International Entrepreneurship and the Impacts of Catastrophes on the Tourism Sector / Empreendedorismo Internacional e os Impactos das Catástrofes no Setor de Turismo
Palavras-chave:
Tourism, Turismo, International Entrepreneurship, Empreendedorismo Internacional, Catastrophe, Catástrofe, Disaster, Desastre, Covid-19.Resumo
ABSTRACT
Humanity experiences the catastrophic effects of the Covid-19 pandemic. In view of this scenario, studies are needed to understand the impacts of catastrophes in the most varied dimensions. The tourism sector emerges as one of the most affected economic segments when disasters occur. For companies in the sector that operate globally, the consequences influence the actions of international entrepreneurs. This study aims to conduct a theoretical discussion of the relationship between catastrophe impacts in the tourism sector and international entrepreneurship. From this purpose, impacts of catastrophes on the tourism sector are identified, as well as the reactions of international entrepreneurship in this context. Therefore, from the literature, impacts of catastrophes on the tourism sector are observed, as in the case of the crisis in the hotel sector. In addition, it results in the main reactions of entrepreneurs in the face of catastrophes.
KEYWORDS
Tourism; International Entrepreneurship; Catastrophe; Disaster; Covid-19.
RESUMO
A humanidade vivencia os efeitos catastróficos da pandemia Covid-19. Diante desse cenário, tornam-se prementes estudos para compreender os impactos de catástrofes nas mais variadas dimensões. O setor do turismo desponta como um dos segmentos econômicos mais afetados quando ocorrem desastres. Para as empresas do setor que atuam globalmente, as consequências influenciam as ações dos empreendedores internacionais. Este estudo possui o objetivo de realizar uma discussão teórica da relação entre impactos de catástrofes no setor de turismo e empreendedorismo internacional. A partir desse propósito, foram identificados impactos de catástrofes no setor de turismo, bem como as reações do empreendedorismo internacional frente a esse contexto. Assim sendo, a partir da literatura observou-se impactos de catástrofes no setor de turismo, a exemplo da crise no setor hoteleiro. Ademais, tem-se como resultado as principais reações dos empreendedores frente às catástrofes.
PALAVRAS-CHAVE
Turismo; Empreendedorismo internacional; Catástrofe; Desastre; Covid-19.
AUTORIA
Adriana Spindola Correia – Especialista. Mestranda no Programa de Pós-graduação em Hotelaria e Turismo da Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/6016988900099481. E-mail: adriana.spindola.correia@gmail.com
Yákara Vasconcelos Pereira – Doutora. Docente no Programa de Pós-Graduação em Hotelaria e Turismo, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/3420201580418099. E-mail: yakara.pereira@ufpe.br
REFERÊNCIAS
Almeida, K. S. (2021). O futuro dos museus – A virtualização dos museus no cenário pandêmico. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2(2), 5. Link
Andresen, M., & Bergdolt, F. (2017). A systematic literature review on the definitions of global mindset and cultural intelligence: merging two different research streams. The International Journal of Human Resource Management, 28(1), 170-195. Link
Arora, A., Jaju, A., Kefalas, A. G., & Perenich, T. (2004). An exploratory analysis of global managerial mindsets: a case of US textile and apparel industry. Journal of International Management, 10(3), 393-411. Link
Ayittey, F. K., Ayittey, M. K., Chiwero, N. B., Kamasah, J. S., & Dzuvor, C. (2020). Economic impacts of Wuhan 2019‐nCoV on China and the world. Journal of Medical Virology, 92(5), 473-475. Link
Baggio, A. F., & Baggio D. K. (2014). Empreendedorismo: conceitos e definições. Revista de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia, 1(1), 25-38. Link
Baker, D. Mc. A. (2014). The effects of terrorism on the travel and tourism industry. International Journal of Religious Tourism and Pilgrimage, 2(1), 58-67. Link
Beni, M. C. (2020). Turismo e Covid-19: algumas reflexões. Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade, 12(3 - Especial Covid19), 1-23. Link
Brasil. Ministério da Integração Nacional. (2012). Instrução Normativa nº 001, de 24 de agosto de 2012. Diário Oficial da União, 169, Brasília, DF: Ministério da Integração Nacional. Link
Comisión Económica para América Latina y el Caribe. (2020, 3 ABRl). América Latina y el Caribe ante la pandemia del Covid-19: efectos económicos y sociales. Cepal, 1-15. Link
Correia, A., & Homem, P. B. (2018). Turismo no Centro de Portugal: potencialidades e tendências. Lisboa: Actual.
Faulkner, B. (2001). Towards a framework for tourism disaster management. Tourism Management, 22(2), 135-147. Link
Filion, L. J. (1999). Empreendedorismo: empreendedores e proprietários-gerentes de pequenos negócios. Revista de Administração da Universidade de São Paulo, 34(2), 5-28. Link
Galbraith, C. S., & Stiles, C. H. (2006). Disasters and entrepreneurship: a short review. Developmental Entrepreneurship: Adversity, Risk, and Isolation, 5(1), 147-166. Link
GiousmpasoglouI, C., Marinakou, E., & Zopiatis, A. (2021). Hospitality managers in turbulent times: the Covid-19 crisis. International Journal of Contemporary Hospitality Management, 33(4), 1297-1318. Link
Gonçalves, V. C., Castro, L. M., & Felício, J. A. (2017). Gestão Estratégica. Questões atuais, relevantes e promissoras para a investigação em gestão estratégica. Cpimbra, Portugal: Conjuntura Actual.
Guimarães, S. K., & Azambuja, L. R. (2018). Internacionalização de micro, pequenas e médias empresas inovadoras no Brasil: desafios do novo paradigma de desenvolvimento. Revista Brasileira de Ciências Sociais, 33(97), 1-20. Link
Gut, P., & Jarrell, S. (2007). Silver lining on dark cloud: the impact of 9/11 on a regional tourist destination. Journal Travel Research, 46(2), 147-153. Link
Harari, Y. N. (2018). 21 Lições para o século 21. São Paulo: Companhia das Letras.
Horwitz, S. (2009). Wal-mart to the rescue: private enterprise’s response to Hurricane Katrina. The Independent Review, 13(4), 511-528. Link
Hystad, P. W., & Keller, C. P. (2008). Towards a destination tourism disaster management framework: Long-term lessons from a forest fire disaster. Tourism Management, 29(1), 151-162. Link
Javidan, M., & Bowen, D. (2013). The ‘Global Mindset’ of managers: what it is, why it matters, and how to develop it. Organizational Dynamics, 42(2), 145-155. Link
Kyvik, O., Saris, W., Bonet, E., & Felício, J. A. (2013). The internationalization of small firms: the relationship between the global mindset and firms’ internationalization behavior. Journal International Entrepreneurship, 11(2), 172-195. Link
Kyvik, O. (2018). The global mindset: a must for international innovation and entrepreneurship. International Entrepreneurship and Management Journal, 14, 309-27. Link
Leite, Y. V. P., & Moraes, W. F. A. (2014). As dimensões do empreendedorismo internacional: uma proposição de um framework. Revista Ibero-Americana de Estratégia – RIAE, 13(4), 91-106. Link
Levy, O., Taylor, S., Boyacigiller, N. A., & Beechler, S. (2007). What we talk about when we talk about global mindset: managerial cognition in multinational corporations. Journal of International Business Studies, 38(2), 231-258. Link
Linnenluecke, M. K., & McKnight, B. (2017). Community resilience to natural disasters: the role of disaster entrepreneurship. Journal of Enterprising Communities: People and Places in the Global Economy, 11(1), 166-185. Link
Lohmann, G. (2004). Globalização e os impactos dos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001: implicações para o sistema de turismo. Boletim de Estudos em Turismo e Hotelaria, 2(1), 11-20. Link
López, M. F., Anato, M., & Rivas, B. (2004). Impacto de los acontecimientos mundiales en el turismo. Casos de studio. Economía, 19, 135-165. Link
Maditinos, Z., & Vassiliadis, C. (2008). Crises and disasters in tourism industry: happen locally affect globally. Maditinos-Vassiliadis, 67-76. Link
Masson, C. (2020, 06 março). O impacto do coronavírus no turismo. Isto É Dinheiro. Link
McMullan, C. (1997). Crisis: when does a molehill become a mountain? Disaster Prevention and Management: An International Journal, 6(1), 4-10. Link
Mendes, T. M, & Marques, T. S. (2016, JUL). Entre epidemias e pandemias: as diferentes dimensões da crise do ebola 2013/2016. Anais ... VII Jornadas de Geografía Económica Los escenarios económicos en transformación. La realidad territorial tras la crisis económica USC-AGE 2013/2016. Santiago, Chile, 83-92. Link
Michaelis. (2015). Catástrofe. In Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa. São Paulo: Melhoramentos. Link
Monllor, J., & Altay, N. (2016). Discovering opportunities in necessity: the inverse creative destruction effect. Journal of Small Business and Enterprise Development, 23(1), 274-291. Link
Monllor, J., & Murphy, P. J. (2016). Natural disasters, entrepreneurship, and creation after destruction: a conceptual approach. International Journal of Entrepreneurial Behavior & Research, 23(4), 618-637. Link
Moreira, R., Lopes, D., & Carneiro, D. (2020). Enfrentando a crise da pandemia de Covid-19: A inovação seria um caminho possível aos meios de hospedagem? Preprint, 1-7. Link
Mozzato, A. R., & Grzybovski, D. (2018). Global mindset: premissa para desenvolver vantagem competitiva em mercados internacionais. Revista Eletrônica de Negócios Internacionais, 13(1), 77-89. Link
Nogueira, A. J. F. M., & Barreto, M. S. P. (2013). Mentalidade global e RH internacional em empresas multinacionais brasileiras do segmento de construção pesada. Revista de Gestão, 20(4), 497-516. Link
Oliveira, S. D., Cunha, M. L. dos S., Felício, E. S., & Morett, L. B. (2020). Impactos da Covid-19 na qualidade da prestação de serviços hoteleiros no Brasil. Ateliê do Turismo, 4(2), 27-52. Link
Oviatt, B. M., & McDougall, P. P. (1994). Toward a theory of international new ventures. Journal of International Business Studies, 25(1), 45-64. Link
Oviatt, B. M., & McDougall, P. P. (2000). International entrepreneurship: the intersection of two research paths. Academy of Management Journal, 43(5), 902-906. Link
Paiva, C., & Santos, N. (2020). Destinos turísticos, crises e catástrofes: os incêndios de outubro de 2017. Cadernos de Geografia, 42, 7-25. Link
Pattani, R. (2015). Unsanctioned travel restrictions related to Ebola unravel the global social contract. CMAJ: Canadian Medical Association Journal, 187(3), 166-167. Link
Pforr, C. (2006). Tourism in Post-Crisis is Tourism in Pre-Crisis: A Review of the Literature on Crisis Management in Tourism. Working Paper Series, 2006, 1-11. Link
Proença, P.; Ramos, E., & Pessanha, S. (2021). Event tourism: analysis of the contribution of the meetings industry sector in the hotel sector in the city of Barcelona. Journal of Tourism and Heritage Research, 4(2), 406-421. Link
Rezende, A., Alves., Marcelino, J. A., & MiyajiI, M (2020). A reinvenção das vendas: as estratégias das empresas brasileiras para gerar receitas na pandemia de Covid-19. Boletim De Conjuntura (BOCA), 2(6), 53-69. Link
Ritchie, B. W., & Jiang, Y. (2019). A review of research on tourism risk, crisis and disaster management: Launching the annals of tourism research curated collection on tourism risk, crisis and disaster management. Annals of Tourism Research, 79, 1-15. Link
Rocha, M. M., & Mattedi, M. A. (2016). Turismo e Desastres: o caso das enchentes e deslizamentos na destinação turística Costa Verde e Mar, Santa Catarina (Brasil). Turismo & Sociedade, 9(2), 1-23. Link
Ronda-Pupo, G. A., & Guerras-Martin, L. (2012). Dynamics of the evolution of the strategy concept 1962-2008: A co-word analysis. Strategic Management Journal, 33(2), 162-188. Link
Rucińska, D. (2016). Natural disaster tourism as a type of dark tourism. International Journal of Humanities and Social Sciences, 10(5), 1458-1462. Link
Shane, S., & Venkataraman, S. (2000). The promise of entrepreneurship as a field of research. Academy of Management Review, 25(1), 217-226. Link
Schumpeter, J. A. (1988). A teoria do Desenvolvimento Econômico. São Paulo: Nova Cultural.
Steensen, E. F. (2014). Five types of organizational strategy. Scandinavian Journal of Management, 30(3), 266-281. Link
Story, J. S. P., Barbuto Jr., J. E., Luthans, F., & Bovaird, J. A. (2014). Meeting the challenges of effective international HRM: analysis of the antecedents of global mindset. Human Resource Management, 53(1), 131-155. Link
Tomić, N., Gavrilov, M. B., Božić, S., Stojsavljević, R., & Marković, S. B. (2013). The impact of Hurricane Katrina on the United States tourism industry. European Researcher, 51(5), 1581-1590. Link
Tsai, C. H., & Chen, C. W. (2010). An earthquake disaster management mechanism based on risk assessment information for the tourism industry-a case study from the island of Taiwan. Tourism Management, 31(4), 470-481. Link
Ventura, D. F. L. (2017). O impacto da crise internacional do Ebola (2014-2015) sobre a mobilidade humana. Anais ... 6º Encontro da Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI). Belo Horizonte, Brasil, 1-16. Link
Zahra, S. A., & George, G. (2002). International entrepreneurship: the current status of field and future research agenda. In M. A. Hitt, R. D. Ireland, D. L. Sexton, & S. M. Amp (Eds.). Strategic Entrepreneurship, Creating a New Mindset (pp. 255-258). Oxford: Blackwell.
Zahra, S. A. (2020) International entrepreneurship in the post Covid world. Journal of World Business, 56(1), 1-7. Link
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).