Experiências cruzadas no diálogo entre Turismo e História: relatos de aventuras dentro e fora de sala de aula
Palavras-chave:
Ensino de Turismo, História e Memória, Patrimônio afetivo universitário, Autobiografia.Resumo
RESUMO
Este ensaio propõe, nesse momento de pandemia de Covid-19, um olhar introspectivo, a fim de refletir sobre a saudade do contato presencial com os alunos e acessar experiências marcantes que compõem a minha memória de professora universitária de Turismo e de História e dos entrelaçamentos que essas áreas possibilitam. Para isso, fiz uso com liberdade do método da pesquisa-ação e de entrevistas com estudantes que passaram pelas disciplinas que leciono, em busca de depoimentos de momentos inesquecíveis de nossos encontros. Como resultado desse exercício que põe em revista 15 anos de atividade de docência no Turismo, comemorados em plena pandemia, são elaboradas memórias que possibilitam uma autorreflexão e tomada de consciência sobre esse patrimônio pessoal e sobre o saber fazer em Turismo. O trabalho é concluído com uma proposta: a produção de escritas de si de professores e alunos dos cursos de Turismo como contribuição à formação de um patrimônio afetivo universitário e de uma memória do turismo brasileiro, por uma via pouco acessada: a memória biográfica.
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