EDUCAÇÃO: conceitos, finalidades e modalidades

Authors

  • Amancio Mauricio Xavier Rego Universidade Pedagógica de Moçambique - Delegação de Manica

DOI:

https://doi.org/10.18226/23185279.v6iss1p38

Abstract

O objectivo deste artigo foi analisar as diferentes concepções e modalidades de educação. O artigo apresenta as características de três principais concepções de educação, a concepção conductista, a psico – cognitiva e a sócio – cognitiva, bem como as características das modalidades de educação, nomeadamente, educação formal, não – formal e informal. A metodologia adoptada é de cunho qualitativo e exploratório, porque realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobretudo nas obras de Aranha [1], Gago [2], Gervilla [3], Gohn [4], Ocaña[5], Rodrigues e Ferrão [6] e Saviani[7, 8]. Esta pesquisa pode facilitar na compreensão das concepções e modalidades de educação, portanto, o presente texto é importante para estudantes e profissionais da área de educação que procuram entender as diferenças existentes entre as principais concepções de educação e também as modalidades de educação.

 

http://dx.doi.org/10.18226/23185279.v6iss1p38

Author Biography

Amancio Mauricio Xavier Rego, Universidade Pedagógica de Moçambique - Delegação de Manica

Mestre em Gestao e Administracao da Educacao pela Universidade Catolica de Mocambique.

Professor convidado da cadeira de Correntes Contemporaneas da educacao no curso de Ciencias de Educacao do Departamento de Ciencias de Educacao e Psicologia na Universidade Pedagogica de Mocambique.

References

M.L. de Arruda Aranha, Filosofia da educação, Moderna, 2000.

M. GAGO, Pluralidade de olhares: construtivismo e multiperspectiva no processo de aprendizagem, Lisboa: Pensar a educação, (2012).

Á. Gervilla, Proyecto educativo de carácter curricular, Magisterio, 1985.

M. da Glória Gohn, Educação não-formal, participação da sociedade civil e estruturas colegiadas nas escolas, Rio de Janeiro: Revista Ensaio-Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 14 (2006) 11-25.

A.L. Ortiz Ocaña, Modelos Pedagógicos: Hacia una escuela del desarrollo integral, Barranquilla: Monografías, (2005).

L. FERRÃO, M. RODRIGUES, Formação Pedagógica de Formadores. Manual prático lidel, in, Lisboa: Lidel–Edições Técnicas, 2000.

D. Saviani, Pedagogia: o espaço da educação na universidade, Cadernos de pesquisa, 37 (2013) 99-134.

S. Dermeval, As teorias da educação e o problema da marginalidade na América Latina, Cadernos de Pesquisa, (1982) 8-18.

S.F. Quintas, A.R. Muñoz, Proyecto pedagógico: diseño y práctica, Copistería de la Escuela Universitaria de EGB, 1986.

C.E.S. Vianna, Evolução histórica do conceito de educação e os objetivos constitucionais da educação brasileira, Janus, 3 (2008).

M. Gómez Hurtado, N.R. Polanía González, Estilos de enseñanza y modelos pedagógicos. Un estudio con profesores del Programa de Ingeniería Financiera de la Universidad Piloto de Colombia, in, http://repository.lasalle.edu.co/bitstream/handle/10185/1667/T85.08%20G586e.pdf, 2008.

J. Delors, F. Chung, B. Geremek, W. Gorham, A. Kornhauser, M. Manley, M.P. Quero, M.-A. Savané, K. Singh, R. Stavenhagen, Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI, ______. Educação um tesouro a descobrir, 6 (1996).

M.T. Teixeira, M.F. Reis, A organização do espaço em sala de aula e as suas implicações na aprendizagem cooperativa, Revista Meta: Avaliação, 4 (2012) 162-187.

I.G. Nérici, Introdução à supervisão escolar, 5 ed., Editora Atlas S.A, São Paulo, 1990.

M.d.G.A. Cascais, A.F. Terán, Educação formal, informal e não formal na educação em ciências, Ciência em Tela. Rio de Janeiro, 7 (2014) 1-10.

M. Gadotti, A questão da educação formal/não-formal, Sion: Institut Internacional des Droits de 1º Enfant, (2005) 1-11.

E. Lemmer, Educação contemporânea: questões e tendências globais, Maputo: Texto Editora, (2006).

Downloads

Published

02/10/2018

How to Cite

Rego, A. M. X. (2018). EDUCAÇÃO: conceitos, finalidades e modalidades. Scientia Cum Industria, 6(1), 38–47. https://doi.org/10.18226/23185279.v6iss1p38

Issue

Section

Review Articles In Science, Education and Engineering