Experiências cruzadas no diálogo entre Turismo e História: relatos de aventuras dentro e fora de sala de aula

Autores

  • Valeria LIma Guimarães Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

Ensino de Turismo, História e Memória, Patrimônio afetivo universitário, Autobiografia.

Resumo

RESUMO

Este ensaio propõe, nesse momento de pandemia de Covid-19, um olhar introspectivo, a fim de refletir sobre a saudade do contato presencial com os alunos e acessar experiências marcantes que compõem a minha memória de professora universitária de Turismo e de História e dos entrelaçamentos que essas áreas possibilitam. Para isso, fiz uso com liberdade do método da pesquisa-ação e de entrevistas com estudantes que passaram pelas disciplinas que leciono, em busca de depoimentos de momentos inesquecíveis de nossos encontros. Como resultado desse exercício que põe em revista 15 anos de atividade de docência no Turismo, comemorados em plena pandemia, são elaboradas memórias que possibilitam uma autorreflexão e tomada de consciência sobre esse patrimônio pessoal e sobre o saber fazer em Turismo. O trabalho é concluído com uma proposta: a produção de escritas de si de professores e alunos dos cursos de Turismo como contribuição à formação de um patrimônio afetivo universitário e de uma memória do turismo brasileiro, por uma via pouco acessada: a memória biográfica.

Biografia do Autor

Valeria LIma Guimarães, Universidade Federal Fluminense

Professora da Faculdade de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal Fluminense

Referências

Bezerra, A. K. A, & Souza, M. L. G. de. (2008). A escola como patrimônio: um recurso para estudo da história local. Anais... XIII Simpósio de História. ANPUH-PB. Link

Biblioteca Nacional. (2022). Histórico. Link

Biblioteca Nacional. (2022). Um túnel entre o Rio e Niterói. Link

Borges, V. L. B., & Cavalcante, P. (2017). Turismo no Centro da cidade do Rio de Janeiro: A Praça da República e as viagens de VLT no tempo dos aplicativos para celulares. Anais... II Seminário Nacional de Turismo e Cultura. Fundação Casa de Rui Barbosa (pp. 129-145). Link

Cultura Niterói. (2022). Teatro Municipal de Niterói. Link

Escritório do Livro. (2022). As riquíssimas horas do Duque de Berry – um Livro de Horas. Link

Figueiredo, O. M. (2015). Turismo e lazer em cemitérios: algumas considerações. Cultur –Revista de Cultura e Turismo, 9(1), 125-142. Link

Giucci, G. (2004). A vida cultural do automóvel. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.

Del Puerto, C. B. (2016). Turismo em Cemitério: o cemitério como patrimônio e atrativo turístico, considerando a trama morte e vida nas necrópoles. Dissertação, Mestrado em Turismo e Hospitalidade, Universidade de Caxias do Sul, Brasil.

Hallbwachs, M. (2013). A memória coletiva. São Paulo: Centauro.

Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional - IPHAN. (2010).

Carta dos jardins históricos brasileiros dita Carta de Juiz de Fora. Link

Machado, J. T. (2011). Patrimônio universitário: tempo-espaço como fomentador de histórias e identidades na CEU-UFSM-RS. Anais... 35º Encontro Anual da ANPOCS. Link

Picheth, S. F., Cassandre, M. P., & Thiollent, M. J. M. (2016). Analisando a pesquisa-ação à luz dos princípios intervencionistas: um olhar comparativo. Educação, 39 (n. esp. supl.), s3-s13. Link

Pinheiro, T. R. (2015). Turismo Étnico e a construção das fronteiras étnicas: O caso do Quilombo do Campinho da Independência, Paraty (RJ). Dissertação, Mestrado em Memória Social, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil.

Queridos Para Sempre. Famosos no Cemitério São João Batista. Link

Segala, L., & Calvão, L. (2003). Bandas d´Além: almanaque de educação patrimonial. Niterói: PROEX, Fundação Euclides da Cunha.

Silva, T. T., & Moreira, A. F. (1995). Territórios Contestados: o currículo e os novos mapas políticos e culturais. Petrópolis: Vozes.

Pollak, M. (1989). Memória, esquecimento, silêncio. Estudos Históricos, 2(3), 3-15. Link

Thiollent, M. (2003). Metodologia da Pesquisa Ação. São Paulo: Cortez.

Downloads

Publicado

2022-02-14

Como Citar

Guimarães, V. L. (2022). Experiências cruzadas no diálogo entre Turismo e História: relatos de aventuras dentro e fora de sala de aula. Revista Rosa Dos Ventos - Turismo E Hospitalidade, 14(1). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/9834