Jogos como Recurso Didático - Pedagógico para o Ensino de Biologia

Authors

  • Igor Araújo de Souza Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT http://orcid.org/0000-0002-9226-7321
  • Tarcísio Renan Pereira Sousa Resende Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso- SEDUC-MT.

Abstract

O ensino de Biologia, assim como de outras ciências naturais, é um desafio, pois as terminologias e conceitos complexos e, muitas vezes, não condizem com da realidade do aluno na sala de aula. Por isso, devido à falta de metodologias capazes de estimular o educando a buscar o entendimento e a compreensão sobre o conteúdo abordado em sala, cada vez mais, é comum encontrar, no âmbito escolar, alunos desmotivados aos estudos. A complexidade de termos e conceitos abordados na disciplina de Biologia exige, de certa forma, que os professores inovem seus métodos de ensino. Diante disso, é imprescindível à inserção de matérias pedagógicos capazes de contribuir para o sucesso do processo de ensino e aprendizagem, de maneira dinâmica, criativa e atrativa. Cabe ressaltar que, as atividades devem ter como finalidade promover a cooperatividade entre os educandos, além de reforçar os conteúdos aplicados. Desta forma, diante a necessidade de busca por metodologias inovadoras, o presente trabalho tem por objetivo descrever a confecção de um jogo pedagógico como recurso didático para o ensino de Biologia, utilizando materiais de baixo custo e, ainda, pode ser adaptado para outras disciplinas. Além disso, a partir da leitura de trabalhos que abordam essa temática, pode-se constatar que os jogos didáticos apresentam inúmeras contribuições para o desenvolvimento escolar do aluno, tornando- os mais cooperativos e ativos no processo de enino-aprendizagem. Portanto, os jogos didáticos contribuem para o amadurecimento cognitivo e, assim sendo, torna-se uma prática pedagógica indispensável para a construção do conhecimento dos educandos.

 

http://dx.doi.org/10.18226/23185279.v4iss4p181

Author Biographies

Igor Araújo de Souza, Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT

Acadêmico do Curso Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT.

Tarcísio Renan Pereira Sousa Resende, Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso- SEDUC-MT.

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado de Mato Grosso -UNEMAT. Docente do Ensino Básico da rede pública de ensino do Estado de Mato Grosso.

References

Paulo Nunes de Almeida, Educação lúdica: Técnica e Jogos Pedagógicos, Loyola, 11 edition, 2003.

Tizuko Morchida Kishimoto, O Jogo e a educação infantil, Pioneira Thomson Learning, 3 edition, 1994.

Johan Huizinga, Homo ludens: o jogo como elemento da cultura, Perspectiva, 4 edition, 2008.

Paulo Nunes de Almeida, Dinâmica lúdica: jogos pedagógicos, Loyola,6 edition,1984.

Rodney Cezar Albuquerque, Antônio Carlos Miranda, Ricardo Esteves Kneipp. “Promovendo o ensino-aprendizagem de educação ambiental no Ensino Fundamental com jogos baseados em ferramentas educacionais,” Renote Revista Novas Tecnologias na Educação, vol.6, pp.1-8, 02 2008.

Liliana Maria Passerino, Avaliação de jogos educativos computadorizados, Taller Internacional de Software Educativo, 5 edition, 1998.

Rafael Rieder, Elisângela Mara Zanelatto, Jacques Duílio Brancher, “Observação e análise da aplicação de jogos educacionais bidimencianais em um ambiente aberto,” Journal of Computer Science, vol.4, no. 2, pp. 63, Jun. 2005.

Jean Piaget, Aprendizagem e conhecimento, Freitas Bastos, 9 edition, 1974.

Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria do Ensino Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais para o ensino fundamental-Ciencias naturais. Brasilia: MEC/SEMTEC, 1996.

Myriam Krasilchik, Prática de Ensino de Biologia, USP, 4 edition, 2004.

Hylio Lagana Fernandes, “Um naturalista na sala de aula,” Ciência & Ensino, vol.5, pp.1-3, 05 1998.

Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio. Brasília: Ministério da Educação, 1999.

Simão Dias Vasconcelos, Emanuel Souto, “O livro didático de ciências no Ensino Fundamental- proposta de critérios para análise do conteúdo zoológico,” Ciência & Educação, vol.9, pp. 94-104, 01 2003.

Jacqueline Peixoto Neves, Luciana Maria Lunardi Campos ,Marcello Guimarães Simões, “Jogos como recurso didático para o ensino de conceitos paleontológicos básicos aos estudantes do ensino fundamenta,” Terr@ Plural, vol.2, pp.103-114, 02 2008.

Downloads

Published

03/08/2017

How to Cite

Souza, I. A. de, & Resende, T. R. P. S. (2017). Jogos como Recurso Didático - Pedagógico para o Ensino de Biologia. Scientia Cum Industria, 4(4), 181–183. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/scientiacumindustria/article/view/4888

Issue

Section

Simpósio de Ensino de Ciências e Matemática da Serra Gaúcha