Participação da Família no Contexto da Escola Ciclada

Authors

  • Tarcísio Renan Pereira Sousa Resende Seduc-MT- Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso http://orcid.org/0000-0002-2914-3107
  • Igor Araújo de Souza Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT.

Abstract

A família é a base educacional de um indivíduo e, portanto, influencia e contribui diretamente no seu processo de formação e construção da individualidade. Nesse contexto, na escola ciclada, por se basear na teoria sociointeracionista, os aspectos familiares são de grande importância, pois é o primeiro contato do sujeito. Logo, este trabalho teve como objetivo avaliar e discutir a participação da família no âmbito escolar. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, fundamentada na pesquisa de campo, realizada em uma escola pública. Para coleta de dados, além da pesquisa bibliográfica, utilizou-se um questionário semiestruturado, aplicado a pais e professores. Após a análise dos dados, constatou-se que a família não participa de maneira satisfatória do cotidiano escolar do aluno, e consequentemente, não reivindica da escola resultados positivos, no que se refere ao processo de ensino-aprendizagem. Deste modo, verificou-se, ainda, a necessidade em criar políticas públicas educacionais que garantam, de certa forma, a presença da família no cotidiano escolar do aluno, contribuindo, assim, para o processo de ensino-aprendizagem.

 

http://dx.doi.org/10.18226/23185279.v4iss4p248

Author Biographies

Tarcísio Renan Pereira Sousa Resende, Seduc-MT- Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado de Mato Grosso. Docente do ensino básico da rede estadual de ensino do Estado de Mato Grosso.

Igor Araújo de Souza, Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT.

Aluno do curso Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado de Mato Grosso.

References

Philippe Perrenoud, A prática reflexiva no ofício do professor: profissionalização e razão pedagógica, Artmed, 1 edition, 2002.

Maria Lúcia Lemme Weiss, Psicopedagogia clínica: uma visão diagnóstica dos problemas de aprendizagem escolar, DP&A, 14 edition, 1989.

Ana Matias Diogo, Famílias e escolaridade, Colibri, 1 edition, 1998.

Risolene Pereira Reis, “Mundo Jovem”, n. 373, Fev. 2007, 6 p.

]Maria Cristina Lopes de Almeida Amazonas, Prisciany Ramos Damasceno, Luisa de Marilak de Souza Terto, Renata Raimundo da Silva, “Arranjos familiares de crianças de camadas populares,” Psicologia em Estudo, vol.8, pp. 11-20, n.spe, 2003.

Philippe Aries, História social da criança e da família, LTC, 2 edition, 1981.

Antônio Pinheiro de Castro, Sociologia geral, Atlas, 1 edition, 2000.

Gerson Heidrich, “ O direito de aprender, ”Revista Nova Escola/ Guia do Ensino Fundamental de 9 anos, vol.2, no. 225 pp., Abr. 2009.

Carlos Rodrigues Brandão, O que é educação?, Brasiliense, 1 edition, 2007.

Geraldo Romanelli, “Famílias de classes populares: socialização e identidade masculina,” Cadernos de Pesquisa NEP, vol.3, pp. 25-34, 01,02 1997.

Maria Cândida Moraes, Paradigma Educacional Emergente, Papyrus, 13 edition, 1997.

Luis Fernando Nobre, Terapia familiar: uma visão sistêmica, Rocco, 1 edition, 1987.

Gerson Marinho Falcão, Psicologia da aprendizagem, Ática, 1 edition, 2007.

Pérsio Santos de Oliveira, Introdução à sociologia da educação, Ática, 3 edition, 2003.

Kurt Kreppner, “The child and the family: Interdependence in developmental pathways Psicologia,” Teoria e Pesquisa, vol.16, pp. 11-22, 01 2000.

Vitor Henrique Paro, Qualidade de ensino, a contribuição dos pais, Xamã, 1 edition, 1997

Paulo Meksenas, Sociologia, Calçadense, 2 edition, 1994

Paulo Freire, Pedagogia da autonomia: Saberes necessários a prática educativa, Paz e Terra, 11 edition, 1999.

Downloads

Published

03/08/2017

How to Cite

Resende, T. R. P. S., & Souza, I. A. de. (2017). Participação da Família no Contexto da Escola Ciclada. Scientia Cum Industria, 4(4), 248–251. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/scientiacumindustria/article/view/4887

Issue

Section

Simpósio de Ensino de Ciências e Matemática da Serra Gaúcha