A imagem turística da cidade em reforma: o Rio de Janeiro em guias de viagem – 1904 e 1905
Palavras-chave:
Rio de Janeiro, imagem turística, guias de viagemResumo
O presente artigo tem como objetivo observar a imagem turística do Rio de Janeiro nos primeiros anos do século XX, durante as reformas urbanas na capital-federal (1903-1906) realizadas pelo prefeito Pereira Passos e pelo presidente Rodrigues Alves. Para tanto, investigamos três guias de viagem publicados nesse período. Pretende-se assim, contribuir para uma reflexão que coloque em perspectiva histórica o momento inicial de consolidação do Rio de Janeiro como destino turístico.
Referências
Bilac, O., Passos, G., & Bandeira Junior. (1904). Guide des États-Unis du Brèsil – Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Bilac, Passos & Bandeira. Link
Castro, C. (1999). Narrativas e imagens do turismo no Rio de Janeiro. In: G. Velho. (Org.), Antropologia Urbana. Cultura e sociedade no Brasil e em Portugal. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.
Costa, A. D. (2014). História e cultura urbana carioca: a natureza turística do Rio de Janeiro entre a cidade das letras e a cidade maravilhosa. In: G. J. Marafon, M. A. Sotratti, & M. Faccioli (Org.). Turismo e Território no Brasil e na Itália: novas perspectivas, novos desafios. Rio de Janeiro: EdUERJ.
Faccioli, M. (2015). A cidade do Rio de Janeiro: cultura urbana e imagem turística. Acervo – Revista do Arquivo Nacional, 28(1), 186-195. Link
Morel, C., & Morel, H. (1905). Guide de l’Etoile du Sud: La Ville de Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: l’Etoile du Sud.
Perrotta, I. (2015). Promenades do Rio: a turistificação da cidade pelos guias de viagem de 1873 a 1939. Rio de Janeiro: Rio450, Hybris Design.
Pêssoa, P. (1905). Guia da Cidade do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Bevilacqua.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).