Marie Curie e a radioatividade: uma proposta interdisciplinar para o Ensino Médio

Authors

  • Joana Valim Becker Escola Municipal de Ensino Fundamental Aparados da Serra, São José dos Ausentes, RS; Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECiMa, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS.
  • Natália Bolfe Colégio Estadual Henrique Emílio Meyer, Caxias do Sul, RS; Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECiMa, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS.
  • Rita Daniela Dieterich dos Santos Colégio Sagrado Coração de Jesus, Bento Gonçalves, RS; Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECiMa, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS

Abstract

Propostas de ações interdisciplinares no contexto escolar visam práticas pedagógicas que promovam a integração mais de uma área de conhecimento ou componentes curriculares, com intuito de facilitar a aprendizagem dos estudantes, desenvolvendo habilidades e competências importantes para sua formação integral. Inicialmente, apresenta-se o conceito de interdisciplinaridade, com base na literatura, a fim de instigar os docentes a criarem novas e desafiadoras oportunidades de aprendizagem que envolvam mais de um componente curricular. Nesta perspectiva, o presente artigo apresenta uma proposta de ação pedagógica que pode ser implementada no Ensino Médio, integrando os componentes curriculares de Biologia, Física e Matemática, destacando competências e habilidades previstas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A proposta, portanto, tem por objetivo propor uma ação interdisciplinar escolar que tem como ponto de partida a exibição do filme “Radioactive”. A partir de então, por meio da estratégia “Unidades Didáticas Integradas” são abordados nas disciplinas envolvidas na proposta os conceitos de radiação, espectro eletromagnético, efeitos biológicos, evolução e de gráficos e tabelas. Espera-se que uma ação educativa à luz da interdisciplinaridade possa auxiliar os estudantes na compreensão de que os fenômenos naturais são na sua essência eventos que integram os diversos saberes escolares e, com isso, mostrando a unidade dos conceitos abordados nas disciplinas e favorecendo o desenvolvimento das aprendizagens essenciais. Conclui-se, então, que o planejamento de propostas interdisciplinares implementadas por meio de unidades didáticas integradas favorece a construção de experiências nos processos de ensino e de aprendizagem das Ciências da Natureza e da Matemática.

http://dx.doi.org/10.18226/23185279.v9iss3p15

Author Biography

Joana Valim Becker, Escola Municipal de Ensino Fundamental Aparados da Serra, São José dos Ausentes, RS; Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECiMa, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS.

É bacharel em física e doutor pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realizou pós-doutorado no Florida Institute of Technology e na University of North Carolina, campus Chapel Hill. Atualmente, é professor adjunto da Universidade de Caxias do Sul e membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Atua na área de Ensino de Ciências, Física e Astronomia, desenvolve atividades (oficinas, cursos, etc) em ambientes formais e não formais dedicadas ao ensino, em ações de divulgação e popularização da ciência e coordena o planetário móvel da Universidade de Caxias do Sul. Também tem experiência na área de astronomia, com ênfase em astrofísica estelar e observações astronômicas, em particular no estudo da estrutura e evolução de estrelas anãs brancas e estrelas variáveis.

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Published

12/20/2021

How to Cite

Becker, J. V., Bolfe, N., & dos Santos, R. D. D. (2021). Marie Curie e a radioatividade: uma proposta interdisciplinar para o Ensino Médio. Scientia Cum Industria, 9(3), 15–19. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/scientiacumindustria/article/view/10580

Issue

Section

Simpósio de Ensino de Ciências e Matemática da Serra Gaúcha