Os Insetos e a Ciência na Escola: Estratégias de Ensino
Abstract
Os insetos formam um dos grupos mais diversificados da natureza desempenhando papéis fundamentais para a manutenção e o equilíbrio dos ecossistemas. As múltiplas formas, cores e comportamentos desses invertebrados sempre despertou no homem uma grande curiosidade. Dessa forma, os insetos podem ser usados nas escolas como ferramentas ou modelos em estratégias de ensino para trabalhar diversas áreas do conhecimento como: Zoologia, Ecologia, Etologia, Método Científico e muitas outras. O trabalho teve como objetivos organizar coleções entomológicas didáticas destinadas à escola e estruturar uma criação de insetos (estratégias de ensino). No decorrer das atividades de laboratório foram manipulados diferentes materiais entomológicos e identificadas as principais ordens de insetos (Coleoptera, Hemiptera, Hymenoptera, Lepidoptera, Orthoptera e outras). Para confecção das coleções foram utilizadas técnicas de montagem com o uso de alfinetes entomológicos. A espécie Cladomorphus phyllinus Gray (Phasmatodea: Phasmatidae) foi escolhida para a implementação da criação no laboratório de Entomologia. Esses insetos são popularmente conhecidos como bicho-pau (devido à similaridade do seu aspecto geral com fragmentos de madeira ou gravetos). A criação foi estruturada em uma gaiola de madeira adaptada com telas de náilon para ventilação, galhos para ambientar o recinto e bandeja de limpeza. A alimentação dos insetos foi realizada com folhas de goiabeira (Psidium guajava L.). As atividades desenvolvidas demonstraram que é necessário promover ações que possibilitem trazer ao aluno experiências de aprendizagem diferentes daquelas tradicionalmente utilizadas em sala de aula, como o contato direto com o objeto de estudo, interatividade e ambientes pedagogicamente estimulantes.
References
R. C. Brusca; G. J. Brusca. Invertebrados. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.
J. A. Rafael; G. A. R. Melo; C. J. B. Carvalho; S. A. Casari; R. Constantino. Insetos do Brasil: diversidade e taxonomia. Ribeirão Preto: Holos, 2012.
D. Leal; E. P. de Oliveira; J. K. da Silva; M. K. Bosso; W. dos S. D. C. Batista; F. M. L. Z. Böhm.; G. Y. S. Neves. Produção e divulgação de material didático-pedagógico sobre os insetos no ensino fundamental. Diálogos & Saberes, Mandaguari, vol. 7, n. 1, p. 99-107, 2011.
A. V. Almeida; L. S. T. Silva; R. L. Britto. Desenvolvimento do conteúdo sobre os insetos nos livros didáticos de ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, vol. 8, n. 1, 2008.
S. A. Pereira. Uma proposta de ensino de Entomologia no ensino médio na modalidade de educação de jovens e adultos com o uso de recursos audiovisuais - Dissertação (mestrado em ensino de ciências). Instituto de Ciências Biológicas/ Instituto de Química/ Instituto de Física. Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Z. J. Buzzi. Entomologia didática. Curitiba: Ed. da UFPR, 2010.
D. C. J. Santos; L. S. Souto. Coleção entomológica como ferramenta facilitadora para a aprendizagem de ciências no ensino fundamental. Scientia Plena, vol. 7, n. 5, 2011
L. M. Almeida; C. S. Ribeiro-Costa; L. Marinoni. Manual de coleta, conservação, montagem e identificação de insetos. Ribeirão Preto: Holos, 1998.
R. G. León; G. M. González; Á. T. Villacorta; C. del P. S. Rodríguez; F. C. Balam; Á. R. Góngora; J. C. Mejía. Aproximación y difusión de la Enfermedad de Chagas en dos comunidades de México por medio de colecciones entomológicas creadas con los estudiantes de primaria. Revista de educación em Biologia, vol. 18, n. 1, p. 79-87, 2015.
W. S. Azevedo Filho; A. Tolotti. Os insetos e a ciência na escola. Caxias do Sul: EDUCS, 2015.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de originalidade e cessão de direitos autorais
Declaro que o presente artigo é original, não está sendo tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional durante o processo de revisão. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à revista SCIENTIA CUM INDUSTRIA. Contudo, a reprodução total ou parcial impressa ou eletrônica pode ser feita desde que o autor comunique oficialmente à revista. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9610, de 19/02/1998).