Lean Manufacturing como Estratégia Competitiva de Produção

Authors

  • Nicolas Martins Nunes Universidade de Caxias do Sul
  • Carlos Alberto Costa

Abstract

Num ambiente globalizado e competitivo, é de interesse das organizações alinharem seus recursos dentro de estratégias definidas objetivando melhores resultados. A Manufatura Enxuta é uma abordagem utilizada para maximização de resultados das empresas, sendo considerada por alguns autores como um elemento de apoio para atingir a estratégia competitiva das empresas e por outros como uma estratégia competitiva em si. Esse artigo apresenta um estudo sobre o uso da Manufatura Enxuta como elemento de apoio a definição de estratégia das empresas. Foram avaliados, por meio de uma pesquisa bibliométrica, artigos de periódicos das bases de dados Scopus e Web of Science entre os anos de 2010 a 2020. Do total de artigos pesquisados foram selecionados 21 artigos para o estudo. O objetivo foi avaliar a percepção de autores mais recentes sobre o uso da Manufatura Enxuta como uma estratégia de produção e operação, associando a mesma aos critérios competitivos de custo, qualidade, prazo de entrega e flexibilidade. Os resultados apresentam as particularidades na implementação do modelo enxuto em empresas de diferentes portes, além das relações entre os critérios competitivos e o conceito de pacotes lean. A pesquisa realizada corrobora para a importância da Manufatura Enxuta para aumentar a competitividade do negócio em ambientes organizacionais.

 

http://dx.doi.org/10.18226/23185279.v9iss1p24

References

A. Caldeira, S. Lex, C. A. De Moraes, and L.A. Toledo, “Estratégias emergentes e deliberadas: o processo de formação de estratégias sob o prisma do método do estudo de caso,” Sistemas & Gestão, vol. 4, no. 3, pp. 221-237, 2009.

A. C. D. Q. Lira, M. D. L. B. Gomes, and V. Y. S. D. L. Cavalcanti, “Modelo de alinhamento estratégico de produção–MAP: contribuição teórica para a área de estratégia de produção,” Production, vol. 25, no. 2, pp. 416-427, 2015.

E. M. D. Silva, and F. C. A. Santos, “Análise do alinhamento da estratégia de produção com a estratégia competitiva na indústria moveleira,” Production, vol. 15, no. 2, pp. 286-299, 2005.

C. A. Corrêa, and H. L. Corrêa, “O processo de formação de estratégias de manufatura em empresas brasileiras de médio e pequeno porte,” Revista de Administração Contemporânea, vol. 15, no. 3, pp. 454-475, 2011.

D. Losonci, and K. Demeter, “Lean production and business performance: international empirical results,” Competitiveness Review: An International Business Journal, 2013.

G. L. Veiga, E. P. de Lima, and S. E. G. da Costa, “Uma discussão sobre o papel estratégico do Modelo de Produção Enxuta,” Sistemas & Gestão, vol. 3, no. 2, pp. 92-113, 2008.

C. F. J. Abe, and M. M. de Carvalho, “Alinhamento entre estratégia e critérios competitivos: um estudo em empresa do setor de bebidas,” Revista Produção Online, vol. 11, no. 1, 2011.

C. Karlsson, and P. Åhlström, “Assessing changes towards lean production,” International Journal of Operations & Production Management, 1996.

H. Katayama, and D. Bennett, “Lean production in a changing competitive world: a Japanese perspective,” International Journal of Operations & Production Management, 1996.

G. Yadav, S. Luthra, D. Huisingh, S. K. Mangla, B. E. Narkhede, and Y. Liu, “Development of a lean manufacturing framework to enhance its adoption within manufacturing companies in developing economies,” Journal of Cleaner Production, vol. 245, 2020.

A. D. Rymaszewska, “The challenges of lean manufacturing implementation in SMEs,” Benchmarking: An International Journal, 2014.

C. Sancha, F. Wiengarten, A. Longoni, and M. Pagell, “The moderating role of temporary work on the performance of lean manufacturing systems,” International Journal of Production Research, vol. 58, no. 14, pp. 4285-4305, 2020.

G. Yadav, S. Luthra, D. Huisingh, S. K. Mangla, B. E. Narkhede, and Y. Liu, “Development of a lean manufacturing framework to enhance its adoption within manufacturing companies in developing economies,” Journal of Cleaner Production, vol. 245, p. 118726, 2020.

B. Lyonnet, and R. Toscano, “Towards an adapted lean system–a push-pull manufacturing strategy,” Production Planning & Control, vol. 25, no. 4, pp. 346-354, 2014.

M. Ghobakhloo, and M. Fathi, “Corporate survival in Industry 4.0 era: the enabling role of lean-digitized manufacturing,” Journal of Manufacturing Technology Management, 2019.

A. M. Sanchez, and M. P. Perez, “Lean indicators and manufacturing strategies,” International Journal of Operations & Production Management, 2001.

A. Karim, and K. Arif‐Uz‐Zaman, “A methodology for effective implementation of lean strategies and its performance evaluation in manufacturing organizations,” Business Process Management Journal, 2013.

K. K. Boyer, and M. W. Lewis, “Competitive priorities: investigating the need for trade‐offs in operations strategy,” Production and operations management, vol. 11, no. 1, pp. 9-20, 2002.

L. Gaikwad, and V. Sunnapwar, “An integrated Lean, Green and Six Sigma strategies,” The TQM Journal, 2020.

S. R. Swenseth, and D. L. Olson, “Trade-offs in lean vs. outsourced supply chains,” International Journal of Production Research, vol. 54, no. 13, pp. 4065-4080, 2016.

A. B. L. S. Jabbour, and A. G. A. Filho, “Tendências da área de pesquisa em estratégia de produção,” Sistemas & Gestão, vol. 4, no. 3, pp. 238-262, 2009.

G. S. Costa, J. P. B. Neto, I. A. Vasconcelos, and M. F. Soares, “Aplicação de um modelo de avaliação de alinhamento estratégico em construtoras cearenses,” Ambiente Construído, vol. 13, no. 3, pp. 197-215, 2013.

K. P. Paranitharan, and D. Jeyathilagar, “An empirical validation of integrated manufacturing business excellence model,” The International Journal of Advanced Manufacturing Technology, vol. 92, no. 5-8, pp. 2569-2591, 2017.

F. Ciccullo, M. Pero, M. Caridi, J. Gosling, and L. Purvis, “Integrating the environmental and social sustainability pillars into the lean and agile supply chain management paradigms: A literature review and future research directions,” Journal of Cleaner Production, vol. 172, pp. 2336-2350, 2018.

A. Chiarini, V. Belvedere, and Alberto Grando, “Industry 4.0 strategies and technological developments. An exploratory research from Italian manufacturing companies,” Production Planning & Control, pp. 1-14, 2020.

T. H. Netland, and A. Aspelund, “Multi-plant improvement programmes: a literature review and research agenda,” International Journal of Operations & Production Management, 2014.

M. C. Arellano, C. Sancha, T. Netland, and C. G. Thomsen, “Manufacturing network integration and culture: an institution-based view,” Journal of Manufacturing Technology Management, 2020.

P. Jonsson, M. Johansson, R. Cagliano, F. Caniato, R. Golini, A. Longoni, and E. Micelotta, “The impact of country culture on the adoption of new forms of work organization,” International Journal of Operations & Production Management, 2011.

R. Cagliano, F. Caniato, A. Longoni, and G. Spina, “Alternative uses of temporary work and new forms of work organization,” Production Planning & Control, vol. 25, no. 9, pp. 762-782, 2014.

V. Hallavo, M. Kuula, and A. Putkiranta, “Evolution and effect of Lean bundles: a longitudinal study,” Benchmarking: An International Journal, 2018.

A. Longoni, R. Golini, and R. Cagliano, “The role of new forms of work organization in developing sustainability strategies in operations,” International Journal of Production Economics, vol. 147, pp. 147-160, 2014.

Downloads

Published

2021-02-18

How to Cite

Nunes, N. M., & Costa, C. A. (2021). Lean Manufacturing como Estratégia Competitiva de Produção. Scientia Cum Industria, 9(1), 24–29. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/scientiacumindustria/article/view/9408

Issue

Section

INDÚSTRIA 4.0 \ Lean