Os Insetos e a Ciência na Escola: Estratégias de Ensino

Authors

  • Kétini Mafalda Sacon Baccin Universidade de Caxias do Sul
  • Wilson Sampaio Azevedo Filho Universidade de Caxias do Sul
  • Scheila de Avila e Silva Universidade de Caxias do Sul

Abstract

Os insetos formam um dos grupos mais diversificados da natureza desempenhando papéis fundamentais para a manutenção e o equilíbrio dos ecossistemas. As múltiplas formas, cores e comportamentos desses invertebrados sempre despertou no homem uma grande curiosidade. Dessa forma, os insetos podem ser usados nas escolas como ferramentas ou modelos em estratégias de ensino para trabalhar diversas áreas do conhecimento como: Zoologia, Ecologia, Etologia, Método Científico e muitas outras. O trabalho teve como objetivos organizar coleções entomológicas didáticas destinadas à escola e estruturar uma criação de insetos (estratégias de ensino). No decorrer das atividades de laboratório foram manipulados diferentes materiais entomológicos e identificadas as principais ordens de insetos (Coleoptera, Hemiptera, Hymenoptera, Lepidoptera, Orthoptera e outras). Para confecção das coleções foram utilizadas técnicas de montagem com o uso de alfinetes entomológicos. A espécie Cladomorphus phyllinus Gray (Phasmatodea: Phasmatidae) foi escolhida para a implementação da criação no laboratório de Entomologia. Esses insetos são popularmente conhecidos como bicho-pau (devido à similaridade do seu aspecto geral com fragmentos de madeira ou gravetos). A criação foi estruturada em uma gaiola de madeira adaptada com telas de náilon para ventilação, galhos para ambientar o recinto e bandeja de limpeza. A alimentação dos insetos foi realizada com folhas de goiabeira (Psidium guajava L.). As atividades desenvolvidas demonstraram que é necessário promover ações que possibilitem trazer ao aluno experiências de aprendizagem diferentes daquelas tradicionalmente utilizadas em sala de aula, como o contato direto com o objeto de estudo, interatividade e ambientes pedagogicamente estimulantes.

http://dx.doi.org/10.18226/23185279.v8iss3p13

Author Biographies

Kétini Mafalda Sacon Baccin, Universidade de Caxias do Sul

Graduanda do curso em Ciências Biológicas (Licenciatura) pela Universidade de Caxias do Sul. Atuou como bolsista no PIBID - Ciências Biológicas desde março de 2016 a junho de 2017. Bolsista no laboratório de melhoramento genético da EMBRAPA Uva e Vinho, no período de junho de 2015 a junho de 2018. Atualmente é bolsista BIC-UCS no Instituto de Saneamento Ambiental (ISAM). Tem experiência na área de biologia molecular, com ênfase no Banco Ativo de Germoplasma - Uva e, também possui experiência em métodos e estratégias de aprendizagem ativa em ciências e biologia. Voluntária do Projeto LABIC da UCS-CARVI, atua como iniciação científica voluntária no projeto ostracodas do laboratório de Macroinvertebrados Aquáticos da UCS-CARVI. Integrante do Diretório Acadêmico do curso de Ciências Biológicas CARVI-UCS nas gestões de 2016, 2017 2018 e 2019.

Wilson Sampaio Azevedo Filho, Universidade de Caxias do Sul

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999), mestrado em Biociências (Zoologia) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001), doutorado em Fitotecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004) e pós-doutorado pela Embrapa Uva e Vinho (2008). Título de especialista em Zoologia concedido pelo Conselho Regional de Biologia - 3ª Região (2013). Atualmente é professor/pesquisador da Universidade de Caxias do Sul e coordenador do Núcleo de Pesquisa - Biologia, controle, diversidade, morfologia e taxonomia de insetos. Colaborador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Universidade de São Paulo (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz). Desenvolve atividades na área de Educação e Popularização da Ciência.Tem experiência em Biologia Geral e Zoologia, com ênfase em Entomologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Cicadellidae e Cercopidae.

Scheila de Avila e Silva, Universidade de Caxias do Sul

Possui graduação em Gestão da Tecnologia da Informação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2014) e em Ciências Biológicas pela Universidade de Caxias do Sul (2004). A formação stricto sensu inclui mestrado em Computação Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2007) e doutorado em Biotecnologia pela Universidade de Caxias do Sul (2011). Atualmente é professora adjunta na Universidade de Caxias do Sul, nos níveis de graduação e pós-graduação. É membro do corpo docente Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia e do Programa de Pós-Graduação em Saúde Animal da UCS . Atua como pesquisadora do Núcleo de pesquisa em Bioinformática e coordena projetos de pesquisa no Laboratório de Biologia Computacional e Bioinformática. Possui experiência em análise de dados e integração de bases de dados biológicos, além da aplicação de técnicas de inteligência artificial em dados genômicos. Os atuais projetos de pesquisa estão relacionados ao problema de predição de promotores bacterianos e anotação genômica. Atua como revisora ad hoc de revistas internacionais e nacionais e como orientadora de alunos de inciação científica, graduação, especialização, mestrado e doutorado. É membro do Comitê Gestor da Comissão Especial de Sistemas de Informação (CE-SI) da Sociedade Brasileira de Computação e do corpo editorial da revista iSys.

References

R. C. Brusca; G. J. Brusca. Invertebrados. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.

J. A. Rafael; G. A. R. Melo; C. J. B. Carvalho; S. A. Casari; R. Constantino. Insetos do Brasil: diversidade e taxonomia. Ribeirão Preto: Holos, 2012.

D. Leal; E. P. de Oliveira; J. K. da Silva; M. K. Bosso; W. dos S. D. C. Batista; F. M. L. Z. Böhm.; G. Y. S. Neves. Produção e divulgação de material didático-pedagógico sobre os insetos no ensino fundamental. Diálogos & Saberes, Mandaguari, vol. 7, n. 1, p. 99-107, 2011.

A. V. Almeida; L. S. T. Silva; R. L. Britto. Desenvolvimento do conteúdo sobre os insetos nos livros didáticos de ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, vol. 8, n. 1, 2008.

S. A. Pereira. Uma proposta de ensino de Entomologia no ensino médio na modalidade de educação de jovens e adultos com o uso de recursos audiovisuais - Dissertação (mestrado em ensino de ciências). Instituto de Ciências Biológicas/ Instituto de Química/ Instituto de Física. Universidade de Brasília, Brasília, 2013.

Z. J. Buzzi. Entomologia didática. Curitiba: Ed. da UFPR, 2010.

D. C. J. Santos; L. S. Souto. Coleção entomológica como ferramenta facilitadora para a aprendizagem de ciências no ensino fundamental. Scientia Plena, vol. 7, n. 5, 2011

L. M. Almeida; C. S. Ribeiro-Costa; L. Marinoni. Manual de coleta, conservação, montagem e identificação de insetos. Ribeirão Preto: Holos, 1998.

R. G. León; G. M. González; Á. T. Villacorta; C. del P. S. Rodríguez; F. C. Balam; Á. R. Góngora; J. C. Mejía. Aproximación y difusión de la Enfermedad de Chagas en dos comunidades de México por medio de colecciones entomológicas creadas con los estudiantes de primaria. Revista de educación em Biologia, vol. 18, n. 1, p. 79-87, 2015.

W. S. Azevedo Filho; A. Tolotti. Os insetos e a ciência na escola. Caxias do Sul: EDUCS, 2015.

Downloads

Published

08/24/2020

How to Cite

Baccin, K. M. S., Azevedo Filho, W. S., & Silva, S. de A. e. (2020). Os Insetos e a Ciência na Escola: Estratégias de Ensino. Scientia Cum Industria, 8(3), 13–16. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/scientiacumindustria/article/view/8362

Issue

Section

Simpósio de Ensino de Ciências e Matemática da Serra Gaúcha