Clube de Ciências: ambiente interativo facilitador da aprendizagem
Abstract
Na educação contemporânea o aperfeiçoamento do ensino de ciências está caracterizado pela necessidade do currículo escolar responder as inovações do avanço do conhecimento científico, estimulando a autonomia e a participação ativa do aluno em seu processo de ensino- aprendizagem. A investigação científica é caracterizada pela exploração do método de tentativa e erro, onde o papel dos professores é ajudar a desenvolvê-las, para a medida que amadurece, os alunos possam explorar o mundo de um modo mais sistemático, organizado e significativo. Com a finalidade de aumentar a qualidade geral do desenvolvimento dos alunos na investigação científica, a proposta de criação de um Clube de Ciências tem como objetivo aprimorar os conteúdos trabalhados em sala de aula, através de situações problemas que permitam ao estudante desenvolver conteúdos atitudinais, procedimentais e conceituais. Com o intuito de proporcionar aos alunos um espaço interativo que desperte a curiosidade estabelecendo sentido e fundamentação aos ensinamentos das ciências exatas e naturais e para a aplicabilidade da teoria na solução de problemas reais.
References
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio). Brasília: MEC, 2000.
DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. 8. ed.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular –MEC. Brasília, DF, 2015.
BARCELOS, Nora Ney Santos. JACOBUCCI, Giuliano Buza. JACOBUCCI, Daniela Franco Carvalho.Quando o cotidiano pede espaço na escola, o projeto da feira de ciências "Vida em Sociedade" se concretiza", Ciência & Educação, v. 16, n. 1, p. 2015-233, 2010. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.
ZABALA, Antoni. A Prática Educativa: Como Ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de originalidade e cessão de direitos autorais
Declaro que o presente artigo é original, não está sendo tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional durante o processo de revisão. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à revista SCIENTIA CUM INDUSTRIA. Contudo, a reprodução total ou parcial impressa ou eletrônica pode ser feita desde que o autor comunique oficialmente à revista. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9610, de 19/02/1998).