Dimensões teóricas e metodológicas para o Ensino de Ciências nos Anos Iniciais da Educação Básica na contemporaneidade
Abstract
A sociedade contemporânea é fortemente influenciada pelo conhecimento científico e tecnológico. Em função disso, importa refletir sobre as dimensões desta área do conhecimento e suas implicações na Educação Básica brasileira. Diante disso, este trabalho propôs, a partir de revisão bibliográfica, uma reflexão sobre as dimensões teóricas e metodológicas para o Ensino de Ciências. O trabalho consistiu em uma pesquisa qualitativa que, a partir de referências teóricas contemporâneas e contextualizadas, propõe um estudo exploratório sobre essas dimensões no Ensino de Ciências na Educação Básica. Assim, a investigação se concentrou, primeiramente, em elencar constructos que fundamentam os processos de ensino e aprendizagem em Ciências na atualidade e, em seguida, apresentar seus desdobramentos e implicações. Com este estudo foi possível identificar e dividir as dimensões teóricas e metodológicas para o ensino de Ciências em dois constructos: natureza do conhecimento e situações de ensino e aprendizagem. Partindo-se destes fundamentos foram elaboradas reflexões articuladas que visam abordar aspectos específicos do ensino e da aprendizagem de Ciências, nomeadamente, a Ciência, o conhecimento científico, a transposição didática, o senso crítico, o letramento científico, concepções sobre ensino e aprendizagem, as habilidades e competências, as estratégias de ensino, organização e objetivos de ensino. Por fim, este trabalho apresenta, portanto, dimensões teóricas e metodológicas para o ensino de Ciências na atualidade, organizadas em constructos que abordam, mas não esgotam, as discussões sobre as Ciências na Educação Básica.
References
Brasil. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.
Brasil. Ministério da Educação. Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1996.
Bondioli, A.C.C.V.; Vianna, S.C.G.; Salgado, Maria Helena Veloso. Metodologias ativas de Aprendizagem no Ensino de Ciências: práticas pedagógicas e autonomia discente. Caleidoscópio, v. 2, n. 10, p. 23-26, 2019.
Berk, A.; Rocha, M. O uso de recursos audiovisuais no ensino de ciências: uma análise em periódicos da área. Revista Contexto & Educação, v. 34, n. 107, p. 72-87, 2019.
Sasseron, L.H. Ensino de Ciências por Investigação e o Desenvolvimento de Práticas: Uma Mirada para a Base Nacional Comum Curricular. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, p. 1061-1085, 2018.
Deslauriers, J.; Kérisit, M. O delineamento de pesquisa qualitativa. In: Poupart, J. et al. (Orgs.) A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos (pp. 127-154). Petrópolis: Vozes, 2008.
Bogdan, R.; Sari, K. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto, 2010.
Lüdke, M.; André, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 2013.
Freitas, E.L. Alguns aspectos da linguagem científica. Sitientibus, n.12, p. 101-112, 1994.
Marconi, M.A.; Lakatos, E.M. Metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2004.
Chassot, A. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação, n. 22, p. 89-100, 2003.
Souza, C. A. et al. Cultura científica-tecnológica na educação básica. Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências, v.9, n.1, 2007.
Viecheneski, J.P.; Carletto, M. Por que e para quê ensinar ciências para crianças. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 6, n. 2, p.1-15, 2013.
Saviani, D. Sistema Nacional de Educação Articulado ao Plano Nacional De Educação. Revista Brasileira de Educação, v.5, n.44, p.380-412, 2010.
Krasilchik, M. O professor e o currículo das ciências. São Paulo: Edusp, 1987.
Hung, H.-T. Flipping the classroom for English language learners to foster active learning. Computer Assisted Language Learning, v. 28, n. 1, p.81-96, 2015.
Brockington, G.; Pietrocola, M. Serão as Regras da Transposição Didática Aplicáveis aos Conceitos de Física Moderna? Investigações em Ensino de Ciências, v. 10, n. 3, p. 387-404, 2016.
Chevallard, Y. La transposición didáctica: del saber sabio al saber enseñado. Argentina: La Pensée Sauvage, 1991.
Saviani, D. et al. Educação: do senso comum à consciência filosófica. São Paulo: Cortez, 1980.
Abeysekera, A.; Dawson, P. Motivation and cognitive load in the flipped classroom: definition, rationale and a call for research. Higher Education Research & Development, v. 34, n. 1, p. 1-14, 2015.
Cunha, R.B. Alfabetização científica ou letramento científico?: interesses envolvidos nas interpretações da noção de scientific literacy. Revista Brasileira de Educação, v. 22, n. 68, p. 169-186, 2017.
Candau, V.M. (Org.). Rumo a uma nova didática. Petrópolis: Vozes, 2003.
Delizoicov, N. C.; Slongo, I.I. P. O ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental: elementos para uma reflexão sobre a prática pedagógica. Série - Estudos - Periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB. Campo Grande, MS, n. 32, p. 205-221, 2011.
Silva, K.C.D. A formação no curso de pedagogia para o ensino de ciências nas séries iniciais. 2005. 222 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2005.
Bordenave, J.D.; Pereira, A. M. Estratégias de ensino-aprendizagem. Petrópolis: Vozes, 2015.
Camargo, F.F.; Daros, T.M. A sala de aula inovadora – estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Porto Alegre: Penso, 2018.
Azevedo, M. C. P. S. Ensino por investigação: probleatizando as atividades em sala de aula. In: Ensino de Ciências unindo a pesquisa e a prática, 2004.
Vickery, A. Aprendizagem ativa nos anos iniciais do ensino fundamental. Porto Alegre: Penso Editora, 2016.
Pacheco, Décio. A experimentação no ensino de ciências. Ciência & Ensino, v. 2, n. 1, 2006.
Munford, D.; Lima, M.C.C. Ensinar ciências por investigação: em quê estamos de acordo? Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 9, n. 1, p. 89-111, 2007.
Soares, M.C. et al. O ensino de ciências por meio da ludicidade: alternativas pedagógicas para uma prática interdisciplinar. Revista Ciências & Ideias, v. 5, n. 1, p. 83-105, 2014.
Borges, R.M.R.; Lima, V.M.R. Tendências contemporâneas do ensino de Biologia no Brasil. Revista electrónica de Enseñanza de las Ciências, v. 6, n. 1, p. 165-175, 2007.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de originalidade e cessão de direitos autorais
Declaro que o presente artigo é original, não está sendo tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional durante o processo de revisão. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à revista SCIENTIA CUM INDUSTRIA. Contudo, a reprodução total ou parcial impressa ou eletrônica pode ser feita desde que o autor comunique oficialmente à revista. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9610, de 19/02/1998).