Clube de Ciências: ambiente interativo facilitador da aprendizagem

Authors

  • Daniela Boff Universidade de Caxias do Sul
  • Ismael de Lima
  • Karen Caon

Abstract

Na educação contemporânea o aperfeiçoamento do ensino de ciências está caracterizado pela necessidade do currículo escolar responder as inovações do avanço do conhecimento científico, estimulando a autonomia e a participação ativa do aluno em seu processo de ensino- aprendizagem. A investigação científica é caracterizada pela exploração do método de tentativa e erro, onde o papel dos professores é ajudar a desenvolvê-las, para a medida que amadurece, os alunos possam explorar o mundo de um modo mais sistemático, organizado e significativo. Com a finalidade de aumentar a qualidade geral do desenvolvimento dos alunos na investigação científica, a proposta de criação de um Clube de Ciências tem como objetivo aprimorar os conteúdos trabalhados em sala de aula, através de situações problemas que permitam ao estudante desenvolver conteúdos atitudinais, procedimentais e conceituais. Com o intuito de proporcionar aos alunos um espaço interativo que desperte a curiosidade estabelecendo sentido e fundamentação aos ensinamentos das ciências exatas e naturais e para a aplicabilidade da teoria na solução de problemas reais.

 

http://dx.doi.org/10.18226/23185279.v4iss4p191

References

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio). Brasília: MEC, 2000.

DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. 8. ed.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular –MEC. Brasília, DF, 2015.

BARCELOS, Nora Ney Santos. JACOBUCCI, Giuliano Buza. JACOBUCCI, Daniela Franco Carvalho.Quando o cotidiano pede espaço na escola, o projeto da feira de ciências "Vida em Sociedade" se concretiza", Ciência & Educação, v. 16, n. 1, p. 2015-233, 2010. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.

ZABALA, Antoni. A Prática Educativa: Como Ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Downloads

Published

2017-03-08

How to Cite

Boff, D., Lima, I. de, & Caon, K. (2017). Clube de Ciências: ambiente interativo facilitador da aprendizagem. Scientia Cum Industria, 4(4), 191–193. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/scientiacumindustria/article/view/4892

Issue

Section

Simpósio de Ensino de Ciências e Matemática da Serra Gaúcha