Gincana do conhecimento: Mathiavo

Authors

  • Rafaela Monego Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre João Schiavo, Caxias do Sul, RS
  • Fernando Menegat Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre João Schiavo, Caxias do Sul, RS
  • Maria Aparecida Turella Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre João Schiavo, Caxias do Sul, RS

Abstract

O objetivo deste trabalho é tornar a matemática mais prazerosa e interessante para o estudante com a contribuição de atividades lúdicas voltadas ao desenvolvimento do raciocínio lógico, interdisciplinar, contextualizadas e voltadas ao cotidiano na interdisciplinaridade, ressaltando o valor desta disciplina, ensinada de forma concreta, na prática pedagógica. Neste trabalho analisaremos a importância do uso de jogos e objetos concretos como recurso didático e metodologia de ensino que é cada vez mais utilizada pelos professores desta área, porém, para ensinar desta forma, devemos antes aprender a ensinar. O uso destas ferramentas alinhadas ao dia a dia do estudante e de forma interdisciplinar, se torna indispensável e eficaz cada vez mais cedo na vida escolar, como um meio do estudante abstrair a matemática e atingir uma transformação da realidade na sociedade em que vivemos.

http://dx.doi.org/10.18226/23185279.v10iss1p1

Author Biography

Rafaela Monego, Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre João Schiavo, Caxias do Sul, RS

É bacharel em física e doutor pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realizou pós-doutorado no Florida Institute of Technology e na University of North Carolina, campus Chapel Hill. Atualmente, é professor adjunto da Universidade de Caxias do Sul e membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Atua na área de Ensino de Ciências, Física e Astronomia, desenvolve atividades (oficinas, cursos, etc) em ambientes formais e não formais dedicadas ao ensino, em ações de divulgação e popularização da ciência e coordena o planetário móvel da Universidade de Caxias do Sul. Também tem experiência na área de astronomia, com ênfase em astrofísica estelar e observações astronômicas, em particular no estudo da estrutura e evolução de estrelas anãs brancas e estrelas variáveis.

References

M. A. S. Franco, Práticas pedagógicas de ensinar-aprender: por entre resistências e resignações. 2015. Disponível em: Acesso em: 06 de mar. 2017.

S. A. Gallo, Filosofia e seu Ensino: conceito e transversalidade. Rio de Janeiro: Ethica, v. 13, p. 17-35, 2006.

C. Gauthier and M. A. Tardif, Pedagogia: teorias e práticas da Antiguidade aos nossos dias. Petrópolis: Editora Vozes, 2010.

J. Borin, Jogos e resolução de problemas: uma estratégia para as aulas de matemática. São Paulo – SP: IME-USP, 1996.

Brasil, Parâmetros curriculares nacionais: Matemática. Brasília: MEC /SEF, 1998.

L. S. Vygotsky, A formação social da mente. Martins Fontes. São Paulo, 1989.

Paraná. Diretrizes Curriculares para o Ensino de Ciências. Secretaria Estadual de Educação. Curitiba: SEED, 2008.

T. M. Kishimoto, et al. O brincar e suas teorias. São Paulo: Pioneira Thomson Learnirng, 2002.

Downloads

Published

12/25/2022

How to Cite

Monego, R., Menegat, F., & Turella, M. A. (2022). Gincana do conhecimento: Mathiavo. Scientia Cum Industria, 10(1), 1–7. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/scientiacumindustria/article/view/11235

Issue

Section

Simpósio de Ensino de Ciências e Matemática da Serra Gaúcha