Atividade de Introdução aos Estudos de Física e Química
Abstract
Este artigo apresenta um relato de experiência de uma atividade pedagógica realizada com duas turmas de 9º ano da E.M.E.F. José Protázio Soares de Souza, na disciplina Ciências da Natureza. A atividade teve o objetivo de envolver os estudantes na compreensão do que é estudado pelas áreas de Física e Química, introduzidas no 9º ano do Ensino Fundamental e aprofundadas durante o Ensino Médio. Em grupos, os estudantes precisaram desembaralhar palavras para organizá-las corretamente em uma frase, definindo o que a Física e a Química estudam. Após a organização da frase e compreensão de seu significado, cada grupo deveria procurar e recortar imagens de revistas, de maneira que representassem o estudo das áreas citadas e ilustrassem um cartaz a ser elaborado. Posteriormente, as turmas colocaram os cartazes em exposição no pátio da escola e cada grupo assumiu a tarefa de explicar aos demais colegas o que foi aprendido, relacionando as imagens escolhidas ao estudo de Física e Química. A professora auxiliou nas explicações e nas demais tarefas, mas a participação ativa dos estudantes permaneceu constantemente em destaque. As turmas se envolveram em todas as etapas, demonstrando interesse e curiosidade. Com o sucesso da atividade, constatou-se que a mesma se constitui em uma proposta relevante para promover a aprendizagem dos estudantes, podendo ser adaptada para outros níveis e áreas do conhecimento.
References
INEP. Inclusão de Ciências no Saeb: documento básico. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2013.
PROJETO ARARIBÁ: Ciências 9º ano. 4 ed. São Paulo: Moderna, 2014.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental: Ciências Naturais. Brasília: Ministério da Educação, 1998.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. Referenciais da Educação da Rede Municipal de Ensino de Caxias do Sul: Caderno 3: Planos de Trabalho: Ciências do 6º ao 9º ano. Caxias do Sul, RS: Prefeitura de Caxias do Sul, Secretaria Municipal de Educação, 2010.
VYGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.
PERUCHIN, Débora. Aspectos emocionais no processo de aprendizagem de Matemática. 2017. 142 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2017.
STOLTZ, Tania. Vygotsky e a perspectiva histórico-cultural. In: STOLTZ, Tania. As perspectivas construtivista e histórico-cultural na educação escolar. Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 51-70.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de originalidade e cessão de direitos autorais
Declaro que o presente artigo é original, não está sendo tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional durante o processo de revisão. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à revista SCIENTIA CUM INDUSTRIA. Contudo, a reprodução total ou parcial impressa ou eletrônica pode ser feita desde que o autor comunique oficialmente à revista. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9610, de 19/02/1998).