Atividade de Introdução aos Estudos de Física e Química

Authors

  • Débora Peruchin

Abstract

Este artigo apresenta um relato de experiência de uma atividade pedagógica realizada com duas turmas de 9º ano da E.M.E.F. José Protázio Soares de Souza, na disciplina Ciências da Natureza. A atividade teve o objetivo de envolver os estudantes na compreensão do que é estudado pelas áreas de Física e Química, introduzidas no 9º ano do Ensino Fundamental e aprofundadas durante o Ensino Médio. Em grupos, os estudantes precisaram desembaralhar palavras para organizá-las corretamente em uma frase, definindo o que a Física e a Química estudam. Após a organização da frase e compreensão de seu significado, cada grupo deveria procurar e recortar imagens de revistas, de maneira que representassem o estudo das áreas citadas e ilustrassem um cartaz a ser elaborado. Posteriormente, as turmas colocaram os cartazes em exposição no pátio da escola e cada grupo assumiu a tarefa de explicar aos demais colegas o que foi aprendido, relacionando as imagens escolhidas ao estudo de Física e Química. A professora auxiliou nas explicações e nas demais tarefas, mas a participação ativa dos estudantes permaneceu constantemente em destaque. As turmas se envolveram em todas as etapas, demonstrando interesse e curiosidade. Com o sucesso da atividade, constatou-se que a mesma se constitui em uma proposta relevante para promover a aprendizagem dos estudantes, podendo ser adaptada para outros níveis e áreas do conhecimento.

 

http://dx.doi.org/10.18226/23185279.v7iss1p22

Author Biography

Débora Peruchin

Doutoranda em Educação, Universidade de Caxias do Sul (UCS), Bolsista de Pós-Graduação BPG-UCS. Mestre em Educação e Graduada em Licenciatura em Matemática, UCS. Professora de Matemática e Ciências na rede municipal de Caxias do Sul.

References

INEP. Inclusão de Ciências no Saeb: documento básico. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2013.

PROJETO ARARIBÁ: Ciências 9º ano. 4 ed. São Paulo: Moderna, 2014.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental: Ciências Naturais. Brasília: Ministério da Educação, 1998.

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. Referenciais da Educação da Rede Municipal de Ensino de Caxias do Sul: Caderno 3: Planos de Trabalho: Ciências do 6º ao 9º ano. Caxias do Sul, RS: Prefeitura de Caxias do Sul, Secretaria Municipal de Educação, 2010.

VYGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.

PERUCHIN, Débora. Aspectos emocionais no processo de aprendizagem de Matemática. 2017. 142 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2017.

STOLTZ, Tania. Vygotsky e a perspectiva histórico-cultural. In: STOLTZ, Tania. As perspectivas construtivista e histórico-cultural na educação escolar. Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 51-70.

Downloads

Published

04/22/2019

How to Cite

Peruchin, D. (2019). Atividade de Introdução aos Estudos de Física e Química. Scientia Cum Industria, 7(1), 22–26. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/scientiacumindustria/article/view/6984

Issue

Section

Simpósio de Ensino de Ciências e Matemática da Serra Gaúcha