Gincana do conhecimento: Mathiavo
Abstract
O objetivo deste trabalho é tornar a matemática mais prazerosa e interessante para o estudante com a contribuição de atividades lúdicas voltadas ao desenvolvimento do raciocínio lógico, interdisciplinar, contextualizadas e voltadas ao cotidiano na interdisciplinaridade, ressaltando o valor desta disciplina, ensinada de forma concreta, na prática pedagógica. Neste trabalho analisaremos a importância do uso de jogos e objetos concretos como recurso didático e metodologia de ensino que é cada vez mais utilizada pelos professores desta área, porém, para ensinar desta forma, devemos antes aprender a ensinar. O uso destas ferramentas alinhadas ao dia a dia do estudante e de forma interdisciplinar, se torna indispensável e eficaz cada vez mais cedo na vida escolar, como um meio do estudante abstrair a matemática e atingir uma transformação da realidade na sociedade em que vivemos.
References
M. A. S. Franco, Práticas pedagógicas de ensinar-aprender: por entre resistências e resignações. 2015. Disponível em: Acesso em: 06 de mar. 2017.
S. A. Gallo, Filosofia e seu Ensino: conceito e transversalidade. Rio de Janeiro: Ethica, v. 13, p. 17-35, 2006.
C. Gauthier and M. A. Tardif, Pedagogia: teorias e práticas da Antiguidade aos nossos dias. Petrópolis: Editora Vozes, 2010.
J. Borin, Jogos e resolução de problemas: uma estratégia para as aulas de matemática. São Paulo – SP: IME-USP, 1996.
Brasil, Parâmetros curriculares nacionais: Matemática. Brasília: MEC /SEF, 1998.
L. S. Vygotsky, A formação social da mente. Martins Fontes. São Paulo, 1989.
Paraná. Diretrizes Curriculares para o Ensino de Ciências. Secretaria Estadual de Educação. Curitiba: SEED, 2008.
T. M. Kishimoto, et al. O brincar e suas teorias. São Paulo: Pioneira Thomson Learnirng, 2002.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de originalidade e cessão de direitos autorais
Declaro que o presente artigo é original, não está sendo tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional durante o processo de revisão. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à revista SCIENTIA CUM INDUSTRIA. Contudo, a reprodução total ou parcial impressa ou eletrônica pode ser feita desde que o autor comunique oficialmente à revista. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9610, de 19/02/1998).