A Pandemia COVID-19 e a Educação Superior em Turismo no Estado do Rio De Janeiro (Brasil): Notas Preliminares de Pesquisa / Covid-19 Pandemic and Higher Education in Tourism in the State of Rio De Janeiro (Brazil): Preliminary Research Notes

Autores

  • Valeria Lima Guimarães Universidade Federal Fluminense
  • Teresa Catramby Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Claudia Corrêa de Almeida Moraes Universidade Federal Fluminense
  • Carlos Alberto Lidízia Soares Universidade Federal Fluminense.

Palavras-chave:

Educação Superior em Turismo, Higher Education in Tourism, Pandemia COVID-19, COVID-19 Pandemic, Rio de Janeiro, Brasil, Brazil.

Resumo

RESUMO

O trabalho apresenta as reflexões iniciais de um projeto de pesquisa que busca discutir junto com a comunidade acadêmica de Turismo no Brasil os rumos da formação superior na área, levando-se em conta as bruscas transformações mundiais em curso, aceleradas pela pandemia da Covid-19. Nesta fase, foi feita uma contextualização do ensino superior em Turismo nas últimas décadas até a dramática situação vivida com a pandemia. A pesquisa empírica privilegiou os cursos superiores em Turismo do estado do Rio de Janeiro. Foram construídos canais de escuta dos atores envolvidos, sendo a aplicação de questionários o principal instrumento de coleta dos dados.  As situações vividas, as dúvidas, angústias e falas esperançosas (ou não) de professores, alunos e coordenadores de cursos acerca do fenômeno turístico, incluindo sua dimensão acadêmica, revelam indícios para uma reflexão mais profunda das transformações necessárias na formação superior em Turismo, visando a responder aos novos desafios mundiais que se refletem nesse campo.

PALAVRAS-CHAVE

Educação Superior em Turismo; Pandemia Covid-19; Rio de Janeiro, Brasil.

 

ABSTRACT

The paper presents the initial reflections of a research project that seeks to discuss with the academic community of Tourism in Brazil the directions of higher education in the area, taking into account the sudden world transformations underway, accelerated by the pandemic of Covid-19. In this phase, higher education in Tourism was contextualized in the last decades until the dramatic situation experienced with the pandemic. This empirical research favored higher education courses in Tourism in the state of Rio de Janeiro. Listening channels were built to listen the actors involved, with questionnaires being the main instrument for data collection. The situations experienced, the doubts, anxieties and hopeful speeches (or not) of teachers, students and course coordinators about the tourism phenomenon, including its academic dimension, reveal signs for a deeper reflection of the necessary transformations in higher education in Tourism, aiming to respond to the new global challenges that are reflected in this field

KEYWORDS

Higher Education in Tourism; Covid-19 Pandemic; Rio de Janeiro, Brazil.

 

AUTORIA

Valeria Lima Guimarães – Doutora. Professora na Universidade Federal Fluminense, Niterói Rio de Janeiro, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/5344912790840208 E-mail: valeriaguimaraes@id.uff.br

Teresa Catramby – Doutora. Professora na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil. Currículo:  http://lattes.cnpq.br/4128684140788016 E-mail: teresacatramby@gmail.com

Claudia Corrêa de Almeida Moraes - Doutora. Professora na Universidade Federal Fluminense, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/1956118479593590 E-mail: ccamoraes@id.uff.br

Carlos Alberto Lidízia Soares - Doutor. Professor na Universidade Federal Fluminense, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil. Currículo: E-mail:  http://lattes.cnpq.br/5555818378491999 E-mail: csoares@id.uff.br

 

REFERÊNCIAS

Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior – ANDIFES (2018). V Pesquisa Nacional de Perfil Socioeconômico e Cultural dos(as) Graduandos(as) das IFES. Link

Bobbio, N. (2004). A Era dos Direitos. Rio de Janeiro: Elsevier.

Braghini, K. M. Z. (2014). A história dos estudantes ‘excedentes’ nos anos 1960: a superlotação das universidades e um ‘torvelinho de situações improvisadas’. Educar em Revista, 51, 123-144. Link

Brasil - Ministério da Educação (2020). Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior Cadastro e-MEC. Link

Brasil - Ministério da Educação (2020). Censo da Educação Superior (2019). Link

Brasil - Ministério da Saúde (2020). Sobre a doença Link

Catramby, T. & Bartholo, R. (2010). A possibilitou tempo necessário para dedicar à estudos para uma segunda graduação em outra área e a economia nos gastos com os transportes, mas o curso de turismo ficou parado. As relações estabelecidas entre as áreas de conhecimento no estudo do Turismo. Anais... VII Seminário Anptur. São Paulo, 20 e 21 de setembro.

Davis, M. et. al. (2020). Coronavírus e a luta de classes. Brasil: Terra sem Amos.

Echevierria, J. (2020). Coronavírus e a globalização. Tradução Paulo Migliacci. Folha de São Paulo. Opinião, 1 de abril. Link

Hopper Educação (2020). Possíveis configurações do mercado educacional brasileiro pós-covid-19. Link

Moehlecke, S. (2004). Ação afirmativa no ensino superior: entre a excelência e a justiça racial. Educação & Sociedade, 25(88), 757-776. Link

Oxford Economics. Link

Pereira, F. & Fregnini, G. (2020).  O Direito administrativo e a globalização em tempos de pandemia Covid-19 – A necessidade de união dos povos em torno de um objetivo comum. Migalhas, 6 de julho. Link

Silva, E. M; Trentin, F. & Moraes, C.  (2010). Panoramas dos Cursos de Turismo das Universidades Públicas Federais da Região Sudeste do Brasil. Anais... VII Seminário da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo 20 e 21 de setembro de 2010 – Universidade Anhembi Morumbi – UAM/ São Paulo/SP.

Souza Jr, J. R., Levy, P., Santos, F.E. & Carvalho, L. (2020). Carta Conjuntura IPEA, 46. Link

Trigo, L. G.  (2000). A importância da educação para o turismo. In: B. H. Lage & P. C. Miglione, (orgs). Turismo: Teoria e Prática. São Paulo: Atlas. 

World Tourism Organization – WTO. (2019). International Tourism Highilghts.  Link  

 

PROCESSO EDITORIAL ESPECIAL COVID-19

Recebido 11 JUN 2020; Aceito 14 JUN 2020.

 

Biografia do Autor

Valeria Lima Guimarães, Universidade Federal Fluminense

Doutora em História Comparada; Professora da Faculdade de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal Fluminense. 

Teresa Catramby, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Pos doutoranda em Administração. Professora do curso de Turismo nas modalidades presencial e a distância

Claudia Corrêa de Almeida Moraes, Universidade Federal Fluminense

Pós-doutoranda em Turismo. Doutora em Geografia. Professora da Faculdade de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal Fluminense.

Carlos Alberto Lidízia Soares, Universidade Federal Fluminense.

Pós- doutorando em Turismo. Doutor em Engenharia.  Professor da Faculdade de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal Fluminense.

Downloads

Publicado

2020-07-12

Como Citar

Guimarães, V. L., Catramby, T., Moraes, C. C. de A., & Soares, C. A. L. (2020). A Pandemia COVID-19 e a Educação Superior em Turismo no Estado do Rio De Janeiro (Brasil): Notas Preliminares de Pesquisa / Covid-19 Pandemic and Higher Education in Tourism in the State of Rio De Janeiro (Brazil): Preliminary Research Notes. Revista Rosa Dos Ventos - Turismo E Hospitalidade, 12. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/8882

Edição

Seção

SPECIAL ISSUE Destination Management and Smart Destinations in Latin America and Asia