Etapas De Construção De Uma Ilha Interdisciplinar De Racionalidade Sobre Alimentação Saudável
Abstract
O presente artigo tece uma reflexão sobre a interdisciplinaridade no contexto escolar e apresenta etapas de construção de uma Ilha Interdisciplinar de Racionalidade (IIR), à luz de Fourez (1994), e estratégias aplicáveis em cada uma das etapas que a compõe. A temática social é a “Alimentação saudável – o perigo do consumo excessivo de sal” em nível de ensino fundamental, na disciplina de Ciência, com o intuito de promover a alfabetização científica e mudança de hábitos visando uma melhoria na qualidade de vida, possibilitando a autonomia, o domínio e a comunicação dos estudantes.
References
BRASIL. ministério da saúde. Secretaria de atenção à saúde. Departamento de atenção Básica. Guia alimentar para a população brasileira / ministério da saúde, secretaria de atenção à saúde, epartamento de atenção Básica. – 2. ed. – Brasília : ministério da saúde, 2014.
http://portal.mec.gov.br, cesso em 21 de junho de 2016.
FOUREZ, G. Alfabetización científica y tecnológica: acerca de las finalidades de la enseñanza de las ciencias. Buenos Aires: Colihue, 2005.
FOUREZ, G. Alfabétisation scientifique et tecnique. Essai sur les finalités de l’enseignement des sciences. Belgique: De Boeck Université, 1994.
FOUREZ, G. Comunicação proferida em francês no 13º Congrès International de l’Association mondiale des sciences de l’education (AMSE) intitulada Fondements épistémologiques pour l’Interdisciplinarité. Tradução manuscrita por Vera Brandão. Université de Sherbrooke. Québec, Canadá. 2000.
MASETTO, M. DIDÁTICA: A Aula como Centro, 3ºEd. São Paulo: FTD, 1996.
HOFFMANN, Jussara. Avaliar para promover setas do caminho. Porto Alegre: Mediação, 2011
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de originalidade e cessão de direitos autorais
Declaro que o presente artigo é original, não está sendo tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional durante o processo de revisão. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à revista SCIENTIA CUM INDUSTRIA. Contudo, a reprodução total ou parcial impressa ou eletrônica pode ser feita desde que o autor comunique oficialmente à revista. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9610, de 19/02/1998).