Avaliação da Qualidade em Educação na África Austral: análise dos principais modelos

Authors

  • Amâncio Maurício Xavier Rêgo Universidade Pedagógica Delegação de Manica.

DOI:

https://doi.org/10.18226/23185279.v7iss3p44

Abstract

A avaliação da educação constitui um fator importante para a melhoria da qualidade de educação nas nossas escolas e para uma avaliação eficaz é necessário que os avaliadores tenham domínio de procedimentos do modelo de avaliação conveniente para essa melhoria. O presente artigo é uma revisão de literatura, o seu objetivo básico foi de analisar os principais modelos de avaliação da qualidade em educação. Assim, neste artigo são comparados, sob vários aspetos, os modelos de avaliação normativo, criterial e integrado, dentre os aspetos de comparação evidenciam-se o objeto de avaliação, o conteúdo de avaliação, os avaliadores, a utilidade de avaliação, o significado de qualidade da educação e a metodologia de avaliação em cada modelo. Os referenciais bibliográficos consultados, especialmente as produções literárias de Azevedo (2005) e Rodrigues e Ferrão (2008), permitiram determinar esses modelos e compreender as suas diferenças fundamentais. Com este estudo compreendemos ainda que o modelo de avaliação da qualidade de educação predominante em Moçambique e outros países da África Austral é o modelo normativo, este é um modelo reducionista, que se preocupa apenas pelo alcance da excelência nos resultados e desempenho da escola e prestação de contas, diferentemente do modelo integrado voltado para a melhoria da qualidade de educação e da vida dos cidadãos na comunidade.

 

http://dx.doi.org/10.18226/23185279.v7iss3p44

Author Biography

Amâncio Maurício Xavier Rêgo, Universidade Pedagógica Delegação de Manica.

Mestre em Gestão e Administração da Educação pela Universidade Católica de Moçambique. Professor convidado da disciplina de ‘Avaliação da Qualidade em Educação’ no curso de Ciências de Educação do Departamento de Ciências de Educação e Psicologia da Universidade Pedagógica Delegação de Manica.

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Published

2019-07-16

How to Cite

Rêgo, A. M. X. (2019). Avaliação da Qualidade em Educação na África Austral: análise dos principais modelos. Scientia Cum Industria, 7(3), 44–55. https://doi.org/10.18226/23185279.v7iss3p44

Issue

Section

Review Articles In Science, Education and Engineering