Marie Curie e a radioatividade: uma proposta interdisciplinar para o Ensino Médio
Abstract
Propostas de ações interdisciplinares no contexto escolar visam práticas pedagógicas que promovam a integração mais de uma área de conhecimento ou componentes curriculares, com intuito de facilitar a aprendizagem dos estudantes, desenvolvendo habilidades e competências importantes para sua formação integral. Inicialmente, apresenta-se o conceito de interdisciplinaridade, com base na literatura, a fim de instigar os docentes a criarem novas e desafiadoras oportunidades de aprendizagem que envolvam mais de um componente curricular. Nesta perspectiva, o presente artigo apresenta uma proposta de ação pedagógica que pode ser implementada no Ensino Médio, integrando os componentes curriculares de Biologia, Física e Matemática, destacando competências e habilidades previstas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A proposta, portanto, tem por objetivo propor uma ação interdisciplinar escolar que tem como ponto de partida a exibição do filme “Radioactive”. A partir de então, por meio da estratégia “Unidades Didáticas Integradas” são abordados nas disciplinas envolvidas na proposta os conceitos de radiação, espectro eletromagnético, efeitos biológicos, evolução e de gráficos e tabelas. Espera-se que uma ação educativa à luz da interdisciplinaridade possa auxiliar os estudantes na compreensão de que os fenômenos naturais são na sua essência eventos que integram os diversos saberes escolares e, com isso, mostrando a unidade dos conceitos abordados nas disciplinas e favorecendo o desenvolvimento das aprendizagens essenciais. Conclui-se, então, que o planejamento de propostas interdisciplinares implementadas por meio de unidades didáticas integradas favorece a construção de experiências nos processos de ensino e de aprendizagem das Ciências da Natureza e da Matemática.
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