Desenvolvimento de jogos didáticos para o aprimoramento do raciocínio lógico e matemático voltado a construção de projetos arquitetônicos
DOI:
https://doi.org/10.18226/23185279.v9iss2p41Abstract
O ensino de matemática atrelada a lógica e ao raciocínio é um grande desafio para alunos de arquitetura e urbanismo pois, embora relevantes e obrigatórios para uma adequada formação profissional, a maioria dos estudantes apresentam extrema dificuldade e/ou desinteresse em seus conteúdos. Visando desenvolver uma melhor estratégia de aprendizagem, esta proposta teve como objetivo criar uma nova estratégia de ensino por meio da elaboração e emprego de um jogo didático capaz de instigar o raciocínio lógico e matemático voltado à execução de projetos arquitetônicos. Para tal, foi inicialmente aplicado um questionário para os alunos da disciplina de lógica e raciocínio do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) dos campi de Florianópolis e Balneário Camboriú. Em seguida, um jogo didático utilizando conceitos de sala de aula invertida e conteúdos matemáticos de nível médio e superior atrelados às aplicações práticas da futura vida profissional dos estudantes foi elaborado e aplicado. Os resultados obtidos demonstraram que 70% dos alunos relataram possuir dificuldade em matemática, sendo que 80% consideraram que os jogos didáticos podem ser uma alternativa viável para melhorar o aprendizado. Os resultados também demonstraram que o uso da metodologia de sala de aula invertida, associada aos jogos didáticos e a desafios matemáticos da futura vida profissional dos estudantes, podem se tornar ferramentas fundamentais para captar a atenção dos alunos, fato que pode contribuir para a aprendizagem e disseminação de conteúdos matemáticos e de raciocínio lógico considerados de maior complexidade.
References
R. Martins, 2017. Só 8% dos brasileiros dominam de fato português e matemática. Disponível em: https://exame.abril.com.br/brasil/so-8-dos-brasileiros-dominam-de-fato-portugues-e-matematica/. Acesso em 14 de fev. de 2020.
SAEB, 2017. Resultados finais das escolas no Saeb 2017. Disponível em: http://sistemasprovabrasil.inep.gov.br/provaBrasilResultados/. Acesso em 16 de jan. de 2020.
G. B. B. Barreto and A. M.T. de Freitas. Jogos educativos africanos da família mancala: um caminho para ensinar e aprender matemática. Laplage em Revista (Sorocaba), vol.2, no. 1, pp. 146-153, Jan.- Abr. 2016.
J. M. Scopel; G. L. Cavalli and L. Scur. Confecção de jogos com materiais alternativos como estratégia de ensino. Scientia Cum Industria, vol.4, no.4, pp. 216-218, Dez. 2016.
L. S. F. Barreto and N. M. Barbosa. Aplicativos gratuitos como ferramenta tecnológica no desenvolvimento do Cálculo Mental: uma metodologia lúdica para o Ensino Fundamental. Revista eletrônica de Matemática, vol.4, no. 1, pp. 115-131, Ag. 2018.
S. de Miranda. No Fascínio do jogo, a alegria de aprender. In: Ciência Hoje, v.28, 2001.
PISA, 2018. Programa internacional de avaliação dos estudantes do Brasil. Relatório Brasil no PISA 2018. Disponível em: http://download.inep.gov.br/acoes_internacionais/pisa/documentos/2019/relatorio_PISA_2018_preliminar.pdf. Acesso em 14 de fev. de 2020.
R. Silva and L. de A. Campos. Experimentos físicos na aula de matemática: reflexões sobre um Ateliê de Matemática no Ensino Fundamental. Revista Educar Mais, vol.4, no.1, pp. 57-75, Jan. 2020.
C. Carvalho, A. C. S. da Silva and E. F. C. Pessano. Jogos didáticos como instrumento de ensino-aprendizagem. Anais do 10º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNIPAMPA, vol.10, no. 1, pp. 1-3, Fev. 2020.
L. C. da C. Brito, A. P. A. Borges, C. de O. Borges, D. G. dos Santos, E. da P. Marciano and S. M. T. Nunes. Avaliação de um minicurso sobre o uso de jogos no ensino. Revista Brasileira de Pós-graduação, vol.8, no. 2, pp. 589, Mar. 2012.
T. Romio and S. C. M. Paiva. Kahoot e GoConqr: uso de jogos educacionais para o ensino da matemática. Scientia Cum Industria, vol.5, no. 2, pp. 90-94, Abr. 2017.
C. da S. Santana and D. J. G. Coutinho. O desafio de trabalhar os jogos matemáticos e a BNCC na era digital no ensino fundamental. Brazilian Journal of Development, vol.6, no.1, pp. 28-40, Jan. 2020.
A. F. da V. Machado, P. P. Cazetta, P. C. dos Santos, A. M. De O. Figueiredo, L. dos S. Sant'ana, N. A. da Silva Júnior, S. de F. E. Dutra and E. W. G. Clua. Uma proposta de jogo educacional 3D com questões didáticas. Simpósio brasileiro de informática na educação, vol.1, no. 1, pp. 620-629, Nov. 2011.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Scientia cum Industria
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de originalidade e cessão de direitos autorais
Declaro que o presente artigo é original, não está sendo tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional durante o processo de revisão. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à revista SCIENTIA CUM INDUSTRIA. Contudo, a reprodução total ou parcial impressa ou eletrônica pode ser feita desde que o autor comunique oficialmente à revista. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9610, de 19/02/1998).