EDUCAÇÃO: conceitos, finalidades e modalidades

Authors

  • Amancio Mauricio Xavier Rego Universidade Pedagógica de Moçambique - Delegação de Manica

DOI:

https://doi.org/10.18226/23185279.v6iss1p38

Abstract

O objectivo deste artigo foi analisar as diferentes concepções e modalidades de educação. O artigo apresenta as características de três principais concepções de educação, a concepção conductista, a psico – cognitiva e a sócio – cognitiva, bem como as características das modalidades de educação, nomeadamente, educação formal, não – formal e informal. A metodologia adoptada é de cunho qualitativo e exploratório, porque realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobretudo nas obras de Aranha [1], Gago [2], Gervilla [3], Gohn [4], Ocaña[5], Rodrigues e Ferrão [6] e Saviani[7, 8]. Esta pesquisa pode facilitar na compreensão das concepções e modalidades de educação, portanto, o presente texto é importante para estudantes e profissionais da área de educação que procuram entender as diferenças existentes entre as principais concepções de educação e também as modalidades de educação.

 

http://dx.doi.org/10.18226/23185279.v6iss1p38

Author Biography

Amancio Mauricio Xavier Rego, Universidade Pedagógica de Moçambique - Delegação de Manica

Mestre em Gestao e Administracao da Educacao pela Universidade Catolica de Mocambique.

Professor convidado da cadeira de Correntes Contemporaneas da educacao no curso de Ciencias de Educacao do Departamento de Ciencias de Educacao e Psicologia na Universidade Pedagogica de Mocambique.

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Published

2018-02-10

How to Cite

Rego, A. M. X. (2018). EDUCAÇÃO: conceitos, finalidades e modalidades. Scientia Cum Industria, 6(1), 38–47. https://doi.org/10.18226/23185279.v6iss1p38

Issue

Section

Review Articles In Science, Education and Engineering