A Pandemia COVID-19 e a Educação Superior em Turismo no Estado do Rio De Janeiro (Brasil): Notas Preliminares de Pesquisa / Covid-19 Pandemic and Higher Education in Tourism in the State of Rio De Janeiro (Brazil): Preliminary Research Notes
Palavras-chave:
Educação Superior em Turismo, Higher Education in Tourism, Pandemia COVID-19, COVID-19 Pandemic, Rio de Janeiro, Brasil, Brazil.Resumo
RESUMO
O trabalho apresenta as reflexões iniciais de um projeto de pesquisa que busca discutir junto com a comunidade acadêmica de Turismo no Brasil os rumos da formação superior na área, levando-se em conta as bruscas transformações mundiais em curso, aceleradas pela pandemia da Covid-19. Nesta fase, foi feita uma contextualização do ensino superior em Turismo nas últimas décadas até a dramática situação vivida com a pandemia. A pesquisa empírica privilegiou os cursos superiores em Turismo do estado do Rio de Janeiro. Foram construídos canais de escuta dos atores envolvidos, sendo a aplicação de questionários o principal instrumento de coleta dos dados. As situações vividas, as dúvidas, angústias e falas esperançosas (ou não) de professores, alunos e coordenadores de cursos acerca do fenômeno turístico, incluindo sua dimensão acadêmica, revelam indícios para uma reflexão mais profunda das transformações necessárias na formação superior em Turismo, visando a responder aos novos desafios mundiais que se refletem nesse campo.
PALAVRAS-CHAVE
Educação Superior em Turismo; Pandemia Covid-19; Rio de Janeiro, Brasil.
ABSTRACT
The paper presents the initial reflections of a research project that seeks to discuss with the academic community of Tourism in Brazil the directions of higher education in the area, taking into account the sudden world transformations underway, accelerated by the pandemic of Covid-19. In this phase, higher education in Tourism was contextualized in the last decades until the dramatic situation experienced with the pandemic. This empirical research favored higher education courses in Tourism in the state of Rio de Janeiro. Listening channels were built to listen the actors involved, with questionnaires being the main instrument for data collection. The situations experienced, the doubts, anxieties and hopeful speeches (or not) of teachers, students and course coordinators about the tourism phenomenon, including its academic dimension, reveal signs for a deeper reflection of the necessary transformations in higher education in Tourism, aiming to respond to the new global challenges that are reflected in this field
KEYWORDS
Higher Education in Tourism; Covid-19 Pandemic; Rio de Janeiro, Brazil.
AUTORIA
Valeria Lima Guimarães – Doutora. Professora na Universidade Federal Fluminense, Niterói Rio de Janeiro, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/5344912790840208 E-mail: valeriaguimaraes@id.uff.br
Teresa Catramby – Doutora. Professora na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/4128684140788016 E-mail: teresacatramby@gmail.com
Claudia Corrêa de Almeida Moraes - Doutora. Professora na Universidade Federal Fluminense, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/1956118479593590 E-mail: ccamoraes@id.uff.br
Carlos Alberto Lidízia Soares - Doutor. Professor na Universidade Federal Fluminense, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil. Currículo: E-mail: http://lattes.cnpq.br/5555818378491999 E-mail: csoares@id.uff.br
REFERÊNCIAS
Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior – ANDIFES (2018). V Pesquisa Nacional de Perfil Socioeconômico e Cultural dos(as) Graduandos(as) das IFES. Link
Bobbio, N. (2004). A Era dos Direitos. Rio de Janeiro: Elsevier.
Braghini, K. M. Z. (2014). A história dos estudantes ‘excedentes’ nos anos 1960: a superlotação das universidades e um ‘torvelinho de situações improvisadas’. Educar em Revista, 51, 123-144. Link
Brasil - Ministério da Educação (2020). Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior Cadastro e-MEC. Link
Brasil - Ministério da Educação (2020). Censo da Educação Superior (2019). Link
Brasil - Ministério da Saúde (2020). Sobre a doença Link
Catramby, T. & Bartholo, R. (2010). A possibilitou tempo necessário para dedicar à estudos para uma segunda graduação em outra área e a economia nos gastos com os transportes, mas o curso de turismo ficou parado. As relações estabelecidas entre as áreas de conhecimento no estudo do Turismo. Anais... VII Seminário Anptur. São Paulo, 20 e 21 de setembro.
Davis, M. et. al. (2020). Coronavírus e a luta de classes. Brasil: Terra sem Amos.
Echevierria, J. (2020). Coronavírus e a globalização. Tradução Paulo Migliacci. Folha de São Paulo. Opinião, 1 de abril. Link
Hopper Educação (2020). Possíveis configurações do mercado educacional brasileiro pós-covid-19. Link
Moehlecke, S. (2004). Ação afirmativa no ensino superior: entre a excelência e a justiça racial. Educação & Sociedade, 25(88), 757-776. Link
Oxford Economics. Link
Pereira, F. & Fregnini, G. (2020). O Direito administrativo e a globalização em tempos de pandemia Covid-19 – A necessidade de união dos povos em torno de um objetivo comum. Migalhas, 6 de julho. Link
Silva, E. M; Trentin, F. & Moraes, C. (2010). Panoramas dos Cursos de Turismo das Universidades Públicas Federais da Região Sudeste do Brasil. Anais... VII Seminário da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo 20 e 21 de setembro de 2010 – Universidade Anhembi Morumbi – UAM/ São Paulo/SP.
Souza Jr, J. R., Levy, P., Santos, F.E. & Carvalho, L. (2020). Carta Conjuntura IPEA, 46. Link
Trigo, L. G. (2000). A importância da educação para o turismo. In: B. H. Lage & P. C. Miglione, (orgs). Turismo: Teoria e Prática. São Paulo: Atlas.
World Tourism Organization – WTO. (2019). International Tourism Highilghts. Link
PROCESSO EDITORIAL ESPECIAL COVID-19
Recebido 11 JUN 2020; Aceito 14 JUN 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).