Avaliação da Qualidade em Educação na África Austral: análise dos principais modelos

Authors

  • Amâncio Maurício Xavier Rêgo Universidade Pedagógica Delegação de Manica.

DOI:

https://doi.org/10.18226/23185279.v7iss3p44

Abstract

A avaliação da educação constitui um fator importante para a melhoria da qualidade de educação nas nossas escolas e para uma avaliação eficaz é necessário que os avaliadores tenham domínio de procedimentos do modelo de avaliação conveniente para essa melhoria. O presente artigo é uma revisão de literatura, o seu objetivo básico foi de analisar os principais modelos de avaliação da qualidade em educação. Assim, neste artigo são comparados, sob vários aspetos, os modelos de avaliação normativo, criterial e integrado, dentre os aspetos de comparação evidenciam-se o objeto de avaliação, o conteúdo de avaliação, os avaliadores, a utilidade de avaliação, o significado de qualidade da educação e a metodologia de avaliação em cada modelo. Os referenciais bibliográficos consultados, especialmente as produções literárias de Azevedo (2005) e Rodrigues e Ferrão (2008), permitiram determinar esses modelos e compreender as suas diferenças fundamentais. Com este estudo compreendemos ainda que o modelo de avaliação da qualidade de educação predominante em Moçambique e outros países da África Austral é o modelo normativo, este é um modelo reducionista, que se preocupa apenas pelo alcance da excelência nos resultados e desempenho da escola e prestação de contas, diferentemente do modelo integrado voltado para a melhoria da qualidade de educação e da vida dos cidadãos na comunidade.

 

http://dx.doi.org/10.18226/23185279.v7iss3p44

Author Biography

Amâncio Maurício Xavier Rêgo, Universidade Pedagógica Delegação de Manica.

Mestre em Gestão e Administração da Educação pela Universidade Católica de Moçambique. Professor convidado da disciplina de ‘Avaliação da Qualidade em Educação’ no curso de Ciências de Educação do Departamento de Ciências de Educação e Psicologia da Universidade Pedagógica Delegação de Manica.

References

Azevedo, J.M. Estudo Avaliação das Escolas: Fundamentar Modelos e Operacionalizar Processos. 2005.

UNESCO. Sistemas Nacionais de Avaliação da aprendizagem na África Subsaariana: Compartilhamento dos Conhecimentos e Avaliação das Necessidades Ateliê Regional, Relatório Final, Dakar – Senegal, 6-8 Dezembro 2017.

Dias, N.F.C.; Melão, N.F.R. Avaliação e qualidade: dois conceitos indissociáveis na gestão escolar, Tékhne-Revista de Estudos Politécnicos. nº 12, 193-214, 2009.

Ferrão, L.B. Rodrigues, M.C. Formação pedagógica de formadores – manual prático lidel, Lisboa: Edições técnicas LDA, 2008.

Rego, A.M.X. Educação: conceitos, finalidades e modalidades, Scientia cum Industria 6(1) (2018) 38-47.

Aranha, M.L.A. Filosofia da educação moderna, 2ª ed., 1990.

Soares, J.F. Avaliação da qualidade da educação escolar brasileira, Editora FGV, 2009.

Przybylsky, E. O supervisor escolar em ação, Porto Alegre, 1ª ed., 1976.

Bris, M.M. Organización y planificación integral de centros educación infantil, primaria y secundaria, Editorial Escuola Espanola, 1996.

Quintas, S.F.; Muñoz, A.R. Proyecto pedagogico – diseño y practica, España, 2ª edición, 1988.

MINED (Ministério de Educação). Manual dos padrões e indicadores de qualidade para a escola primária. Maputo, 2014.

IGE (Inspecção Geral da Educação). Avaliação integrada das escolas: ensino secundário – roteiro, Lisboa, 2ª ed., 5ºv, 2002.

D. Carreira, A.L.S. Souza, Indicadores da qualidade na educação – relações raciais na escola, São Paulo: Ação Educativa, 1ª ed., 2013.

Azevedo, R.; Fernandes, E.; Lourenço, H.; Barbosa, J.; Silva, J.M.; Costa, L.; Nunes, P.S. Projectos educativos: elaboração, monitorização e avaliação – guião de apoio, Portugal Agência Nacional para a Qualificação IP, 1ª ed., 2011.

Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Venda Nova do Imigrante. Avaliação Institucional: indicadores de qualidade na educação. Venda Nova do Imigrante ES, 2016.

Pacheco, J.A. Políticas de avaliação e qualidade da educação. Uma análise crítica no contexto da avaliação externa de escolas, em Portugal, Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior 19(2) (2014) 1982-5765.

Chuieire, M.S.F. Concepções sobre a avaliação escolar, Estudos em avaliação educacional 19(39) (2008) 49-64.

Cushway, B.; Lodge, D. Organizações planeamento e comportamento, Clássica editora, 1998.

Rocha, J.A.O. Gestão da qualidade. Aplicação aos serviços públicos. Escola Editora, 2ª ed., 2011.

Gervilla, Á. Proyecto educativo de carácter curricular, Editorial Español, 2ª edición, 1988.

Formosinho, J.; Fernandes, A.S.; Machado, J.; Ferreira, F.I. Administração da educação: lógicas burocráticas e lógicas de mediação, Lisboa, 1ª ed., 2005.

Sousa, M.J.; Duarte, T.; Sanches, P.G.; Gomes, J. Gestão de recursos humanos métodos e práticas, Lisboa: Lidel – edições técnicas, ida, 8ª ed., 2011.

Lemmer, E. Educação contemporânea – questões e tendências globais, Texto Editores, 1ª ed., 2006.

MINED (Ministério de Educação). Plano estratégico da educação 2012 – 2016. Maputo, 2012.

Downloads

Published

07/16/2019

How to Cite

Rêgo, A. M. X. (2019). Avaliação da Qualidade em Educação na África Austral: análise dos principais modelos. Scientia Cum Industria, 7(3), 44–55. https://doi.org/10.18226/23185279.v7iss3p44

Issue

Section

Review Articles In Science, Education and Engineering