EDUCAÇÃO: conceitos, finalidades e modalidades
DOI:
https://doi.org/10.18226/23185279.v6iss1p38Abstract
O objectivo deste artigo foi analisar as diferentes concepções e modalidades de educação. O artigo apresenta as características de três principais concepções de educação, a concepção conductista, a psico – cognitiva e a sócio – cognitiva, bem como as características das modalidades de educação, nomeadamente, educação formal, não – formal e informal. A metodologia adoptada é de cunho qualitativo e exploratório, porque realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobretudo nas obras de Aranha [1], Gago [2], Gervilla [3], Gohn [4], Ocaña[5], Rodrigues e Ferrão [6] e Saviani[7, 8]. Esta pesquisa pode facilitar na compreensão das concepções e modalidades de educação, portanto, o presente texto é importante para estudantes e profissionais da área de educação que procuram entender as diferenças existentes entre as principais concepções de educação e também as modalidades de educação.
References
M.L. de Arruda Aranha, Filosofia da educação, Moderna, 2000.
M. GAGO, Pluralidade de olhares: construtivismo e multiperspectiva no processo de aprendizagem, Lisboa: Pensar a educação, (2012).
Á. Gervilla, Proyecto educativo de carácter curricular, Magisterio, 1985.
M. da Glória Gohn, Educação não-formal, participação da sociedade civil e estruturas colegiadas nas escolas, Rio de Janeiro: Revista Ensaio-Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 14 (2006) 11-25.
A.L. Ortiz Ocaña, Modelos Pedagógicos: Hacia una escuela del desarrollo integral, Barranquilla: Monografías, (2005).
L. FERRÃO, M. RODRIGUES, Formação Pedagógica de Formadores. Manual prático lidel, in, Lisboa: Lidel–Edições Técnicas, 2000.
D. Saviani, Pedagogia: o espaço da educação na universidade, Cadernos de pesquisa, 37 (2013) 99-134.
S. Dermeval, As teorias da educação e o problema da marginalidade na América Latina, Cadernos de Pesquisa, (1982) 8-18.
S.F. Quintas, A.R. Muñoz, Proyecto pedagógico: diseño y práctica, Copistería de la Escuela Universitaria de EGB, 1986.
C.E.S. Vianna, Evolução histórica do conceito de educação e os objetivos constitucionais da educação brasileira, Janus, 3 (2008).
M. Gómez Hurtado, N.R. Polanía González, Estilos de enseñanza y modelos pedagógicos. Un estudio con profesores del Programa de Ingeniería Financiera de la Universidad Piloto de Colombia, in, http://repository.lasalle.edu.co/bitstream/handle/10185/1667/T85.08%20G586e.pdf, 2008.
J. Delors, F. Chung, B. Geremek, W. Gorham, A. Kornhauser, M. Manley, M.P. Quero, M.-A. Savané, K. Singh, R. Stavenhagen, Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI, ______. Educação um tesouro a descobrir, 6 (1996).
M.T. Teixeira, M.F. Reis, A organização do espaço em sala de aula e as suas implicações na aprendizagem cooperativa, Revista Meta: Avaliação, 4 (2012) 162-187.
I.G. Nérici, Introdução à supervisão escolar, 5 ed., Editora Atlas S.A, São Paulo, 1990.
M.d.G.A. Cascais, A.F. Terán, Educação formal, informal e não formal na educação em ciências, Ciência em Tela. Rio de Janeiro, 7 (2014) 1-10.
M. Gadotti, A questão da educação formal/não-formal, Sion: Institut Internacional des Droits de 1º Enfant, (2005) 1-11.
E. Lemmer, Educação contemporânea: questões e tendências globais, Maputo: Texto Editora, (2006).
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 Scientia cum Industria
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de originalidade e cessão de direitos autorais
Declaro que o presente artigo é original, não está sendo tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional durante o processo de revisão. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à revista SCIENTIA CUM INDUSTRIA. Contudo, a reprodução total ou parcial impressa ou eletrônica pode ser feita desde que o autor comunique oficialmente à revista. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9610, de 19/02/1998).