXPERIÊNCIAS, DESAFIOS, TENSÕES. CONJECTURA: Filosofia E educação, 29, e024015. Recuperato da https://sou.ucs.br/revistas/index.php/conjectura/article/view/566
Sezione
Dossiê
Biografie autore

Yeison Arcadio Meneses Copete, Universidade das Antilhas

Doutor em Estudos Ibéricos e Latino-Americanos pela Universidade de Perpignan, França. Professor Adjunto Temporário de Ensino e Pesquisa da Universidade das Antilhas. Membro
fundador da Associação Colombiana de Pesquisadores-Afros, ACIAFRO, e da Rede Internacional de Professores-as África na escola. Pesquisadora associada a vários grupos de pesquisa: Centro
de Pesquisa em Sociedades e Ambientes Mediterrâneos (CRESEM), e Grupo de Pesquisa e Estudos sobre Negros na América Latina, (GRENAL), da Universidade de Perpignan, França; Centro de Pesquisa Interdisciplinar em Letras, Línguas, Artes e Ciências Humanas, (CRILLASH) da Universidade das Antilhas, França; Grupo de Pesquisa e Estudos sobre a América Latina, GRELAT, da Universidade Félix Houphouët-Boigny, da Costa do Marfim e membro do Grupo de Pesquisa, GIAGU-BANTÚ, do Programa Afrodescendente da Universidade de Antioquia.

Daniela Carolina Ernst, USP

Mestranda em Ensino de Ciências pela Universidade Federal da Fronteira Sul

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