Aplicação da teoria de Piaget na aprendizagem de química através da criação de paródias musicais
DOI:
https://doi.org/10.18226/23185279.e241317Keywords:
Ensino de Química, Piaget, Estágios do Desenvolvimento, MúsicaAbstract
Este trabalho explora a aplicação da teoria de Piaget, um psicólogo do desenvolvimento, na integração da música ao ensino de química para melhorar a compreensão de conceitos químicos mais complexos. Piaget sugere que as crianças passam por estágios específicos de desenvolvimento cognitivo, que afetam como elas entendem conceitos abstratos, como os encontrados em química e música. Nesta perspectiva, a proposta é utilizar abordagens interdisciplinares, unindo química e música, para captar melhor a atenção dos alunos e facilitar o aprendizado, especialmente em um contexto onde é difícil manter o foco dos estudantes. O estudo apresenta uma proposta pedagógica fundamentada em Piaget que usa estratégias de aprendizagem ativa na qual os alunos, divididos em grupos, são desafiados a criar paródias musicais que expliquem princípios de conceitos de química orgânica, como Hidrocarbonetos, Álcool, Amina, Cetona, Éster e Ácidos Carboxílicos. Essa abordagem visa não apenas atrair o interesse dos educandos, mas também promover um aprendizado significativo, utilizando a música como ferramenta para representar e consolidar os conhecimentos químicos. Em suma, o trabalho propõe que a teoria de Piaget pode fornecer um embasamento teórico valioso para melhorar práticas educativas ao integrar a música como um recurso didático na sala de aula, tornando o ensino de química mais acessível e atrativo para diferentes faixas etárias.
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Copyright (c) 2024 Fabiane Mascarello, Juliano Farenzena
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