Dimensões teóricas e metodológicas para o Ensino de Ciências nos Anos Iniciais da Educação Básica na contemporaneidade

Authors

  • Roberta Dall Agnese da Costa Docente Colaboradora do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática - UCS Pós-doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática - UCS Membro do Núcleo de Pesquisas em Tecnologias Digitais no Ensino de Ciências - ULBRA

Abstract

A sociedade contemporânea é fortemente influenciada pelo conhecimento científico e tecnológico. Em função disso, importa refletir sobre as dimensões desta área do conhecimento e suas implicações na Educação Básica brasileira. Diante disso, este trabalho propôs, a partir de revisão bibliográfica, uma reflexão sobre as dimensões teóricas e metodológicas para o Ensino de Ciências. O trabalho consistiu em uma pesquisa qualitativa que, a partir de referências teóricas contemporâneas e contextualizadas, propõe um estudo exploratório sobre essas dimensões no Ensino de Ciências na Educação Básica. Assim, a investigação se concentrou, primeiramente, em elencar constructos que fundamentam os processos de ensino e aprendizagem em Ciências na atualidade e, em seguida, apresentar seus desdobramentos e implicações. Com este estudo foi possível identificar e dividir as dimensões teóricas e metodológicas para o ensino de Ciências em dois constructos: natureza do conhecimento e situações de ensino e aprendizagem. Partindo-se destes fundamentos foram elaboradas reflexões articuladas que visam abordar aspectos específicos do ensino e da aprendizagem de Ciências, nomeadamente, a Ciência, o conhecimento científico, a transposição didática, o senso crítico, o letramento científico, concepções sobre ensino e aprendizagem, as habilidades e competências, as estratégias de ensino, organização e objetivos de ensino. Por fim, este trabalho apresenta, portanto, dimensões teóricas e metodológicas para o ensino de Ciências na atualidade, organizadas em constructos que abordam, mas não esgotam, as discussões sobre as Ciências na Educação Básica.

 

http://dx.doi.org/10.18226/23185279.v7iss1p49

References

Brasil. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.

Brasil. Ministério da Educação. Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1996.

Bondioli, A.C.C.V.; Vianna, S.C.G.; Salgado, Maria Helena Veloso. Metodologias ativas de Aprendizagem no Ensino de Ciências: práticas pedagógicas e autonomia discente. Caleidoscópio, v. 2, n. 10, p. 23-26, 2019.

Berk, A.; Rocha, M. O uso de recursos audiovisuais no ensino de ciências: uma análise em periódicos da área. Revista Contexto & Educação, v. 34, n. 107, p. 72-87, 2019.

Sasseron, L.H. Ensino de Ciências por Investigação e o Desenvolvimento de Práticas: Uma Mirada para a Base Nacional Comum Curricular. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, p. 1061-1085, 2018.

Deslauriers, J.; Kérisit, M. O delineamento de pesquisa qualitativa. In: Poupart, J. et al. (Orgs.) A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos (pp. 127-154). Petrópolis: Vozes, 2008.

Bogdan, R.; Sari, K. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto, 2010.

Lüdke, M.; André, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 2013.

Freitas, E.L. Alguns aspectos da linguagem científica. Sitientibus, n.12, p. 101-112, 1994.

Marconi, M.A.; Lakatos, E.M. Metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2004.

Chassot, A. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação, n. 22, p. 89-100, 2003.

Souza, C. A. et al. Cultura científica-tecnológica na educação básica. Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências, v.9, n.1, 2007.

Viecheneski, J.P.; Carletto, M. Por que e para quê ensinar ciências para crianças. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 6, n. 2, p.1-15, 2013.

Saviani, D. Sistema Nacional de Educação Articulado ao Plano Nacional De Educação. Revista Brasileira de Educação, v.5, n.44, p.380-412, 2010.

Krasilchik, M. O professor e o currículo das ciências. São Paulo: Edusp, 1987.

Hung, H.-T. Flipping the classroom for English language learners to foster active learning. Computer Assisted Language Learning, v. 28, n. 1, p.81-96, 2015.

Brockington, G.; Pietrocola, M. Serão as Regras da Transposição Didática Aplicáveis aos Conceitos de Física Moderna? Investigações em Ensino de Ciências, v. 10, n. 3, p. 387-404, 2016.

Chevallard, Y. La transposición didáctica: del saber sabio al saber enseñado. Argentina: La Pensée Sauvage, 1991.

Saviani, D. et al. Educação: do senso comum à consciência filosófica. São Paulo: Cortez, 1980.

Abeysekera, A.; Dawson, P. Motivation and cognitive load in the flipped classroom: definition, rationale and a call for research. Higher Education Research & Development, v. 34, n. 1, p. 1-14, 2015.

Cunha, R.B. Alfabetização científica ou letramento científico?: interesses envolvidos nas interpretações da noção de scientific literacy. Revista Brasileira de Educação, v. 22, n. 68, p. 169-186, 2017.

Candau, V.M. (Org.). Rumo a uma nova didática. Petrópolis: Vozes, 2003.

Delizoicov, N. C.; Slongo, I.I. P. O ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental: elementos para uma reflexão sobre a prática pedagógica. Série - Estudos - Periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB. Campo Grande, MS, n. 32, p. 205-221, 2011.

Silva, K.C.D. A formação no curso de pedagogia para o ensino de ciências nas séries iniciais. 2005. 222 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2005.

Bordenave, J.D.; Pereira, A. M. Estratégias de ensino-aprendizagem. Petrópolis: Vozes, 2015.

Camargo, F.F.; Daros, T.M. A sala de aula inovadora – estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Porto Alegre: Penso, 2018.

Azevedo, M. C. P. S. Ensino por investigação: probleatizando as atividades em sala de aula. In: Ensino de Ciências unindo a pesquisa e a prática, 2004.

Vickery, A. Aprendizagem ativa nos anos iniciais do ensino fundamental. Porto Alegre: Penso Editora, 2016.

Pacheco, Décio. A experimentação no ensino de ciências. Ciência & Ensino, v. 2, n. 1, 2006.

Munford, D.; Lima, M.C.C. Ensinar ciências por investigação: em quê estamos de acordo? Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 9, n. 1, p. 89-111, 2007.

Soares, M.C. et al. O ensino de ciências por meio da ludicidade: alternativas pedagógicas para uma prática interdisciplinar. Revista Ciências & Ideias, v. 5, n. 1, p. 83-105, 2014.

Borges, R.M.R.; Lima, V.M.R. Tendências contemporâneas do ensino de Biologia no Brasil. Revista electrónica de Enseñanza de las Ciências, v. 6, n. 1, p. 165-175, 2007.

Downloads

Published

06/23/2019

How to Cite

Costa, R. D. A. da. (2019). Dimensões teóricas e metodológicas para o Ensino de Ciências nos Anos Iniciais da Educação Básica na contemporaneidade. Scientia Cum Industria, 7(1), 49–52. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/scientiacumindustria/article/view/7001

Issue

Section

Simpósio de Ensino de Ciências e Matemática da Serra Gaúcha